Durante uma entrevista de emprego, pode esperar vários tipos de perguntas, por vezes até podem surgir algumas pelas quais não esperava. Por exemplo, as suas fraquezas e qualidades irão certamente ser questionadas, além de todas as suas competências profissionais. Contudo, tem de estar preparado para enfrentar muitas outras perguntas, entre as quais, a forma como costuma reagir a críticas, tanto vindas de superiores hierárquicos, como de colegas de trabalho.
Esta pergunta foca-se mais no seu comportamento enquanto profissional e na forma como reage aos acontecimentos à sua volta. Neste caso, é importante fornecer alguns exemplos de situações que tenha vivido no passado, boas ou más, partilhando sempre o que aprendeu com a experiência. Neste artigo, iremos abordar algumas dicas que poderá adotar para se certificar de que responde corretamente à questão quando confrontado com a mesma.
Porque fazem os recrutadores esta pergunta?
Como em todas as questões colocadas, os recrutadores querem perceber se você é a pessoa correta para o trabalho. Perguntas do género “como reage a críticas?” ou “como reage quando um projeto em que está envolvido acaba por falhar?”, têm como objetivo ajudar o recrutador a compreender como lida com situações menos positivas, e por vezes inesperadas, quais os seus métodos e ética de trabalho, e se é capaz de tornar uma má situação em algo positivo.
Para os empregadores, não há melhor forma de prever o seu futuro desempenho do que olhar para o seu comportamento no passado, quando se viu deparado com cenários que muito provavelmente vai voltar a encontrar no novo emprego. Mais do que explicar as críticas que já recebeu e quais as situações em que estas surgiram, o mais importante para um recrutador é perceber como reagiu a estas, e mais crucial ainda, é avaliar se realmente aprendeu com os seus erros e recebeu o feedback fornecido com braços abertos.
Como deve imaginar, se perante as críticas revelar atitudes defensivas, ou que transpareçam frustração, arrogância e fúria, certamente não será o candidato ideal em nenhum local de trabalho. Isto pode parecer muito evidente para a maioria das pessoas, mas acredite que existem por aí muitos indivíduos que se acham os donos da razão e que pensam estar isentos de qualquer defeito. São essas pessoas que os recrutadores tentam evitar.
1. Não diga que nunca recebeu críticas
A sério? Nem uma dica do género “devias ter entregue o projeto mais cedo”, ou “chegaste 10 minutos atrasado, tem cuidado para a próxima”? Todas as pessoas já ouviram pelo menos uma vez na vida algum tipo de crítica no trabalho, você não é exceção de certeza. Somos seres humanos, falhar está no nosso ADN. Não tenha medo de mostrar fraquezas ou de partilhar experiências que o ilustrem como o contrário da versão que está a tentar passar.
Além disso, não se esqueça que as críticas não têm de ser todas negativas… já ouviu falar em críticas construtivas? Partilhe algumas. Mas, de qualquer das formas, mencione também as negativas. Se tentar passar uma imagem demasiado perfeita, o mais provável é que acabe por perder credibilidade, pois como já dissemos… todos nós já falhámos.
2. Não se mostre ofendido ou desconfortável com a questão
Uma pessoa bem resolvida e em paz com as críticas que recebeu é alguém confiante e confortável no que toca a falar sobre o tema. A vergonha ou arrogância revelam que esta é ainda uma questão sensível para si, ou seja, das duas uma: ou ficou tão afetado com o que ouviu que a sua confiança foi abalada, ou não sabe ouvir críticas porque acha que tudo o que faz é perfeito e inquestionável.
A boa notícia é que, se estiver perante o primeiro cenário, precisa apenas de algum treino. Lembre-se de que todas as pessoas já receberam, e recebem diariamente, críticas, negativas ou positivas. É verdade, ninguém escapa. Olhe para estas como uma forma de aprender e melhorar como pessoa e profissional.
Se, por outro lado, se encaixar no segundo cenário, recomendamos um choque com a realidade. Enquanto não o tiver, o mais provável é que não seja contratado tão cedo.
3. Que críticas recebeu? Como lidou com elas?
É aqui que passamos à ação. Descreva casos reais em que tenha sido confrontado com críticas, tanto de colegas como de superiores.
Comece por explicar a situação: foi durante o desenvolvimento de um projeto? As críticas estavam relacionadas com atrasos, falta de comunicação, mau ambiente no local de trabalho? Além de você, quem mais estava envolvido? Seja específico, os detalhes importam.
Descreva o processo. Após o feedback, quais foram passos que deu em direção à melhoria? Independentemente de pensar que a razão estava do seu lado, ou não, achou por bem levar em conta as críticas que recebeu? Porquê? De que forma tentou melhorar? Quais foram os métodos que adotou?
Por fim, partilhe os resultados. Os seus esforços levaram-no efetivamente a algum lado? É agora uma pessoa diferente? A forma como age hoje em dia reflete as aprendizagens que foi guardando ao longo da vida? Explique de que forma as críticas que recebeu moldaram a pessoa que é hoje.
Para poder responder com sucesso à pergunta “como reage a críticas”, terá primeiro de se sentir confortável com o tema. Não tenha medo de partilhar experiências, seja honesto e mostre-se recetivo a feedback menos positivo, pura e simplesmente porque, em primeiro lugar, considera que está suscetível a errar, mas também porque tem consciência de que apenas com as críticas poderá crescer como ser humano e profissional.
Adicionar comentário