Quais as melhores séries da HBO? Conheça a nossa lista!

Certamente já deve ter assistido a alguma série da HBO e surpreendeu-se com a qualidade da produção, não é mesmo? Se é um telespectador exigente, vai adorar conhecer outros títulos deste canal de televisão que já é conhecido por criar inúmeras séries de sucesso, que transitam entre o drama, a comédia e a fantasia com excelência.

Além do canal de televisão, existe também a plataforma de streaming HBO GO, que compete diretamente com outra gigante do mercado, a Netflix. Lá encontrará inúmeras opções, capazes de agradar diferentes públicos.

Bom, cá estamos com a difícil missão de escolher as melhores séries da HBO, visto que existem inúmeros títulos incríveis, cuja qualidade é reconhecida não só pelo público, mas também pela crítica especializada. Todavia, selecionamos as mais populares, aquelas que causaram um grande alvoroço nos respetivos lançamentos em Portugal e no mundo. São produções que hipnotizam, encantam e levam entretenimento de qualidade a sua casa.

Confira a lista completa de melhores séries da HBO que preparamos para si! Escolha a sua sinopse favorita, prepare as pipocas e prepare-se para uma verdadeira maratona de puro entretenimento!

1. Sharp Objects

Muito suspense, drama e uma reviravolta surpreendente! São estes os elementos que vai encontrar na aclamada Sharp Objects, série de apenas uma temporada, que conta com oito episódios, mas que certamente merece estar na lista de melhores séries da HBO.

A sua protagonista é vivida pela excelente atriz Amy Adams, que dá vida à personagem Camille Preaker, uma jornalista que retorna à sua pequena e pacata cidade natal no interior dos Estados Unidos para cobrir o assassinato brutal de duas adolescentes. Ao voltar ao seu lugar de origem, precisa de lidar com sua família problemática, sobretudo a sua mãe e meia irmã, o que traz à tona antigos traumas. Enquanto enfrenta os seus fantasmas e a depressão, tenta manter a sanidade para dar continuidade ao seu trabalho.

2. Big Little Lies

Adaptação de um livro homónimo da escritora australiana Liane Moriarty, Big Little Lies conta com um elenco estrelado, encabeçado pelas cinco protagonistas da história: Madeline Mackenzie (Reese Whiterspoon), Celeste Wright (Nicole Kidman), Jane Chapman (Shailene Woodley), Bonnie Carlson (Zoe Kravitz) e Renata Klein (Laura Dern).

As cinco mulheres costumam se esbarrar pelos corredores da escola onde seus filhos estudam, e inicialmente mantêm uma relação superficial. Todavia, acabam criando laços afetivos em razão de um segredo sobre um assassinato em que todas estão envolvidas. À primeira vista, todas elas vivem uma vida perfeita com suas famílias, mas aos poucos seus dramas e dores vão revelando toda a verdade que existe entre quatro paredes.

3. Veep

A primeira comédia da nossa lista de melhores séries da HBO, Veep é uma das “queridinhas” do público. A trama acompanha a vida de Selina Meyer, interpretada pela brilhante e premiada atriz Julia Louis-Dreyfus, e a sua saga para se tornar a primeira vice-presidente dos Estados Unidos. Não obstante, quando finalmente consegue o que tanto queria, percebe que o cargo não era nem de perto tudo aquilo que sonhava. A partir dessa constatação, começa uma intensa aprendizagem sobre os jogos de poder e sobre o relacionamento com a imprensa, o que será fundamental para a sua permanência neste universo tão complexo que é os bastidores da política.

Veep é uma afiada paródia sobre a vida política norte-americana que acabou por se tornar uma referência no género. São sete anos de história disponíveis no HBO GO, distribuídas em temporadas de altíssimo nível. Vale muito a pena conferir!

4. I May Destroy You

Criada, escrita, codirigida e estrelada por Michaela Coel, a comédia dramática britânica I May Destroy You foi lançada pela HBO em junho de 2020 e arrancou elogios do público e da crítica. A história, que apresenta um alto teor biográfico e confessional, acompanha a vida da escritora Arabella após ter sido drogada e violentada num bar. A partir de então, luta para recuperar as memórias que sublimou daquele traumático dia, bem como de outros momentos da sua trajetória para enfim, superá-los.

Corajosa e delicada, a série aborda o trauma da agressão sexual fazendo uso de um humor ácido, que por vezes desconserta o telespectador, mas ao mesmo tempo o faz refletir sobre o drama real vivido por Michaela Coel e tantas outras mulheres no mundo vítimas de violência sexual.

5. Watchmen

Tramas baseadas em livros de banda desenhada também têm vez na nossa lista de melhores séries da HBO. Watchmen é uma das produções mais renomadas do canal, cuja história se passa numa realidade alternativa em que vigilantes mascarados são tratados como fora da lei.

A protagonista da história é a detetive Angela Abar, interpretada pela excepcional atriz Regina King, que usa a identidade secreta de Sister Night com o objetivo de investigar um antigo grupo de supremacistas brancos, o Sétima Kavalaria. Com seu disfarce, Angela tentase proteger e impedir que a seita continue a atacar minorias raciais e os policias que tentam combatê-la.

6. The Leftlovers

Imagine que 2% de toda a população mundial, cerca de 140 milhões de pessoas, simplesmente evaporaram do planeta num mundo pós-apocalíptico. Este é o fio condutor da ótima The Leflovers, uma das melhores séries da HBO. O sumiço repentino e assustador de tantas vidas acaba por ser visto pelos moradores da fictícia cidade Mapleton, Utah, como um arrebatamento bíblico. Três anos depois do incidente, a tragédia continua a ter repercussões na vida de várias famílias, que tentam lidar com o inexplicável e com a perda dos seus entes queridos.

7. Silicon Valley

Nelson “Big Head” Bighetti (Josh Brener), Dinesh Chugtai (Kumail Nanjiani), Bertram Gilfoye (Martin Starr) e Richard Hendrix (Thomas Middleditch) são quatro programadores introvertidos que trabalham numa empresa chamada Hooli, localizada no famoso Silicon Valley. Vivem sob a “custódia” de Erlich, milionário que cede a sua casa aos rapazes , mas que, em troca, exige 10% dos lucros advindos dos seus projetos.

Ao longo de cinco anos, a trama vai ficando cada vez mais sombria ao mostrar o lado obscuro do Silicon Valley, abordando a indústria de tecnologia e os seus conflitos éticos que envolvem quantias astronómicas de dinheiro e a privacidade dos dados.

8. Barry

Prepare-se para assistir a duas temporadas da surpreendente Barry, uma das melhores séries da HBO. Barry Berkman, interpretado pelo ator Bill Hader, é um “assassino de aluguer” que acaba por ser envolver com uma escola de teatro de Los Angeles. Lá conhece um grupo de atores que o recebe com grande carinho, mas sem saber a sua verdadeira profissão. A partir dessa convivência, Barry repensa a sua atividade criminosa e começa a pensar em seguir uma nova carreira, mesmo que para isso precise de enfrentar os grandes riscos que sua decisão impõe, afinal de contas, não é nada fácil deixar de ser assassino da noite para o dia.

9. Westworld

Grande sucesso da HBO, Westworld é uma renomada série que mistura drama, mistério, ficção científica e fantasia, para desenvolver uma trama que se passa num futuro não muito distante, cujo cenário é um parque temático do Velho Oeste, o Westworld, invadido por androids.

Os humanos-robôs são comandados pelo Dr. Robert Ford (interpretado pelo premiado ator Anthony Hopkins), responsável por os programar para que acreditassem ser humanos a viver num mundo real. No parque, as criaturas vivem sem se preocupar com as regras, entretanto, uma atualização nos seus sistemas falha e estas começam a representar uma grave ameaça ao atingirem um estado de autoconsciência.

10. The Undoing

O principal cartão de visitas desta que é uma das melhores séries da HBO é certamente o seu elenco. Protagonizada por Nicole Kidman e Hugh Grant, The Undoing conta a história de uma terapeuta de sucesso que vê a sua vida virar do avesso depois do seu marido ser apontado como um dos responsáveis por um crime de morte violenta que chocou a cidade de Nova Iorque.

Ao se tornar o principal acusado pelo assassinato, o médico amoroso, que cuidava de crianças com cancro, começa a demonstrar um comportamento diferente do habitual, assustando a sua própria família. Enquanto tentamos descobrir se é ou não responsável pelos crimes, assistimos a várias reviravoltas que certamente vão prender a sua atenção. Uma produção primorosa!

11. Chernobyl

Mais uma produção que não pode faltar nesta nossa lista das melhores séries HBO. Estamos a falar de Chernobyl, uma série de apenas uma temporada que narra os factos ocorridos em 1986, na cidade de Chernobyl, Ucrânia, quando um acidente nuclear vitimou dezenas de pessoas e tornou-se o maior desastre nuclear da história.

Enquanto o mundo assistia atónito aos telejornais que davam conta dos estragos provocados pela fuga de material radioativo, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) travavam uma verdadeira batalha para tentar compreender as causas do acidente e identificar os seus possíveis culpados. Um retrato de época fidedigno, que resgata as lembranças dolorosas de um dos eventos mais tristes da nossa história recente.

12. My Brilliant Friend

Mais uma brilhante produção da HBO, My Brilliant Friend (L’amica Geniale – título original) é uma série italiana de drama baseada na novela romântica da célebre escritora Elena Ferrante.

A trama narra a história de duas amigas inseparáveis, Elena Greco e Raffaella Cerullo, a Lila, que se conheceram em 1950 enquanto frequentavam a escola primária. Lila é uma menina que se nega a abandonar os estudos antes da adolescência e que não aceita ser apenas uma dona de casa, triste roteiro da vida da maioria das jovens da sua idade durante os anos 1950. Todavia, Lila desaparece, então Elena, já idosa, começa a relembrar as histórias sobre a sua amizade, bem como as suas inimizades. Não podia deixar de constar na nossa lista de melhores séries da HBO

13. Gomorra

Baseada no livro homónimo de Roberto Saviano, Gomorra é uma das melhores séries HBO e nós vamoslhe explicar o porquê. Drama criminal italiano, a produção narra a história de um dos clãs mais poderosos e temidos da máfia italiana camorra, o clã Savastano.

O líder do clã Savastano, Pietro, interpretado pelo ator Fortunato Cerlino, tem como braço direito Ciro Di Marzio (Marco D’Amore), e juntos conseguem impor respeito entre os seus. Não obstante, a dupla começa desentender-se sobre questões importantes para a máfia, momento em que Ciro decide tomar o poder, mesmo que isso coloque em risco a sua família. Um enredo que certamente o vai prender do início ao fim!

14. True Detective

True Detective conta com um elenco imbatível, razão mais que suficiente para constar na nossa lista de melhores séries da HBO. Matthew McConaughey e Woody Harrelson, dois astros mundiais do cinema, interpretam dois detetives que recebem a missão de investigar o assassinato de uma prostituta no ano de 1995.

Dezassete anos depois, são chamados para prestar depoimentos sobre o misterioso crime, reaberto após o surgimento de novas informações que levam a uma possível existência de um serial killer no Louisiana. Uma excelente série!

15. Euphoria

Baseada num programa israelense de mesmo nome, Euphoria narra a história de uma adolescente de 17 anos, Rue Bennett, vivida pela jovem e talentosa atriz Zendaya.

Rue sofre por ser uma dependente química que acabou de sair da reabilitação depois de uma overdose, mas que precisa de voltar à sua rotina. O regresso faz-lhe notar que vários dos seus colegas vivem o mesmo problema, enfrentando desafios constantes na luta contra as drogas e diversos traumas, tudo isso enquanto procuram pela sua identidade.

16. The Outsider

Gosta do universo sombrio do escritor Stephen King? Então certamente vai adorar assistir a The Outsider, uma série baseada num romance homónimo deste aclamado autor e que consta da nossa lista das melhores séries da HBO.

A produção conta a vida de Terry Maitland, interpretado pelo premiado ator Jason Baterman, um treinador da liga infantil de basebol, professor de inglês, pai amoroso e muito respeitado na sua comunidade. Porém, um evento dramático coloca a sua reputação em xeque: o assassinato de uma criança de apenas onze anos de idade. Contudo, existe um álibi que certamente vai impressionar os investigadores do caso, dando origem a um mistério que promete instigar!

17. Perry Mason

Um drama de época, Perry Mason é mais uma das melhores séries da HBO e, portanto, não a pode deixar de ver. A sua história passa-se em Los Angeles no ano de 1932, quando o advogado criminal e investigador particular Perry Mason (Matthew Rhys) enfrenta fantasmas pessoais após um divórcio.

Além do casamento fracassado, Perry Mason precisa de lidar também com as memórias devastadoras da guerra, enquanto tenta desvendar o mistério de um caso chocante que o levará ao autor de um crime violento.

18. The Wire

Criada pelo ex-repórter policial David Simon, The Wire é uma série policial reconhecida como uma das melhores séries de sempre, não podendo deixar de constar nesta lista das melhores séries da HBO.

A sua história gira em torno do tráfico de drogas na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos da América, e contempla tanto a visão dos narcotraficantes como a visão dos agentes da lei que têm a incumbência de investigar e processar os criminosos. O realismo e a contundência ao explorar temas sociais e políticos faz desta série uma obra-prima que não pode perder!

19. Six Feet Under

A premiada série de televisão produzida pela HBO, Six Feet Under é um drama que narra a história de Nathaniel Fisher Jr. (Peter Krause), filho de um dono de uma funerária e de uma dona de casa infeliz com sua vida. Depois de um longo período vivendo em Seattle, Nate decide regressar à sua cidade natal, onde se torna, sem muito entusiasmo, sócio do seu pai no negócio da família, despertando assim a raiva dos seus dois irmãos.

Six Feet Under entrega ao telespectador um enredo que se dedica à abordagem das relações familiares e à morte, sempre de maneira profunda. Uma série imperdível e atemporal! Outra excelente produção na lista das melhores séries da HBO.

20. Mildred Pierce

Outras das melhores séries da HBO é Mildred Pierce. Nesta fantástica série da HBO, Kate Winslet, atriz que dispensa apresentações, vive a personagem que dá nome à produção. Mildred é uma mulher que foi abandonada com dois filhos durante os anos da Grande Depressão nos Estados Unidos, facto que a obriga a procurar meios de sobrevivência.

Enquanto trabalha como empregada e faz bolos para aumentar os seus rendimentos, Mildred lida com o desprezo dos filhos, que têm vergonha do trabalho da aguerrida mãe. A filha mais velha é quem demonstra maior rejeição, tratando a sua mãe com profunda mágoa e soberba. Um drama sobre a relação entre pais e filhos e sobre as dificuldades da vida que tem de ver!

Agora que já sabe quais são as melhores séries da HBO, escolha a história que mais lhe chamou atenção e aproveite para se fechar em casa e “devorar” os seus episódios. Se gostou deste artigo, não se esqueça de partilhar com seus amigos! Boa diversão!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)