Quais as melhores séries de sempre?

Este artigo tem a dura missão de lhe apresentar aquelas que são consideradas as melhores séries de sempre. Dizemos que é uma tarefa difícil porque existem centenas de produções disponíveis para o público amante de séries, sendo que boa parte destas poderia facilmente integrar esta lista.

Contudo, foi preciso escolher alguns títulos de acordo com critérios e notas atribuídas pelo IMDb, também conhecido como Internet Movie Database, base de dados online de informação sobre séries, cinema, música e programas.

Lista das 20 melhores séries de sempre

Elegemos as melhores séries de acordo com as menções e notas validadas pelo renomado site, ao qual muitos de nós recorre quando quer uma opinião ou sugestão de série.

Portanto, se a sua série não constar nesta lista, não fique triste. Em breve faremos uma nova seleção e, quem sabe, se a sua produção favorita não estará incluída? Por agora, aproveite as dicas, vá buscar as pipocas e comece a maratona! Boa leitura e boa diversão!

1. The Sopranos (1999)

Tony Soprano é um gangster, chefe da máfia e, controversamente, um pai de família de origem ítalo-americana. Tony sofre com os efeitos da síndrome de pânico, o que o faz procurar a ajuda de uma terapeuta, a dra. Jennifer Melfi. Para esta, Tony revela detalhes sórdidos da sua “carreira” no mundo do crime e também questões íntimas e familiares, sobretudo o desconforto da sua esposa, Carmela Soprano, com as suas atividades profissionais. Um prato cheio para que gosta de acompanhar dramas humanos recheados de diálogos inteligentes e atuações inesquecíveis.

2. Game of Thrones (2011)

Não é por acaso que Game of Thrones é uma série amada e aclamada pelos quatro cantos do globo. A produção, que teve o seu início em 2011, apresenta as brigas e disputas entre nobres dinastias pelo Trono de Ferro, símbolo do poder absoluto dos Sete Reinos, no fictício continente Westeros. As peripécias da trama desenrolam-se a partir de alianças e conflitos, seja para reivindicar o trono ou para lutar pela sua independência. Esta é a sinopse ideal para quem não abre mão de cenas de guerra e fantasia, executadas com maestria numa produção arrebatadora. Faz jus ao seu lugar nesta lista de melhores séries de sempre!

3. Breaking Bad (2008)

Em Breaking Bad acompanhamos a saga de Walter White, um químico brilhante – porém mal sucedido – e professor pacato da cidade de Albuquerque, Novo México, Estados Unidos. A reviravolta na vida do personagem acontece quando este descobre sofrer de cancro no pulmão, facto que o impele para uma trajetória ambiciosa e cheia de acontecimentos que prendem o espectador do início ao fim das cinco temporadas. Vítima de um narcisismo doentio, acaba por colocar todos à sua volta em risco – inclusive a sua família, a quem pretendia deixar uma herança -, quando decide fabricar metanfetamina e tornar-se um dos maiores produtores do “cristal azul” na fronteira entre os EUA e o México. Certamente uma das melhores séries de sempre e que conta com um spin off fantástico: Better Call Saul. Vale a pena conferir!

4. Friends (1994)

A mais antiga desta lista das melhores séries de sempre, Friends ocupa este espaço por ser uma unanimidade mundial. O seu enredo desenvolve-se a partir das histórias do quotidiano de seis amigos que moram em Nova Iorque durante os anos 1990. Tratam-se de jovens unidos por laços familiares, românticos e, principalmente, de amizade, enquanto se tentam estabelecer na Big Apple. Com diálogos interessantes e um humor inteligente, a série cativa o espectador, que fica cada vez mais interessado nas aventuras de Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross. Vai-se certamente identificar com um destes personagens!

5. Black Mirror (2011)

Surrealismo, tecnologia e muita crítica à sociedade moderna. Estes são os elementos condutores de Black Mirror, uma das melhores séries de sempre de acordo com as avaliações do IMDb. Quem assistir a esta antológica ficção científica vai-se deparar com temas satíricos e obscuros que ironizam as relações das pessoas a partir da análise do uso indiscriminado de aparelhos tecnológicos e das redes sociais, que monopolizam a nossa atenção no quotidiano. Prepare-se para lidar com as sensações do mal-estar contemporâneo, algo que certamente o fará refletir sobre as suas práticas e a sua rotina.

6. House (2004)

Para os fãs de séries ambientadas em corredores de hospitais, esta é a produção ideal! Em House, o personagem título da série é um médico arrogante, irónico e esnobe, porém, brilhante. Dr. House tem uma equipa de médicos cuidadosamente escolhidos, mas que precisam muito aprender com a sensibilidade e faro do mestre. O médico de comportamento, nada ortodoxo, não mede esforços para realizar diagnósticos de doenças absolutamente pitorescas, o que faz de si um dos melhores no seu campo de atuação. Para quem gosta de diálogos ácidos, ferinos e inteligentes, esta é uma série que não pode deixar de ser prestigiada!

7. Lost (2004)

Esta é considerada uma das melhores séries de sempre, e é fácil perceber a razão. A história desta aclamada produção tem início quando um traumático episódio acontece aos seus personagens: a queda do voo 815 da Oceanic Arlines numa misteriosa ilha tropical do Oceano Pacífico. É aí que começa a agonia dos sobreviventes, completamente isolados num lugar perigoso que pode estar a ser habitado por outros seres. Lost divide-se em duas linhas narrativas ao apresentar os dilemas das 48 pessoas perdidas na ilha e a vida dos personagens principais antes do acidente, contada através de retrospetivas pessoais. Um verdadeiro sucesso que merece a sua audiência.

8. Desperate Housewives (2004)

Uma vizinhança suburbana, aparentemente perfeita, e a vida privada nada tranquila de um grupo de mulheres. Este é o enredo de Desperate Housewives, uma das melhores séries de sempre. A história transcorre num período de 13 anos ao longo de oito temporadas, em que Susan, Lynette, Bree e Gabrielle têm as suas vidas narradas pela falecida vizinha Mary (cujo suicídio é envolto em mistério). Mary aparece na produção esporadicamente através de flashbacks ou sequências de sonhos. À medida que a vida dessas mulheres é devassada, observamos os seus dramas e diálogos repletos de humor, que nos ajudam a perceber que nem sempre as coisas são tão simples quanto parecem.

9. The Big Bang Theory (2007)

Achou que The Big Bang Theory faltaria na lista de melhores séries de sempre? Jamais, pois esta é uma das produções mais amadas de todos os tempos, seja pela crítica ou pelo seu público fiel. A história ocorre no apartamento de dois amigos, Leonard Hofstadter e Sheldon Cooper, dois físicos “nerds” brilhantes e genuinamente engraçados. É neste cenário que recebem e convivem com os seus melhores amigos e as suas namoradas, o que rende situações hilárias por causa do evidente contraste entre as suas personalidades. Prepare-se para dar umas boas risadas!

10. How I Met Your Mother (2005)

Será projetado para o ano de 2030! É de lá, diretamente do futuro, que o arquiteto Ted Mosby conta a história sobre como conheceu a mãe dos seus filhos. Para isso, volta ao passado, no ano de 2005, recuperando memórias das suas aventuras amorosas em Nova Iorque enquanto procura pela mulher ideal. À medida que o tempo avança, vai narrando a história dos seus amigos, o advogado Marshall Eriksen, a professora Lily Aldrin, a jornalista Robin Scherbatsky e o mulherengo incorrigível Barney Stinson. E porque How I Met Your Mother merece estar nesta lista de melhores séries de sempre? Porque possui uma estrutura narrativa peculiar, humor e elementos dramáticos que fizeram desta uma das favoritas do público.

11. Peaky Blinders (2013)

Peaky Blinders é produção de época que teve início em 2013, narra a história de um gangue liderada pelo cruel Thomas Shelby e seus irmãos. Depois de servirem no exército britânico, retornam à cidade inglesa de Birminngham para a controlar com mãos de ferro. O enredo desenvolve-se durante a grande crise de 1929, quando os Peaky Blinders constroem um império que vai desde corridas de cavalos adulteradas até parcerias secretas com os russos. Todavia, Shelby, movido por uma imensa ambição, deseja expandir os seus domínios para se tornar um dos homens mais poderosos de todo o Reino Unido. Uma história sobre poder, ambição e rivalidade, que transcorre em meio às transformações políticas, económicas e sociais do início do século XX. Uma obra-prima, vale a pena conferir!

12. Dark (2017)

Em 2020 a série Dark movimentou o debate nas redes sociais, todos queriam discutir – e entender – o seu enredo e a sua linha narrativa nada convencionais. Isso porque tempo e espaço não estão claros, misturando-se enquanto uma série de tragédias se repetem a cada geração. No meio desta confusa e cativante narrativa, encontram-se quatro diferentes famílias que vivem em Winden, na Alemanha, cujas rotinas são drasticamente abaladas quando duas crianças desaparecem misteriosamente perto de uma antiga central nuclear. A polícia entra em jogo e passa a investigar os desaparecimentos, contudo, logo percebe uma relação com eventos sombrios do passado. Está deflagrada a comoção, e certamente não vai querer perder todos os mistérios e curiosidades desta que está entre as melhores séries de sempre.

13. Sherlock (2010)

É impossível falar sobre as melhores séries de sempre sem incluir a ótima Sherlock, uma produção de 2010 que ainda hoje angaria fãs por todo o mundo. Um instigante drama policial, Sherlock é uma readaptação dos clássicos contos de Arthur Conan Doyle, cujo enredo se desenvolve nos dias atuais. A narrativa apresenta as aventuras do famigerado detetive pelas ruas de Londres, cenário de diversos crimes misteriosos que encontram solução a partir da sagaz investigação do detetive e do seu assistente, Watson. Assim como outros protagonistas desta lista, Sherlock Holmes é um homem excêntrico, de personalidade difícil e convivência desafiadora, contudo, é um verdadeiro mestre da observação e dedução. Adicione à sua lista de favoritos e veja as quatro temporadas desta incrível série.

14. The Queen’s Gambit (2020)

Sensação da Netflix e a minissérie mais vista da história da plataforma, The Queen’s Gambit monopolizou as discussões nas redes sociais no final de 2020. Baseada no livro homónimo de Walter Trevis, a série narra a história de uma jovem prodígio, Elizabeth Harmon, que demonstra uma habilidade acima da média no xadrez. O enredo apresenta diferentes fases da sua vida, as suas vitórias em campeonatos nacionais e internacionais, momentos que são permeados de emoção e adrenalina. Mas nem tudo são flores: a protagonista é uma alcoólatra funcional que sofre com relacionamentos complicados. Uma produção consistente liderada por uma atriz carismática e muito competente, por isso, está na nossa lista de melhores séries de sempre.

15. Stranger Things (2016)

Outra série muitíssimo bem avaliada pela crítica e, sobretudo, pelo público fiel, Stranger Things não deixa a desejar e marca presença nesta lista de melhores séries de sempre. Para quem adora um clima revival, acompanhar o enredo que se desenvolve durante os anos 1980 é um verdadeiro convite ao resgate das memórias afetivas. Aos que não viveram os 80’s, esta é uma ótima oportunidade para mergulhar na cultura efervescente da época retratada com perfeição nesta série que é um verdadeiro fenómeno da cultura pop. A história começa a partir do desaparecimento do garoto Will Byers e a jornada dos seus amigos, familiares e polícia para trazê-lo de volta de um universo desconhecido, cujas forças aterrorizantes assombram a fictícia cidade de Hawkins, no estado de Indiana. Seja bem-vindo ao Mundo Invertido!

16. Narcos (2015)

Pablo Emilio Escobar Gaviria, ou simplesmente Pablo Escobar. Traficante colombiano que fez fama no mundo inteiro – pelos motivos errados, obviamente – é a estrela desta produção de 2015 da Netflix. A intensa vida do homem inescrupuloso, violento – curiosamente adorado ainda hoje por muitos no seu país – é retratada com fidelidade em episódios cujos eventos transcendem a biografia de Escobar e nos permitem compreender a origem do narcotráfico moderno. Baseada em eventos reais, Narcos desenvolve-se a partir de diversos conflitos políticos, policiais, civis, internacionais e terroristas permeados por sangue e uma intrincada organização do tráfico de drogas. Se quer saber mais sobre esta história real, comece hoje mesmo a maratona nas suas temporadas – todas disponíveis na plataforma de streaming.

17. Fargo (2014)

Mais uma obra-prima na nossa lista das melhores séries de sempre. Série de qualidade irrepreensível, Fargo é baseada no filme homónimo de Joel e Ethan Coen, cujos enredos apresentam histórias envolventes com começo, meio e fim, em cada uma das suas temporadas. Embora as temporadas tenham pequenas conexões entre si, elemento que torna a produção ainda mais interessante, é possível assisti-las de maneira independente. As suas trocas de elenco são outro ponto forte, pois dá-nos a oportunidade de acompanhar na tela o trabalho primoroso de grandes estrelas do cinema. Todos os casos misteriosos abordados pela série são inspirados em histórias reais, por isso, a grande quantidade de cenas chocantes têm como objetivo retratar com fidedignidade os acontecimentos. São muitas emoções, prepare-se para rir, chorar e sentir medo nas quatro temporadas cheias de reviravoltas, dramas humanos e muito humor ácido.

18. The Handmaid’s Tale (2017)

Drama de 2017, The Handmaid’s Tale é uma distopia futurista em que as mulheres são extremamente oprimidas, violentadas e submetidas a uma escravidão reprodutiva para gerar os filhos da elite da fictícia República de Gilead. Antes do golpe que derrubou o governo americano para dar lugar ao estado teocrático de Gilead, estas mulheres eram, em sua maioria, livres e independentes, representadas pela protagonista June/Offred, vivida por uma Elisabeth Moss em estado de graça. É esta quem narra a história das prisioneiras que vestem um traje peculiar formado por um gorro branco e uma capa vermelha, sinónimo de toda violência e anulação que sofrem. Baseada no livro homónimo de Margaret Atwood, The Handmaid’s Tale aborda assuntos atuais e pertinentes, como direitos humanos e violência contra as mulheres, desenvolvidos num roteiro que não aceita soluções fáceis e preza por inteligência e profundidade. Merece e precisa ser vista. Uma série necessária.

19. When They See Us (2019)

Mais uma minissérie necessária nesta lista de melhores séries de sempre. Estamos a falar de When They See Us, cujos fatos retratam o caso de cinco jovens injustamente acusados de um violação no Central Park, Nova Iorque, em 1989. Enquanto aguardam a primeira audiência do caso, os jovens negros do Harlem questionam-se sobre os acontecimentos e fazem-nos refletir sobre um tema bastante presente na nossa sociedade: a invisibilidade dos negros. Massacrados por uma promotora injusta, os jovens são obrigados a admitir o crime que não praticaram sem qualquer direito à defesa, seja dos pais ou de advogados. Assistir a esta minissérie é uma experiência única, que nos incomoda e faz pensar sobre a realidade nua e crua de cinco vítimas do sistema que perderam a adolescência para cumprir pena por um crime que não cometeram. Uma produção que é merecedora de todos os prémios possíveis.

20. BoJack Horseman (2014)

Que tal uma série de animação adulta na lista de melhores séries de sempre? Sim, aqui existe espaço para todos os tipos de produções, principalmente para aquelas que não abrem mão da qualidade. Comédia dramática americana, BoJack Horseman é estrelada por Will Arnett, um cavalo decadente que trabalha na TV, mas que conta com a ajuda dos seus amigos Todd e Princesa Caroline para retornar ao estrelato e deixar a sua marca no mundo do entretenimento. Engana-se quem acredita que não são abordados temas profundos nesta produção: há espaço para diálogos afiados sobre depressão, trauma, comportamento autodestrutivo, vício, sexismo, racismo e a complicadíssima condição humana. Não é por acaso que BoJack Horseman foi eleita “a melhor animação do século 21” pela BBC. Comece hoje mesmo a primeira temporada!

Gostou da nossa seleção das melhores séries de sempre? Então aproveite para conferir aquela produção que sempre quis ver, mas que foi adiando para depois. Mas, se acha que as sua série favorita deveria constar nesta lista, vote no site do IMDb para que ela dispare no ranking!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)