Considera-se uma pessoa alta? Em caso afirmativo, saiba que certamente se sentiria uma pessoa de baixa estatura se estivesse lado a lado com Sultan Kösen, o homem mais alto do mundo. Medindo uns inacreditáveis 2 metros e 51 centímetros, o “gigante da Turquia” conquistou o recorde de “Homem vivo mais alto”, concedido pelo Guiness World Records, entidade que documenta e celebra realizações superlativas em todo o mundo.
Quando recebeu o título, no ano de 2009, Sultan media 2 metros e 46 centímetros, o que fez dele o primeiro homem com mais de 238 centímetros a ser medido pelo Guinness World Records por mais de 20 anos. No entanto, dois anos depois, quando completou 26 anos, foi medido novamente, quando foi constatado que tinha crescido 5 centímetros. Ou seja, o gigante não parava de crescer!
Se ficou interessado na história do homem mais alto do mundo, então não deixe de ler este artigo e descubra mais sobre esta curiosa personagem da atualidade, a sua história, feitos e como vive hoje em dia.
A biografia do homem mais alto do mundo
Nascido em 10 de dezembro de 1982, Sultan Kösen, o homem mais alto do mundo, começou a crescer rapidamente depois dos 10 anos de idade. No entanto, a sua extraordinária estatura transformou-se em motivo de preocupação para os seus pais, que logo descobriram que o filho, o maior dentre os irmãos, era portador de uma condição rara, denominada “gigantismo pituitário”.
Resultado de uma produção excessiva da hormona do crescimento, libertada pela glândula pituitária no cérebro, a doença causa também espessamento dos ossos, provoca dores nas articulações e o crescimento exagerado das mãos. Pela sua condição, Sultan nunca conseguiu terminar o ensino e começou a trabalhar como agricultor para sustentar a sua família.
No entanto, apesar dos transtornos causados pela doença, entre eles a dificuldade em encontrar roupas ou sapatos que lhe sirvam, e até mesmo um carro que comporte o seu tamanho extremo, Sultan relata com bom humor as vantagens de ser um gigante – como conseguir trocar lâmpadas e pendurar cortinas sem o auxílio de uma escada.
Ademais, em razão de sua estatura, durante a adolescência foi contratado pela equipa de basquetebol do Galatasaray. No entanto, a breve carreira como desportista não obteve sucesso, pois foi considerado alto demais para jogar – o que não impediu que o jovem continuasse a ser um grande fã do desporto.
Os recordes do homem mais alto do mundo
“Eu nunca imaginei que estaria no livro, sonhei com isso, mas ainda assim foi uma grande surpresa”. Esta foi a declaração dada por Sultan à época deda sua entrada na família do Guinness World Records.
Além de ser o homem mais alto do mundo, é dele também o recorde de “as maiores mãos numa pessoa viva”, cada uma medindo 28,5 cm (11,22 polegadas) do pulso até a ponta do dedo médio, e “maiores pés numa pessoa viva”, com o seu pé esquerdo medindo 36,5 cm (1 pé e 2 polegadas) e pé direito medindo 35,5 cm (1 pé e 1,98 polegadas).
Quando visitou Londres, em setembro de 2009, Sultan manifestou a esperança de que a fama conquistada com os seus recordes mudaria a sua vida e o ajudaria a encontrar uma companheira. Declarou à impressa ter dificuldades em encontrar uma namorada por causa da estatura, motivo que provocava medo nas mulheres. No entanto, apesar de ter enfrentado algumas desilusões, mantinha vivo o desejo de se casar, um de seus maiores sonhos.
Eu quero o que toda a gente quer. Uma esposa, uma família, uma boa casa. Eu também gostaria da chance de encontrar roupas decentes que me sirvam! Eu já tive um fato feito para mim, e pelo menos um sonho tornou-se realidade: agora eu tenho um par de calças feito especialmente para mim!
Sultan Kösen
A cirurgia que o salvou e a realização de um sonho
O tumor que afetou a sua glândula pituitária e causou o seu crescimento exponencial ameaçava a vida do homem mais alto do mundo. Caso não fosse submetido a uma cirurgia, veria a sua esperança média de vida diminuída consideravelmente.
No entanto, graças à exposição recebida com o recorde do Guinness World Records, Sultan conseguiu a atenção de médicos da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, que em 2010 realizaram no jovem a revolucionária cirurgia “gamma-knife”, responsável por interromper a produção da hormona de crescimento e impedir que continuasse a ganhar muitos centímetros.
Feliz com o prognóstico, o homem mais alto do mundo poderia, finalmente, dedicar-se à busca por um amor verdadeiro – e felizmente encontrou-o. Sultan conheceu, através de um amigo em comum, a síria Merve Dibo, nove anos mais nova e com “apenas” 1,75 metros de altura.
Meses depois do primeiro encontro, eles se casaram em outubro de 2013, com direito a uma festa completa depois da cerimónia, com mais de 1.500 convidados, entre eles, um representante do Guinness World Records.
Atualmente, o casal vive numa casa especialmente projetada para Sultan, na aldeia Dede köy, localizada na Turquia, onde esperam criar filhos no futuro.
O que faz o homem mais alto do mundo?
Depois da fama conquistada, Sultan Kösen, foi convidado para protagonizar uma série de filmes de Hollywood. A sua estreia aconteceu em 2016, no filme “Achieving the Impossible“. Nesse mesmo ano, passou um grande período em tour com o Magic Circus of Samoa, pelos mares do Oceano Índico.
“Ser diferente é definitivamente algo com o qual convivo, mas gosto da atenção, adoro as fotografias que as pessoas tiram. Todo mundo é diferente, mas no fim do dia somos todos iguais.” – Sultan Kösen
Ser diferente é definitivamente algo com o qual convivo, mas gosto da atenção, adoro as fotografias que as pessoas tiram. Todos somos diferentes, mas no fim do dia somos todos iguais.
Sultan Kösen
Depois de ter se tornado uma celebridade, o “homem mais alto do mundo” realizou muitos dos sonhos que um dia imaginara serem impossíveis. Recebeu o tratamento médico que lhe salvou a vida, barrando o seu crescimento desencadeado por um tumor, trocou a aldeia na Turquia por Hollywood e encontrou um grande amor.
A sua história de superação continua mostrando que é possível ser feliz mesmo passando por grandes provações, o que tem inspirado milhares de pessoas em todo o mundo.