Na economia de hoje, a competição entre quem procura e consegue um novo emprego é uma constante. Milhares e milhares de currículos são preparados cuidadosamente, lidos e relidos vezes sem conta, apenas para terem uns meros 5 segundos da atenção de um recrutador e serem eventualmente colocados de lado e substituídos por uns quantos outros. Este processo repete-se até que se encontre algo de especial… algo que se destaque.
Se está a ler este artigo, com certeza já experienciou a frustração de trabalhar arduamente para produzir um currículo apelativo, mas não receber aquele email ou chamada que tanto espera e que confirmam que o seu esforço foi compensado. A verdade é que, tal como você, estão também muitas outras pessoas à procura de uma nova oportunidade de trabalho, aquela que possa realmente levá-lo a alcançar os seus desejos profissionais.
A sensação de não ser escolhido, ainda mais não contactado para realizar uma entrevista, pode ser muito desmotivante. Por outro lado, revela certamente que algo está mal e que deve melhorar e consequentemente realçar o seu currículo para que este não fique perdido na maré. Aqui vão algumas dicas:
1. Utilize keywords corretamente
Muitas grandes empresas utilizam sistemas de identificação de palavras para facilitar o processo de escolha dos candidatos. Basicamente, este sistema permite encontrar palavras de interesse para os recrutadores. Por exemplo, se estiver a candidatar-se para uma posição de gestão de redes sociais, terá mesmo de colocar “gestor de redes sociais” no seu currículo, pois essas são as palavras chave que mais facilmente captarão a atenção de recrutadores para essa posição.
2. Mantenha a simplicidade
Não é suposto tornar o seu currículo numa obra de arte. Deixe de lado os símbolos, cores demasiado chamativas ou fontes muito artísticas. O essencial é passar a informação de forma simples e eficaz. Não precisa de adicionar demasiados elementos, até porque isso é distrativo.
Utilize um tipo de letra básico e compreensível por todos, certifique-se de que os títulos e subtítulos estão a negrito e utilize pontos ou números para melhor organizar a informação. Evite parágrafos demasiado longos e que percorram a folha de um canto ou outro. Demasiado texto pode tornar-se difícil de ler. Certifique-se que guarda o seu currículo em formato PDF para evitar inconvenientes de formatação.
Se estiver a candidatar-se para empregos em áreas mais criativas e descontraídas como o design, tente inserir no currículo algo que reflita a sua criatividade. Coisas pequeninas como mudar o título da secção “Educação” para “Aprendizagem” destacam-se por não seguirem o mesmo padrão de sempre.
3. Destaque a sua experiência
Muitas pessoas bombardeiam o recrutador com informação irrelevante. Qual é o interesse de dizer que já trabalhou num restaurante se está a candidatar-se a um trabalho na área da saúde? Partilhe apenas dados relevantes!
Outra coisa a ter em mente é que o seu currículo não é o espaço apropriado para ser humilde, ou seja, se tem apenas uma oportunidade para se dar a conhecer, certifique-se que menciona tudo o que alcançou e a experiência (relevante) que angariou ao longo do tempo. Mostre que é a pessoa correta. Mencione os prémios que ganhou, as promoções que teve, as notas altas que conseguiu na faculdade… seja convencido, é por uma boa causa!
4. Não diga os factos, conte as histórias
É extremamente aborrecido ler currículos onde a pessoa afirma “ter criado eventos” ou “ter criado campanhas de marketing de sucesso”. Onde está o elemento diferenciador? Muita gente já trabalhou nessas mesmas posições, o que faz de si melhor do que elas? Dê exemplos dos eventos que criou e quais os impactos que estes tiveram. Conte-nos sobre as campanhas de marketing que criou e quanto dinheiro e novos clientes conseguiu angariar com a mesma. Só assim conseguirá destacar-se.
5. Evite erros a todo o custo
Esta pode parecer uma dica óbvia, mas há uma lamentável quantidade gigante de currículos com erros gramaticais. Um detalhe tão pequeno que lhe tira a credibilidade e oportunidade de um novo emprego. Leia o currículo vezes sem conta, e quando terminar, peça a um amigo ou familiar para também o fazer. Um par extra de olhos é sempre uma boa ideia.
6. Peça feedback
Qual a melhor forma de perceber os seus erros se não perguntar diretamente a quem os encontrou? Se o empregador concordar e tirar um pouco do seu tempo para lhe fornecer feedback, este estará mais disposto para o aceitar como estagiário ou para uma futura nova posição. Mostrar interesse em aprender e melhorar é sempre uma estratégia inteligente que lhe pode ajudar a chegar longe.
Como já percebeu, não é fácil competir com milhares de candidatos com os olhos postos nas mesmas oportunidades que você. Seja diferente e criativo. Esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Boa sorte!
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