Como responder à questão “porque quer este emprego?”

Se estiver na corrida por um novo emprego, o mais certo é que seja confrontado com esta questão durante uma entrevista de trabalho. Pode parecer algo fácil de responder, afinal se se está a candidatar a dado emprego é porque certamente já pensou em todas as razões para o fazer.

No entanto, não se deixe enganar. Esta é uma pergunta importante cuja resposta o recrutador valoriza muito. Assim, decidimos partilhar algumas dicas para que possa explicar as suas motivações da melhor forma possível.

1. Mostre o seu entusiasmo

Além das competências profissionais, os recrutadores valorizam a motivação de cada candidato. É importante mostrar que não quer qualquer trabalho, mas sim este trabalho. Para tal, recomendamos pesquisar sobre a empresa, perceber os seus valores e objetivos, e mostrar que se relaciona com os mesmos. É muito mais fácil mostrar-se interessado por algo que o motive e vá de encontro aos seus gostos/valores/preferências.

Especialmente no caso das pequenas empresas, é sempre impressionante quando o candidato conhece alguns factos sobre as mesmas. Hoje em dia, não há desculpa para não se informar, basta visitar o site da empresa, redes sociais, ou falar com um funcionário para perceber o ambiente do local de trabalho, algo que não consegue saber apenas através da internet.

2. Alinhe as suas competências com o cargo

Após mostrar o seu entusiasmo, está na altura de apresentar razões que façam de si um bom candidato. É aqui que deve falar sobre as suas competências e experiência profissional, mas mais importante ainda, deve alinhar estas com as exigências do cargo. Para tal, é preciso analisar os requerimentos da empresa.

Por exemplo, se estiverem à procura de uma pessoa criativa e que tenha facilidade em falar com o público, mencione experiências passadas em que teve de aplicar essas mesmas características. Talvez já trabalhou no atendimento ao público ou tenha desenvolvido projetos de publicidade para dadas empresa, onde a criatividade é um aspeto valorizado.

3. Conecte este emprego à sua carreira

É importante relacionar o cargo em questão com a sua carreira até ao momento. Por exemplo, talvez já tenha passado por muitos cargos de gestão, mas pretende agora subir um pouco na hierarquia e ficar responsável por um departamento inteiro. Se for esse o cargo disponível, e se tiver em conta a sua trajetória profissional até ao momento, esse desejo não vai parecer desajustado ou caído do céu, pois faz sentido considerando o seu histórico. Por outras palavras, irá demonstrar que considerou vários aspetos para se candidatar ao trabalho, e que simplesmente não se limitou a pensar aleatoriamente num novo cargo.

Contudo, se este for um trabalho fora da sua esfera profissional, não se preocupe. Basta apresentar razões e argumentos ponderados e válidos para querer este cargo. Muitas vezes, as pessoas decidem mudar de profissão e procuram novos desafios. Se for este o seu caso, não tenha medo em referi-lo. Basta pesquisar sobre a empresa e a treinar a sua resposta.

4. Enfatize os seus contributos

O que é que a empresa ganha com a sua contratação? De que forma pretende contribuir para os objetivos da empresa? Quais são os resultados que pretende originar? De que forma vai chegar até eles? São estas as questões em que se deve focar. Mencione as suas competências e experiência, bem como qualidades pessoais que fazem de si a pessoa apropriada para a posição.

Por exemplo, se no seu antigo trabalho conseguiu aumentar o reconhecimento da empresa através de inteligentes campanhas de publicidade, esta é uma boa oportunidade para mencionar esse feito. As entrevistas de emprego não são o melhor momento para se ser modesto (mas também não se gabe demasiado!)

5. Prepare a sua resposta

Por muito confiante que esteja na sua capacidade de fornecer uma resposta instantânea, não ignore o processo de treino. Estruture a sua resposta, certifique-se de que menciona todos os aspetos relevantes e pratique com um amigo ou familiar. Se achar necessário, pode mesmo gravar-se de forma a observar a sua postura e o tipo de discurso que está a utilizar.

Se combinar estas cinco dicas, certamente terá uma ótima resposta pronta a impressionar o recrutador. Podemos apenas acrescentar que é importante mostrar-se confiante e calmo ao longo de toda a entrevista, e não só perante esta pergunta. Esperamos que este artigo tenha ajudado.

trabalhador.pt

Adicionar comentário