Como escrever uma ótima carta de apresentação?

Está à procura de emprego? Então, já sabe os documentos com que deve contar: currículo, carta de recomendação e carta de apresentação. O primeiro é, como sabemos, o mais indispensável, e embora a carta de recomendação e de apresentação não sejam sempre exigidas, podem ser uma mais valia. Este último documento é para muitos tão ou mais importante do que um currículo. Mas porque será? Neste artigo iremos mostrar como uma carta de apresentação bem redigida se pode tornar uma arma poderosa na batalha que é a procura de um novo emprego.

O que é uma carta de apresentação?

Trata-se de um documento através do qual deve expor os seus objetivos, capacidades, e motivações, de forma a dar-se a conhecer ao recrutador. Sendo este o primeiro grande elo de contacto entre o candidato e o recrutador, deve certificar-se de que o documento está bem redigido, possui um conteúdo apelativo, e que, de forma geral, passa uma boa imagem da pessoa e profissional que você é.

Seja honesto, mas não tenha medo de se elogiar, afinal tem apenas uma única oportunidade para causar uma primeira boa impressão. Lembre-se de que a carta de apresentação não é um resumo do seu currículo, mas sim um complemento. Assim, inclua aqui as informações que deixou de lado no currículo.

Qual a estrutura que deve seguir?

Vamos agora apresentar uma estrutura básica que as cartas de apresentação bem redigidas podem seguir:

  • Saudação – comece por se dirigir à pessoa a quem está a redigir a carta, “Prezado(a) nome…”;
  • Introdução – a introdução deve ocupar um ou dois parágrafos e serve para se apresentar brevemente, por exemplo, “O meu nome é João Santos e trabalho na indústria há 10 anos”.
  • Corpo – é nesta secção que deverá descrever com algum detalhe a sua experiência profissional, competências, motivações e objetivos de carreira. Essencialmente, deve utilizar este espaço para se dar a conhecer e para mostrar o quão útil o seu contributo seria para a empresa em questão;
  • Conclusão – pode concluir dizendo que está disponível para uma entrevista, deixando o seu contacto;
  • Assinatura – um elemento básico e imprescindível em qualquer documento, mas que pode acabar por cair no esquecimento. Lembre-se que sem assinatura, qualquer documento perde a credibilidade, e este não é exceção;

Mais à frente, iremos partilhar um exemplo de carta de apresentação que poderá servir como orientação.

Dicas para escrever uma carta de apresentação

Ao escrever uma carta de recomendação, pense de que forma se poderá diferenciar

Incluir a informação básica

Não se esqueça de incluir as seguintes informações básicas:

  • Nome da empresa a qual se candidata;
  • Nome do responsável pelo departamento a quem a carta é redigida;
  • O seu nome completo;
  • A sua assinatura (no fim do documento);
  • O seu contacto (telemóvel e email).

Utilize uma frase de abertura diferente

A competição na procura de emprego é algo desafiante, sendo que cada oportunidade para se destacar deve ser bem utilizada, e não há nada melhor do que começar a sua carta de apresentação com uma ou duas frases inesperadas. Por exemplo, em vez de escrever algo expectável como “Venho por este meio candidatar-me a esta vaga…”, coloque algo que deixe, de imediato, algum impacto positivo, “com os meus 15 anos de experiência no setor, venho por este meio mostrar as minhas competências…”. Além de fugir à regra, está desde logo a mostrar o seu valor.

Seja breve, mas eficaz!

Por muito que queira escrever sobre todas as experiências que viveu ao longo dos anos, lembre-se de que nem todas elas são relevantes para o trabalho a que se está a candidatar. Certifique-se de que utiliza uma linguagem formal, clara e direta. Além disso, evite escrever longos e cansativos parágrafos e vá direto ao assunto, focando-se apenas nas competências chave que mais farão sentido para o trabalho em questão. Com esta dica em mente, tente não exceder uma página. Lembre-se, quanto mais curta e direta for a carta de apresentação, melhor!

Mostre que é a pessoa certa para o trabalho

Se está à procura de uma oportunidade para mostrar o seu valor, agarre esta aqui mesmo. Esta não é a altura para ser modesto, por isso não tenha medo de se gabar, seja honesto e indique quais as suas competências e qualidades, e como estas poderão ajudar a empresa.

É importante combinar os seus atributos aos requisitos que a posição exige, pois só assim consegue demonstrar que é a pessoa certa. Pode optar por fazer uma breve lista das suas competências, complementando cada uma delas com a sua experiência profissional.

Outro fator crucial é mostrar confiança através das suas palavras. Certifique-se de que, na carta de apresentação, consegue transmitir uma mensagem assertiva e otimista, e que acredita plenamente que o seu contributo seria uma grande mais valia para a empresa.

Demonstre que está movitado

Por que decidiu candidatar-se a esta posição? Concorda com os valores da empresa? Acha que vai ter espaço para crescer a nível profissional? Gostava de contribuir para o sucesso da empresa? Reflita sobre as questões mencionadas e sobre muitas outras, pois é através das suas respostas que o recrutador percebe se as suas motivações estão alinhadas com os objetivos da empresa. Cada pessoa tem motivações diferentes, por isso certifique-se apenas de que expressa as suas de forma clara. 

Leia tudo de novo

Não pode ignorar a importância de rever um documento tão essencial como a carta de apresentação. Os erros ortográficos ou de formatação podem rapidamente comprometer a sua aceitação, algo lamentável, especialmente se a razão recair sobre a sua falta de atenção a detalhes tão pequenos como estes. Garantimos que estes 5 minutos de revisão podem salvá-lo de uma situação bastante indesejável e até mesmo vergonhosa.

Exemplos de cartas de apresentação

Como prometido, aqui partilhamos algumas minutas de cartas de apresentação que poderá usar como inspiração para a sua.

Carta de apresentação para um gestor de marketing

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de gestor de marketing. Por favor, encontre o meu CV anexado.

Terminei recentemente a minha licenciatura em Gestão na Universidade de Economia do Porto, e como pode ver no meu currículo, tenho exercido diversas atividades extracurriculares que acredito serem um contributo para o meu aprofundamento de conhecimento na área.

Sou uma pessoa comunicativa e adoro aprender novas coisas, estou sempre a procurar melhorar no que faço e acredito que o conhecimento que adquiri através do meu trabalho de curso, além do meu bom relacionamento com os colegas, me tornam um candidato ideal para esta oportunidade.

Estou interessado nesta posição, pois acredito que posso crescer muito ao trabalhar neste local. Estou confiante de que a minha paixão e entusiasmo pelo marketing podem trazer ainda mais benefícios para a empresa.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um arquiteto

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de arquiteta. Por favor, encontre o meu CV anexado.

Sou licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura do Porto. Nos últimos 5 anos, estive envolvida em múltiplos projetos de arquitetura paisagística em Lisboa, sendo que através destes trabalhos consegui desenvolver as minhas capacidades de comunicação, cooperação e gestão de tempo. A arquitetura paisagística é a minha grande paixão, mas também tenho muito gosto em participar noutros projetos.

Sou uma pessoa criativa, dedicada e muito focada no trabalho, pelo que sou completamente apaixonada pela minha profissão. Tenho uma longa carreira pela frente e muito que aprender, sendo que acredito que este seja o cargo certo para me levar a alcançar os meus objetivos profissionais.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um advogado

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de advogado na firma X. Por favor, encontre o meu CV anexado.

Sou licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho e trabalho há sete anos como advogado, tendo já passado por x firmas e trabalhado em diversos casos. O meu percurso profissional até agora permitiu-me desenvolver capacidades como a assertividade, foco e dedicação no meu trabalho. O meu maior objetivo é defender ética e eficazmente o meu cliente.

Acredito ter todas as capacidades e requisitos necessários para esta posição. Tenho experiência na área e olho para todos os casos com a maior seriedade e profissionalismo.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um fisioterapeuta

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de fisioterapeuta na clínica x . Por favor, encontre o meu CV anexado.

Licenciado na Universidade de Lisboa, conto com dez anos de experiência na área, tendo já percorrido vários hospitais, clínicas e centros de saúde da capital. Nos últimos dois anos decidi especializar-me na fisioterapia na área do desporto, mais concretamente ajudando atletas a recuperar de lesões. Neste momento, trabalho no Centro Desportivo de X três dias por semana e procuro agora um novo local de trabalho onde possa juntamente com o meu atual emprego melhorar as minhas capacidades e adquirir melhores competências.

Sou uma pessoa muito dedicado aos seus pacientes e ao desenvolvimento dos mesmos, sendo que estou sempre disponível para responder a quaisquer dúvidas que estes possam ter. Sou empenhado, focado e gosto de manter uma comunicação honesta e fluída com os meus pacientes, pois acredito que esta seja uma arma poderosa no que toca a estabelecer uma ótima relação médico-paciente.

Acredito ter todas as capacidades e requisitos necessários para esta posição. Tenho experiência na área e coloco o bem-estar dos meus pacientes sempre em primeiro lugar.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um professor

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de professor de Português na Escola Secundária X . Por favor, encontre o meu CV anexado.

Com mais de 15 anos de experiência e uma licenciatura e mestrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretendo agora levar os meus conhecimentos a novos alunos. Ao longo da minha carreira sempre tive o maior prazer em ensinar, ouvir e cativar os estudantes e os ótimos que resultados que os meus alunos sempre apresentaram são o reflexo da minha dedicação e paixão pelo que faço. Não há nada que me dê mais gosto do que nutrir nos estudantes a curiosidade e vontade de partilharem as suas ideias, crescendo e desenvolvendo o seu intelectual.

Por toda a minha paixão pela profissão e pelos métodos claramente eficazes que ofereço aos meus alunos, penso ser uma escolha muito adequada para este cargo.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um jornalista

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de professor de jornalista no jornal x. Por favor, encontre o meu CV anexado.

Após licenciar-me em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, fiz um estágio no jornal x, onde acabei por ganhar o meu primeiro emprego. Após oito anos, olho para essa primeira experiência na área como algo muito enriquecedor para o meu percurso que conta agora com inúmeras colunas de opinião em diferentes jornais nacionais e reportagens de investigação que deram frutos gigantes. Aliás, cheguei a trabalhar no terreno como repórter de guerra em países como a Síria e Afeganistão. Tenho o maior orgulho no meu trabalho: lutar eticamente para que a verdade seja exposta ao público.

Sou uma pessoa extremamente dedicada, determinada, corajosa e que adora correr riscos no bom sentido, gosto de me desafiar e de aceitar novos projetos se entender que estes têm algo benéfico a oferecer.

Penso que o meu percurso profissional aliado às minhas qualidades faz de mim a pessoa certa para este cargo.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para um personal trainer

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome)

Desejo candidatar-me à posição de personal trainer no ginásio x. Por favor, encontre o meu CV anexado.

Licenciei-me em Desporto pela Universidade do Porto e conto com cinco anos de experiência na área. Já trabalhei em três ginásios diferentes e tenho ainda uma grande plataforma nas redes sociais que me permite partilhar os meus serviços e adquirir clientes individuais com os quais marco várias sessões ao longo da semana. Devido ao meu alcance nas redes sociais, estou também a escrever um livro sobre exercício físico que planeio lançar no final do ano.

O fitness é a minha paixão e nada me dá mais prazer do que ajudar as pessoas a lutar e a alcançar os seus objetivos. As transformações às quais já assisti enchem-me de orgulho e os meus clientes estão gratos pela minha ajuda, sendo que mantenho também uma relação de amizade com muitos deles.

Penso que um bom personal trainer deve motivar os seus clientes, bem como estabelecer uma relação de confiança e à vontade com os mesmos. Esse é o meu lema e tem dado muitos resultados.

Aguardo ansiosamente por uma entrevista, onde poderemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Carta de apresentação para candidatura espontânea

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Prezado (nome),

O meu nome é Rodrigo Santos e licenciei-me recentemente em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estou a contactá-lo porque considero que a vossa empresa é o local certo para eu poder evoluir profissionalmente.

Estou atento aos projetos que criam e à mensagem uníssona que tentam passar ao público e acredito ter capacidades para ajudar a vossa empresa a produzir resultados ainda mais satisfatórios, razão pela qual apresento a presente candidatura espontânea.

Além de acompanhar e admirar o vosso trabalho, sinto genuinamente que este local teria muito a oferecer-me em termos de evolução e aprendizagem, pelo que estou muito entusiasmado por me candidatar a uma possível vaga.

Tenho toda a disponibilidade para prestar mais esclarecimentos, seja por entrevista pessoal ou através de qualquer outra forma que considerar necessária. Em anexo, envio o meu currículo para vossa análise.

Atenciosamente,

(Assinatura)

A carta de apresentação é uma ferramenta crucial para poder conquistar o recrutador antes do momento da entrevista. Por isso, certifique-se de que se explica da melhor forma e que se mostra como um elemento valioso para a empresa. Esperamos que estas dicas tenham ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.

Adicionar comentário