Raças de cães gigantes: conheça as maiores raças do mundo

Quem pensa que apenas as raças de cães pequenos são as mais apreciadas está muito enganado! Existe certamente quem prefira raças de cães pequenos, no entanto, são muitos os amantes de cães de grande porte ou até raças de cães gigantes, cujo porte e robustez impressionam qualquer um.

Quando o melhor amigo do homem é forte por natureza, costuma esbanjar um ar extremamente protetor e, para alguns, até mesmo ameaçador, servindo como verdadeiras “sentinelas do lar”.

Por serem particularmente bons vigias, diversos criadores desenvolveram diferentes raças de cães gigantes, atendendo à procura de inúmeras famílias que necessitavam de um cão de guarda particularmente grande para os seus quintais e, claro, de um companheiro leal e carinhoso.

Para ser considerado um cão gigante, não é preciso que o animal se enquadre num determinado peso ou altura; não obstante, estima-se que essa denominação seja mais apropriada para os cães com mais de 45 quilos.

Alguns são mais altos e magros, outros, pesados e fortes, daí a dificuldade em os encaixar numa definição estanque. O que se sabe é que, embora o tamanho intimide à primeira vista, geralmente estes animais apresentam um comportamento dócil, tranquilo e amigável, características que fazem deles, além de ótimos protetores, excelentes companhias, inclusive para as crianças.

Ficou interessado sobre este assunto e quer saber mais curiosidades sobre as raças de cães gigantes? Então confira este artigo que preparamos para si! Boa leitura!

As mais conhecidas raças de cães gigantes

Existem inúmeras raças de cães gigantes. Na impossibilidade, de abordamos todas selecionamos algumas das conhecidas, populares ou curiosas:

1. Dogue Alemão

Dogue Alemão

Esta é um dos mais famosos exemplares entre as raças de cães gigantes. Isto porque atinge uns impressionantes 80 centímetros de altura e cerca de 62 quilos na fase adulta. O Dogue Alemão é um cão musculoso, que causa impacto e impõe respeito, sendo, portanto, um ótimo cão de guarda. Não é indicado que se crie este animal em lugares pequenos, como apartamentos, pois precisa de espaços amplos para se manter em forma.

2. Mastim Inglês

Mastim Inglês

O Mastim Inglês apresenta uma elevada quantidade de massa corporal, o que o faz entrar para a lista de raças de cães gigantes. Durante muito tempo o recordista da raça foi um cão chamado Zorba, que atingiu uns inacreditáveis 156 quilos.

Regra geral, estes cães atingem até 90 centímetros de altura e um peso de aproximadamente 113 quilos. Embora o tamanho assuste, o Mastim Inglês é um cão particularmente “fofo”, pois é bastante leal e carinhoso com os seus donos.

3. Mastim Napolitano

Mastim Napolitano

Não chega à altura do Mastim Inglês, seu primo de outras paragens, mas também apresenta proporções impressionantes. Pode atingir até 70 centímetros de altura e pesar 60 quilos de puro músculo!

Por ser um cão grande, pode aparentar ser um cão perigoso, impressão que logo se desfaz no primeiro contato, sobretudo ao dar-se conta da sua pele caída do focinho, o que lhe confere um ar afável. Esta raça é também muito amável e protetora, sendo ótima companhia para toda família.

4. São Bernardo

São Bernardo

Esta é uma raça bastante popular e que encanta todos! Ficou ainda mais conhecida depois do filme “Beethoven”, que conta a história de um cão São Bernardo e as suas trapalhadas em família. A fama de “maluquinho” e “trapalhão” não é por acaso: a raça é conhecida por não saber medir sua força e tamanho, o que o leva a arrastar e derrubar, sem querer, alguns objetos pela casa.

Pode pesar até 120 quilos e medir 90 centímetros de altura, porte que faz do São Bernardo um ótimo protetor do lar. Além disso, é conhecido por ser extremamente carinhoso e bondoso, peculiaridades que lhe deram o título de “cão ama”, visto que adoram cuidar da família.

5. Cane Corso

Cane Corso

Lembra-se do Dogue Alemão? Pois é, o Cane Corso é muito parecido em estatura, perfil e imponência. Não é tão volumoso como o Mastim Napolitano, porém, é bastante musculoso e pode atingir até 70 centímetros e pesar entre 40 a 50 quilos. É um exímio caçador, companheiro exemplar e gosta de espaços amplos que o permita correr e exercitar-se.

6. Terra Nova

Terra Nova

Trata-se de um cão que pode ser facilmente adestrado, possuindo uma habilidade impressionante para a natação. Por este motivo, é o preferido para o resgate de vítimas na água, o que só é possível graças ao seu porte que vai de 60 a 80 centímetros. O peso de um Terra Nova também impressiona, já que pode facilmente alcançar os 70 quilos de muita lealdade, bondade e companheirismo.

7. Fila Brasileiro

Fila Brasileiro

Entre as raças de cães gigantes está o Fila Brasileiro. Como o próprio nome diz, é um cão originário do Brasil, onde os cães de grande porte parecem ser particularmente populares. O seu físico lembra muito o dos Mastins, podendo atingir, na fase adulta, 55 quilos e 70 centímetros de altura.

Como a maioria das raças de cães gigantes, necessita de um espaço amplo para viver e de um dono que tenha uma voz ativa e espírito de liderança, pois podem demonstrar um temperamento um tanto ao quanto rebelde.

Não costumam ser propriamente amáveis com estranhos, demonstrando um comportamento intolerante e agressivo com pessoas que não conhecem. Portanto, tenha cuidado quando se aproximar, pela primeira vez, de um Fila Brasileiro.

8. Tosa Inu

Tosa Inu

Não está entre as raças de cães mais altas, mas certamente está entre as mais pesadas, podendo alcançar impressionantes uns 100 quilos! O Tosa Inu é conhecido não apenas pela sua robustez, mas também por ser um cão calmo, reservado e carinhoso, sobretudo quando está sob a batuta de um dono que impõe respeito e firmeza. Por ter um temperamento mais tranquilo, é uma boa companhia para as crianças, não se irritando facilmente com as suas brincadeiras.

9. Komondor

Komondor

Originário da Hungria, o Komondor definitivamente não passa batido por onde anda! Desta lista de raças de cães gigantes, é certamente aquele que apresenta o visual mais curioso, o que se dá pelo aspeto do seu pelo, que lembra bastante “rastas” de cabelo. Esta exótica pelagem precisa de cuidados regulares para que o animal não acumule sujidade e mau cheiro.

A sua personalidade é igualmente peculiar, pois o Komondor é um cão muito territorial, independente e protetor. É habitual atingir os 75 centímetros, e o seu peso pode chegar aos 60 quilos. Para que seja um cão feliz, precisa de um dono cuidadoso, que não abra mão dos cuidados de que necessita.

10. Dogue de Bordeaux

Dogue de Bordeaux

Embora tenha uma cara de bravo, o Dogue de Bordeaux é um “cão de família”, que gosta de demonstrar afeto, bondade e lealdade para com os seus donos. É um ótimo amigo das crianças, visto ser calmo, protetor e muito paciente. A sua aparência intimida, mas basta o primeiro contato para notar o quão gentil é esta raça. A sua altura atinge os 65 centímetros, e o seu peso pode chegar aos 65 quilos de muito músculo e fofura!

11. Landseer

Landseer

Quando colocado lado a lado com um Terra Nova, pode ser que deixe muitas pessoas intrigadas, visto que estas duas raças de cães gigantes são bastante parecidas. A personalidade também se assemelha, pois, o seu temperamento bondoso e obediente faz dele um ótimo nadador, capaz de salvar vidas em situações de perigoso. Um Landseer possui um temperamento gentil e sereno, podendo pesar até 80 quilos e medir 80 centímetros de altura.

12. Boerboel Africano

Boerboel Africano

Não é à toa que um Boerboel Africano precisa de bastante espaço para viver: esta raça de cão gigante pode atingir os 70 centímetros de altura e pesar cerca de 95 quilos. O seu corpo é forte e musculoso, o que pode intimidar quem não conhece sua personalidade tranquila, característica que faz deste um cão extremamente simpático com qualquer pessoa. Além disso, ele é super obediente, o que facilita o seu adestramento.

13. Deerhound

Deerhound / Lébrel Escocês

Também conhecido como Lébrel Escocês, o Deerhound é uma raça criada para caçar veados. O seu tamanho é realmente algo impressionante: 80 centímetros de muita imponência e competência! O seu peso pode atingir até os 50 quilos, embora a sua cabeça seja relativamente pequena. A sua pelagem é, regra geral, de cor cinza, embora também existam exemplares de outras cores, como caramelo e castanho.

14. Terrier Preto da Rússia

Terrier Preto da Rússia

Originário da antiga União Soviética, o Terrier Preto da Rússia foi criado nos anos 40, combinando em si uma mistura de 17 raças diferentes! Por ter um porte avantajado, podendo atingir 78 centímetros de altura e cerca de 60 quilos, eram utilizados para fins militares. A sua personalidade é calma, e são cães confiantes, corajosos e independentes. Por serem muito obedientes, podem ser facilmente treinados.

15. Leonberger

Leonberger

E nesta lista de raças de cães gigantes não poderia faltar o encantador Leonberger, que também recebe a alcunha de “cão suave”. É originário da cidade de Leonberg (daí o nome), na Alemanha, e apresenta um porte volumoso, atingindo 75 centímetros de altura e 68 quilos. Esta raça de cão gigante é famosa por ser muito resistente à água, bem como pela sua robustez, inteligência, lealdade e espírito brincalhão, por isso são companhias adoráveis para toda a família.

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)