Água micelar: conheça os benefícios para a sua pele

Com certeza já ouviu falar de água micelar. Afinal de contas, este produto inundou as farmácias e perfumarias, tendo-se tornado um essencial nos cuidados diários femininos.

Mas afinal, para que serve a água micelar? Além de ser uma ótima aliada na remoção da maquilhagem do rosto é também ótima opção para quem deseja manter a pele sempre limpa e saudável.

Neste artigo abordamos este produto, procurando dar resposta a algumas das perguntas mais frequentes. Confira!

O que é água micelar e para que serve?

A água micelar é um “produto multifunções”. Consiste numa loção de tratamento facial enriquecida com micelas, pequenas partículas que retiram a sujidade e as impurezas da superfície da pele, auxiliando na limpeza diária da pele.

É comum associar os cuidados com a pele à utilização de cremes e loções hidratantes, a verdade é que estes começam precisamente pela limpeza da pele. A higienização adequada permite a eliminação de impurezas, oleosidade, resíduos de maquilhagem, evitando a obstrução dos poros e propiciando a renovação celular.

A obstrução dos poros torna mais provável o aparecimento de doenças de pele, como a acne, por exemplo, e o aumento da oleosidade da pele. É precisamente aqui que entra a água micelar, assumindo-se como uma importante “ferramenta” de limpeza, eliminando resíduos que o sabonete não consegue.

Uma das vantagens da água micelar face a outros produtos para limpeza da pele, prende-se com o facto de ser um produto que não agride a pele, respeitando o pH natural. Além disso, ajuda na tonificação da pele, como também na eliminação de toxinas.

Como fazer uma limpeza adequada da pele?

O primeiro e mais importante passo é higienizar a pele logo pela manhã, a fim de remover o sebo acumulado nos poros durante a noite. Em seguida, basta seguir estes passos:

  1. Deverá começar por lavar o rosto com sabonete neutro;
  2. Em seguida, com o auxílio de um disco de algodão, passe água micelar no rosto;
  3. Deixe-a secar naturalmente e hidrate-a com um creme hidratante indicado para o seu tipo de pele;
  4. Depois da hidratação, aplique o protetor solar para proteger a pele dos raios ultravioleta;
  5. Por fim, basta aplicar a maquilhagem (se quiser, obviamente!).

É importante lembrar que quando a pele é corretamente higienizada, os ativos presentes nos hidratantes penetram melhor nas camadas da derme, agindo com mais eficácia.

Mas isso não quer dizer que o “trabalho está feito”, afinal de contas durante o dia a sua pele esteve exposta a diversos “agentes agressores”, sendo importante que ao chegar a casa proceda a uma nova limpeza de pele. Siga este passos:

  1. Lave o rosto com um sabonete neutro e seque-o;
  2. Em seguida, com o auxílio de um disco de algodão passe água micelar no rosto para retirar os resíduos de maquilhagem, protetor solar ou cremes usados durante o dia.
  3. Em seguida, hidrate sua pele com um hidratante noturno de sua preferência.

Para uma maior eficácia é importante que aplique água micelar durante o dia e também durante a noite, antes de dormir, de forma a regular o pH da pele e assim concluir o processo de higienização e tonificação da pele.

Como saber o meu tipo de pele?

Basicamente, existem quatro tipos de pele:

  • Pele seca – A característica principal deste tipo de pele é a falta de sebo e a carência dos lipídios necessários para reter e manter a humidade natural da pele. Geralmente tem o aspeto de pele apagada, áspera e sem viço.
  • Pele oleosa – Um tipo de pele com alta produção de sebo. É habitual “brilhar” e possuir poros visivelmente abertos.
  • Pele mista – É uma combinação de vários tipos de pele. Geralmente a zona T (testa, nariz e queixo) possui um pouco mais de oleosidade, enquanto que as bochechas são um pouco mais secas.
  • Pele normal – É o tipo de pele balanceada, onde as características estão equilibradas. A pele não é muito oleosa, nem é muito seca. O sebo total e a humidade presentes estão regulares.

A condição da nossa pele pode variar de acordo com fatores externos (condições climatéricas, exposição solar, entre outros) e fatores internos (alimentação, hidratação da pele, uso de medicamentos) aos quais estamos submetidos.

Para conhecer o seu tipo de pele é importante observar as características gerais da pele. Além disso, outro fator determinante para o tipo de pele é a nossa predisposição genética.

Cuidar da pele é fundamental

Faz ideia de quantas vezes por dia devemos lavar o rosto? Provavelmente não. De acordo com alguns especialistas é recomendando lavar o rosto, no máximo, duas vezes por dia, independentemente da pele ser seca, mista, normal ou oleosa.

Lavar o rosto demasiadas vezes pode originar um desequilíbrio no pH da pele, aumentando o ressecamento e diminuindo as suas defesas naturais.

Na hora de escolher uma água micelar, é importante ficar atento ao seu tipo de pele. Caso tenha uma pele oleosa ou pele acneica (com tendência para o surgimento de acne), recomendamos que opte por uma água micelar antioleosidade.

Já se tem a pele é seca ou normal, invista numa água micelar com função hidratante, que limpa, tonifica e hidrata ao mesmo tempo (uma espécie de “três em um”).

Benefícios da água micelar para a sua pele

  1. Limpa profundamente a pele – Além de acalmar e suavizar a pele, a água micelar é ideal para a limpeza diária da pele. Aplique um pouco do produto num disco de algodão e passe suavemente no rosto. Não é preciso enxaguar.
  2. Acalma a pele irritada – A água micelar possui propriedades calmantes, sendo perfeita para usar quando a pele está irritada ou após um peeling, por exemplo.
  3. Remove os resíduos de maquilhagem – Quem gosta de maquilhagem sabe o quanto é difícil retirá-la do rosto, não é mesmo? A água micelar é particularmente boa nisso.
  4. Hidrata a pele – A água micelar ajuda na hidratação uma vez que as suas propriedades hidratantes são facilmente absorvidas pela pele, deixando-a mais macia e viçosa.
  5. Ajuda na rotina de beleza em viagens – Por ser prática e simples de usar, a água micelar é o produto perfeito para a acompanhar durante as viagens. Se for viajar, não esqueça de a colocar na sua nécessarie.
  6. Ajuda a controlar a oleosidade – Dependendo do tipo de água micelar (antioleosidade ou multifunções), esta pode ajudar a regular a oleosidade da pele e na redução do ressecamento.

Esperamos que as dicas e informações tenham sido úteis!

A redação do trabalhador.pt