Raças de cães fofinhos: conheça a nossa seleção

Diz a máxima que os cães são os melhores amigos do homem. E quem ousa contestar esta afirmação? Todos nós sabemos que estes animais são companheiros devotados, amorosos, que oferecem amor sincero e pouco ou nada pedem em troca.

É maravilhoso chegar a casa depois de um dia cansativo de trabalho e ser recebido com “festa” pelos nossos parceiros peludos, não é mesmo? Há quem prefira raças de cães grandes, raças de cães pequenos, raças de cães com uma aparência intimidadora e, claro, existem os amantes dos cães fofinhos, aqueles que despertam ternura e muitos olhares apaixonados!

Lista das 10 raças de cães fofinhos

E para quem não resiste aos encantos dos cães fofinhos, preparamos uma lista que lhe vai arrancar muitos suspiros, sorrisos e vontade de apertar estes dez cães fofinhos que vamos lhe apresentar:

1. Bichon Frisé

Pelos branquinhos, fofinhos e excesso de “fofura” fazem do Bicho Frisé uma presença certa na nossa lista de cães fofinhos. São comumente confundidos com Poodles, contudo, as semelhanças restringem-se apenas à aparência.

O temperamento do Bichon Frisé costuma ser amistoso, até mesmo com pessoas que não conhecem. Além disso, são extremamente dóceis, animados e adoram brincar, portanto, trata-se de uma raça de cães fofinhos adequada para quem tem filhos pequenos em casa. Com estas bolinhas de pelos, não existe tristeza, pois estão sempre prontos para agitar a nossa vida!

2. Yorkshire Terrier

Os cães fofinhos e pequeninos despertam uma onda de ternura! Esta é a sensação de quem conhece um Yorkshire Terrier. Estes pequeninos medem, no máximo, 20 centímetros, sendo o seu pequeno tamanho o seu maior charme!

Mas não se engane: são cães agitados, sociáveis e adoram os seus tutores! Além disso, possuem um pelo longo e macio, o que permite várias opções de tosquia, podendo alterar o bastante o visual do seu amiguinho.

São cães fofinhos que são também muito curiosos, adoram explorar buracos atrás de novidades, deixando evidente as suas origens de cão caçador. Esta é uma ótima raça de cães fofinhos para quem não abre mão de uma companhia alegre e cativante.

3. Labrador Retriever

E quem disse que para ser fofinho tem que se ser pequeno? O Labrador Retriever entra nesta lista de cães fofinhos para provar que a “fofura” não depende do tamanho.

Este cão é tão especial que é considerado um excelente cão guia, dado o seu perfil prestativo e bastante atencioso com os seus tutores. Além disso, são excelentes nadadores, dado possuírem uma membrana interdigital nas suas patas, condição que favorece o nado, tornando-o mais rápido!

4. São Bernardo

Difícil é encontrar quem não caia de amores por esta que é considerada uma das maiores raças do mundo. O São Bernardo transmite ternura no seu olhar e, apesar daquele jeito de “cão grandalhão”, é extremamente fofo, daí entrar na nossa lista de cães fofinhos.

Embora seja um cão fofinho, por conta do seu porte avantajado, é geralmente um cão bastante calmo, pois tem alguma dificuldade para se movimentar. No entanto, isso em nada impede que expressem todo o seu amor pelos donos.

Ainda devido ao seu porte grande, o São Bernardo é um cão que se adapta melhor a ambientes espaçosos, não sendo um raça de cão adequada a apartamento. Cães desta raça são ótimas companhias para crianças, pois são donos de uma paciência notável. Brincalhão e encantador, o São Bernardo é uma excelente opção.

5. Golden Retriever

Mais um para a lista de cães fofinhos e brincalhões. O Golden Retriever é muito conhecido pela sua simpatia e o seu adorável pelo caramelo.

São cães apaixonantes, com os seus longos pelos que se localizam em pontos estratégicos, como as dobrinhas do braço, a lateral do rabo e as orelhas. O seu pelo não costuma formar nós, mas é importante que seja escovado diariamente para que se mantenha brilhante e saudável.

Difícil é não sorrir ao ver esta raça tão bonita e amistosa! E a lista de virtudes não acaba por aqui: são obedientes, inteligentes, adoram a companhia de crianças e outros animais e são exímios nadadores! Praticamente um atleta! Trata-se de uma raça que não podemos deixar de recomendar para quem gosta de cães fofinhos.

6. Corgi

Será um cãozinho ou um coelhinho? Os cães fofinhos desta graciosa raça não possuem rabo, tendo no seu lugar apenas uma “bolinha”, o que os fazem ser comparados, em aparência, aos coelhos.

Os seus pelos são longos, em tons de branco e caramelo. As patas são diminutas e o rosto é tão encantador que certamente fará sentir vontade de o apertar! Outra curiosidade interessante, é que o Corgi é a raça favorita da rainha Elizabeth (rainha do Reino Unido), que já teve mais de 30 companheiros desta raça ao longo da sua vida.

7. Lulu da Pomerânia

A fofura já começa pelo nome, não é verdade? Os Lulus da Pomerânia também entram na lista de cães fofinhos por serem pequenos, donos de um pelo invejável e uma energia que parece não ter fim! Por isso podem passar o dia todo a correr pela casa, pois a “bateria” é quase inesgotável!

São uma excelente companhia, ótimos guardiões, dado o seu forte instinto protetor, e fazem de tudo para captar a atenção dos seus tutores, embora se consigam adaptar com tranquilidade à sua ausência.

8. Cavalier King Charles Spaniel

Não é por acaso que esta raça ganhou um nome tão elegante, dado o seu nível altíssimos de charme e fofura! São cães muito amigáveis, destemidos, energéticos e não abrem mão da sua companhia, portanto, não se adaptam bem a longos períodos sozinhos em casa.

Prepare-se para lhes dar colo o tempo todo, pois adoram mimo e a presença dos tutores. Também por esse motivo, costumam ser cães fofinhos relativamente preguiçosos, ganhando peso com alguma facilidade. O ideal é que se faça caminhadas diárias para que ele se movimente e gaste energia!

9. Poodle

Nesta lista de cães fofinhos o Poodle não poderia certamente faltar! Trata-se de uma das raças mais populares do mundo, possui inúmeras qualidades que fazem dele um cão apreciado por muitos!

São obedientes, inteligentes, territoriais e muito apegados aos donos. São amigos das crianças e muito barulhentos, portanto, ótimos guardiões. O seu pelo é o seu maior diferencial: macios, fartos e espessos, dão-lhe um ar extremamente fofo. Sem falar na cor, que pode variar bastante, sendo comuns os tons branco, preto, castanho e cinza.

10. Shih Tzu

E pra fechar com chave de ouro a nossa lista de cães fofinhos, não poderíamos deixar de incluir o Shih Tzu, que coleciona milhares de admiradores em todo o mundo.

Trata-se de uma raça de cães fofinhos muito companheira e gentil, ideal para quem gosta de dar e receber carinho. São animados, embora não precisem de muito espaço, adaptando-se bem a casas pequenas, sendo tida como uma das melhores raças de cães para apartamento.

O seus pelo é longo, e exige cuidado para não ficar feio. Outra característica que exige atenção do dono é o focinho achatado, também conhecida como síndrome braquicefálica, que pode comprometer a respiração em atividades físicas mais intensas. São sensíveis a dias de calor, frio e humidade excessiva, são, portanto, amiguinhos sensíveis e que necessitam de alguma dedicação.

Gostou? Então que tal adotar um amiguinho de quatro patas? Experimente este amor incondicional e tenha uma vida certamente mais alegre! Não se esqueça de partilhar este artigo com os seus amigos que, assim como você, não resistem a cães fofinhos!

A redação do trabalhador.pt