Janelas duplas ou de vidro duplo: tudo o que deve saber

Deixe-nos adivinhar: Está farto de passar frio na sua própria casa durante o inverno e de não suportar o calor durante o verão? Não quer gastar mais dinheiro em aquecedores ou aparelhos de refrigeração? Existe uma solução bastante simples que pode ajudá-lo: as janelas duplas ou de vidro duplo.

Neste artigo, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre estes excelentes métodos que lhe permitem proporcionar o isolamento térmico perfeito para a sua casa. Prepare-se para dizer adeus às temperaturas extremas e encontrar o equilíbrio ideal.

O que são janelas duplas ou de vidro duplo?

Ao contrário do que acontece com o vidro simples, as janelas duplas ou de vidro duplo são compostas por duas camadas de vidro separadas entre si por um espaço repleto de ar, que funciona como uma forma de isolamento acústico e térmico capaz de reduzir o consumo de energia.

Entre as janelas, mais precisamente na moldura das mesmas, é colocada uma lâmina de alumínio ou material sintético, que permite remover as pontes térmicas e consequentemente melhorar o poder de isolamento do vidro duplo. Geralmente, estes vidros são fabricados no formato padrão de 4 mm, mas existem também tamanhos específicos para necessidades específicas.

Vantagens das janelas duplas ou de vidro duplo

  • Isolamento térmico:  Através destes vidros duplos, poderá manter a temperatura da sua casa equilibrada durante todo o ano. Já pode dizer finalmente adeus às ventoinhas e aquecedores.
  • Isolamento acústico: Se vive em locais barulhentos, como no centro de uma cidade, perto de um aeroporto ou de uma linha de comboio, já não precisa de se preocupar com o barulho. Para tal, escolha uma espessura maior de vidro para a parte exterior (por exemplo, de 10 mm) e associe um filtro específico. Existem seis níveis diferentes de graduações de redução de ruído (1-6), o que permite reduzir o ruído de 25 para 50 decibéis.
  • Poupança Monetária: Esta será uma consequência óbvia. Com a compra das janelas duplas ou de vidro duplo, já não precisa de gastar dinheiro com aquecedores ou ventoinhas, e verá que a fatura da luz lá de casa também acabará por encolher.
  • Anti-roubo: Outra vantagem associada aos vidros duplos é a segurança que estes proporcionam. As janelas de vidros duplos são resistentes a assaltos, pois são compostas não só por um vidro, mas sim por dois, com uma espessura média de 4 mm. Ou seja, o vidro duplo não parte ao contrário do vidro simples.
  • Em comparação com o vidro normal, as janelas duplas ou de vidro duplo diminuem as correntes de ar, a condensação de água, bem como a formação de gelo.
  • Maior regulação da luz natural

Desvantagens das janelas duplas ou vidro duplo

  • São mais caros: os vidros duplos requerem um investimento inicial significativo, mas que acaba por ser recuperável. Pense que estará a poupar energia e recursos monetários que seriam disponibilizados para a compra de aparelhos que aquecessem ou refrescassem a sua habitação.
  • Não são reparáveis: Caso a instalação dos vidros não tenha sido realizada com sucesso, poderá surgir condensação entre os planos de vidro, e perante essa situação, terá de substituí-los.
  • Podem não absorver o calor no verão: o isolamento proporcionado pelo vidro duplo pode tornar os espaços demasiado quentes durante o verão, principalmente se a ventilação do local não for a melhor.

Que caixilharia deve escolher?

A caixilharia das suas janelas não pode ser vista apenas como um fator estético, pois dependendo do modelo que escolher, esta pode também ajudar em termos de reforçar, ou não, o isolamento térmico e acústico da sua casa. Assim, apresentamos-lhe os materiais mais populares que deve analisar antes de comprar a sua caixilharia:

Tipo de caixilhariaPreçoIsolamentoManutençãoNotas
MadeiraDos mais carosBomNecessária de 10 em 10 anosSão menos utilizadas atualmente
PVCMais baratoBomn/aFeitas em plástico
AlumínioVaria entre os preços da madeira e PVCMenos Bomn/aMais usadas; ideal para janelas grandes
Madeira e alumínioMais caroExcelenten/aNão enferruja

Qual o preço das janelas duplas ou de vidro duplo?

Passamos agora para um ponto muito importante: o preço. Os valores que apresentamos são apenas estimativas, mas são o suficiente para obter uma noção dos custos que poderá enfrentar.

  • Os vidros duplos compostos por vidros de 4 mm e ar de 16 mm custam, em média, 150 euros por cada metro quadrado.
  • Um vidro duplo reforçado com preenchimento de ar argão custa, em média, 280 euros por cada metro quadrado.
  • Um vidro duplo anti quebra custa, em média, 200 euros por cada metro quadrado.

Para que servem os vidros duplos térmicos?

Os vidros duplos térmicos têm como grande objetivo reforçar o isolamento, o que pode ser obtido através do enchimento dos vidros com gás argão, ou de vidros de baixa emissividade. O gás argão é colocado no espaço entre os dois vidros e melhora em 15% o desempenho dos vidros duplos. Além disso, o gás argão age como uma barreira que evita a absorção e as perdas de calor.

Se desejar um isolamento mais reforçado e eficaz, pode sempre combinar o gás argão com vidros de baixa emissividade, o que permite superar a capacidade de isolamento em cerca de 45%. Portanto, se realmente pretender um isolamento reforçado, esta pode ser uma boa opção.

Os estores térmicos são uma boa opção?

Os estores térmicos servem para reforçar o conforto térmico e acústico da sua habitação. O isolamento já é conseguido normalmente através das persianas tradicionais, mas se pretende algo mais leve, muito mais resistente e sujeito a menos manutenções, os estores térmicos podem ser a solução.

Os vidros triplos são um bom investimento?

É verdade, leu bem, também existem vidros triplos no mercado! Tal como o nome indica, em vez de possuir um ou dois vidros, passa a possuir três. Mas será que são apropriados para si? Bem, os vidros triplos são muito comuns em locais de condições atmosféricas extremas, estando bastante presentes em países frios como os países nórdicos.

Por esta razão, cremos que não precisa deste tipo de vidros em Portugal. Além disso, o seu preço é extremamente elevado, o que não acabava por compensar realmente, já que o seu uso não é essencial num país com características climáticas como as de Portugal. Portanto, a conclusão é: guarde o seu dinheiro.

Agora que já sabe um pouco mais sobre as janelas duplas ou de vidro duplo, já pode concluir se esta seria realmente uma boa opção para a sua casa. Se decidir realizar este investimento, certifique-se de que fala com profissionais capazes de ajudá-lo a fazer a melhor escolha considerando as suas necessidades. Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.