Independentemente do género, um bom filme é aquele que consegue conquistar a atenção do espetador do início ao fim da trama. Pode ser uma comédia, um drama, um thriller e até mesmo uma produção de terror, basta que tenha os elementos mágicos para o tornar num filme inesquecível.
Contudo, nem sempre é fácil escolher um bom filme no extenso catálogo na Netflix, por isso preparamos uma lista dos melhores filmes na Netflix, cujos títulos atendem a diferentes preferências do público. Além de terem passado pelo crivo da nossa redação, as produções aqui mencionadas também foram indicadas pelo renomado jornal norte-americano The New York Times.
Escolha o seu preferido (ou os seus preferidos, se estiver preparado para uma maratona) e aperte o play! Boa diversão!
1. Ma Rainey’s Black Bottom (2020)
Uma adaptação da peça escrita por August Wilson, Ma Rainey’s Black Bottom está certamente entre os melhores filmes na Netflix. O filme conta a história de Ma Rainey, lendária cantora de blues norte-americana (interpretada magistralmente por Viola Davis), retratando a exploração da cultura negra numa indústria musical racista, branca e misógina. O ponto alto da produção são as atuações de Davis e Chadwick Boseman, naquele que é o seu último papel no cinema (o ator faleceu em agosto de 2020, vítima de cancro). Chadwick interpreta o ambicioso trompetista Levee, uma personagem que guarda um belo registo do trabalho do ator que, embora jovem, deixou uma marca indelével na história do cinema.
Ma Rainey’s Black Bottom merece ser visto por ser uma homenagem comovente ao talento de gerações de artistas negros, que infelizmente foram apagados e explorados por uma indústria e sociedade discriminatórias.
2. The Irishman (2019)
Considerado um dos melhores filmes na Netflix, The Irishman é um filme norte-americano de 2019, do género drama biográfico-policial, baseado no livro de memórias Heard You Paint Houses, do investigador e advogado Charles Brandt. The Irishman é realizado pelo célebre Martin Scorsese, cujo enredo mostra-nos a história de Frank “The Irishman” Sheeran, um sindicalista ligado ao crime organizado que, pouco antes de falecer, em 2003, confessou o assassinato do líder sindical Jimmy Hoffa, seu amigo de longa data, desaparecido em 1975.
Protagonizado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, esta longa-metragem narra a vida de Sheeran e dos seus supostos trabalhos como mercenário para a criminosa família Bufalino. Sheeran, já idoso, passa a refletir sobre a sua carreira no mundo do crime organizado, bem como no seu envolvimento com os Bufalino – que culminou na morte de Hoffa.
Curiosidade: O trio de protagonistas – De Niro, Al Pacino e Pesci – foi rejuvenescido por meio de efeitos visuais para que a história do filme pudesse passar-se ao longo de vários anos, sem que fosse necessário para isso fazer alterações no elenco. Além dos papeis principais, a equipa de atores conta também com nomes como Harvey Keitel, Ray Romano e Anna Paquin.
3. I’m Thinking of Ending Things (2020)
I’m Thinking of Ending Things é um filme norte-americano de suspense psicológico – baseado num romance homónimo – escrito, realizado e produzido por Charlie Kaufman.. Um casal de namorados, interpretados por Jessie Buckley (Lucy) e Jesse Plemons (Jake), embarca numa viagem de carro rumo ao interior para conhecer os pais dele. Na estrada, Lucy começa a cogitar o término do relacionamento, sem contudo verbalizar a sua intenção. Quando finalmente chegam ao destino, ela começa a perceber que a família de Jake age de forma estranha, o que faz com que o espetador sinta a sensação de que algo está errado, fora do lugar.
4. Lady Bird (2017)
Filme norte-americano de 2017, Lady Bird é uma comédia dramática escrita e realizada pela talentosa atriz Greta Gerwig – nomeada para o Óscar de melhor realização por Lady Bird. Narra a jornada de amadurecimento de Christine “Lady Bird” McPherson (Saoirse Ronan). A jovem, por vezes dramática, cria na sua cabeça inúmeras expetativas que não se concretizam na realidade. Por causa da sua mente imaginativa, entra numa série de conflitos com a sua mãe, que nota os exageros da filha e deseja apenas protegê-la das frustrações da vida.
Lady Bird é um filme sobre a ansiedade juvenil retratada a partir de uma ótica extremamente feminina e muito bem humorada. Neste filme, os absurdos da vida e as tentativas de os deter provocam o riso, sem jamais precisar de recorrer a piadas e artifícios “baixos” para provocar graça – por estes e por outros motivos é considerado um dos melhores filmes na Netflix. Vale muito a pena assistir!
5. Okja (2017)
Na nossa lista dos melhores filmes na Netflix não poderia faltar o aclamado Okja, um filme sul-coreano-americano de 2017, realizado por Bong Joon-ho e coescritor por Bong e Jon Ronson. Protagonizado por Tilda Swinton, Paul Dano, Ahn Seo-hyun e Jake Gyllenhaal, o filme narra a história de Mija, uma menina que passou uma década ao lado de um “super porco”, o seu melhor amigo. Todavia, esse animal, uma nova espécie chilena, foi criada em laboratórios por uma empresa poderosa – gerida pela empresária Lucy Miranda (Tilda Swinton), cuja intenção jamais foi a de criar os bichos para serem animais de estimação.
O filme, que de início parece ser ingénuo e quase infantil, transforma-se numa trama complexa, pesada e realista, que tem o propósito de chocar e abrir os olhos dos espetadores para a organização criminosa que é a indústria de processamento de carnes.
6. Moonlight (2016)
Mais uma produção que merece estar nesta lista dos melhores filmes na Netflix. Moonlight, filme de drama norte-americado realizado por Barry Jenkins e escrito por Jenkins e Tarell Alvin McCraney, é protagonizado por Trevante Rhodes, André Holland, Janelle Monáe, Ashton Sanders, Jharrel Jerome, Naomie Harris e Mahershala Ali. A produção narra diferentes etapas da vida de Chiron (Trevante Rhodes), explorando todas as dificuldades que encontra durante o processo de reconhecimento da sua própria identidade e sexualidade e os constantes abusos físicos e emocionais aos quais foi submetido ao longo da sua jornada na busca do autoconhecimento.
Curiosidades: Moonlight é, reconhecidamente, o primeiro filme com elenco exclusivamente formado por atores negros. É também o primeiro filme de temática LGBT e o segundo filme com a menor bilheteria americana a conquistar o Óscar de Melhor Filme.
7. 13th (2016)
Realizado por Ava DuVernay e escrito por DuVernay e Spencer Averick, 13th é um documentário norte-americano de 2016, cujo título faz referência à 13.ª emenda na Constituição dos Estados Unidos da América: “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito à sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”. De acordo com a ótica desta longa-metragem, a 13.ª emenda é uma alternativa de manutenção dos trabalhos físicos forçados, mesmo após a abolição da escravidão, a partir de um processo de encarceramento em massa.
13th examina os estágios da construção histórica do preconceito e mostra como a formulação racista contribuiu para a associação entre negros e o mundo do crime e, por consequência, permitir o seu aprisionamento em cadeias. Uma verdadeira aula de história que merece ser prestigiada.
8. Roma (2018)
Drama escrito e realizado por Alfonso Cuarón, Roma narra eventos transcorridos nos anos de 1970 e 1971 na Cidade do México. A produção acompanha a vida de uma empregada doméstica, Cleo (Yalitza Aparicio), e a sua rotina na residência do casal Sofia e Antonio e dos seus quatro filhos pequenos. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, o que dá origem a uma série de mudanças – coletivas e pessoais.
O filme recria a infância de Cuarón e promove uma reviravolta nas memórias do diretor para se colocar na pele de uma narradora silenciosa. Ao mesmo tempo, permite a observação sobre as diferenças de classes sociais e as suas enormes distâncias. Uma verdadeira obra-prima que ocupa um merecido lugar nesta seleção dos melhores filmes na Netflix.
9. Dolemite Is My Name (2019)
Nesta lista dos melhores filmes na Netflix não poderia faltar um bom filme de comédia-biográfica, género do ótimo Dolemite Is My Name, filme norte-americano realizado por Craig Brewer, baseado na vida do entertainer Rudy Ray Moore. Esta longa-metragem é protagonizada por um velho conhecido do público, o carismático e engraçado Eddie Murphy, que dá vida ao protagonista Rudy, comediante que interpreta o personagem Dolemite, dono de um humor repleto de piadas sujas e sexualmente explícitas.
Graças à sua criação, Rudy alcança imenso sucesso, sobretudo entre a população negra norte-americana, e decide então rodar, por conta própria, um filme protagonizado pelo seu alter-ego, Dolamyte, um proxeneta que domina a arte marcial kung fu. Todavia, Rudy não imaginava que a empreitada encontraria tantas dificuldades pelo caminho, entre elas, a dificuldade de exibir o seu filme no circuito comercial.
Dolemite Is My Name é um filme apaixonante, tanto pela sua história quanto pela atuação primorosa de um elenco absolutamente irrepreensível.
10. Marriage Story (2019)
Filme norte-americana de 2019, Marriage Story é uma comédia dramática escrita e realizada por Noah Baumbach. Nos papéis principais temos Scarlett Johansson e Adam Driver, que interpretam o casal Nicole e Charlie Barber, que enfrenta as turbulências pessoais provocadas por um divórcio. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar da questão, todavia, Nicole muda de ideia depois de receber a indicação de Nora Fanshaw, advogada especialista no assunto, interpretada brilhantemente por Laura Dern. Charlie fica surpreso com a decisão da ex-esposa, então começa a procura por um advogado que o ajude a tratar da custódia de Henry, o pequeno filho do casal, interpretado por Azhy Robertson.
Marriage Story é um filme sensível e tocante, que mostra toda a dor provocada por uma rutura amorosa e os seus desdobramentos. Trata-se de um filme maduro e doloroso, que dialoga com o espetador graças às suas experiências de vida – razão pela qual consta da nossa lista dos melhores filmes na Netflix. Não deixe de assistir!
Caso tenha gostado deste artigo, convidamo-lo ainda a conhecer ainda algumas das melhores alternativas à Netflix disponíveis em território nacional.