Espaços de coworking no distrito de Coimbra

coworking distrito coimbra

Se não vive debaixo de uma rocha, então já ouviu certamente falar de coworking. É uma nova tendência do mercado de trabalho que tem como objetivo primário a partilha não só do espaço físico, mas também de conhecimentos e experiências. O coworking tem a capacidade de impulsionar a cooperação e colaboração entre várias pessoas sem qualquer vínculo laboral entre si.

O coworking está a crescer em Portugal, não sendo um evento exclusivo da capital, se reside no distrito de Coimbra e tenciona vir a experimentar esta nova tendência, então fique a conhecer alguns espaços de coworking no seu distrito.

Cowork Pátio

Coworking Cowork Pátio
© Cowork Pátio | Câmara Municipal de Coimbra

O Cowork Pátio, nome diminutivo de Espaço Municipal de Cowork Pátio – Criatividade e Inovação, é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Coimbra inserido numa “estratégia de regeneração urbana” com o objetivo primário de “fomentar o espírito empreendedor e promover a dinâmica empresarial” na cidade de Coimbra. O espaço fica situado no Pátio da Inquisição, na Ala Central do Antigo Colégio das Artes.

O projeto visa ajudar empresas, associações e pessoas singulares em projetos/negócios embrionários, com um período de atividade inferior a três anos. O Cowork Pátio tem à sua disponibilidade espaços partilhados em estilo de open space – espaços abertos -, sala de convívio, sala de reuniões, salas para formações e workshops. A adesão é feita através de candidatura e tem regimes de utilização diária (pontual), mensal, semestral ou anual.

Cowork Torre Arnado

Coworking Torre Arnado
© Business Center da Torre Arnado

Situado no centro da cidade de Coimbra, o Business Center da Torre Arnado, apesar de não ser o foco central do seu negócio, oferece um espaço de cowork em modalidade de escritórios partilhados abertos a profissionais independentes que pretendam a oportunidade de trabalhar enquanto convivem e interagem com outros profissionais.

O Business Center da Torre Arnado, para além dos seus espaços de coworking, também disponibilizam escritórios privados – entre os 67 e 240 m2 -, escritórios virtuais e salas multiusos que podem ser desfrutadas para reuniões, ações de formação ou workshops, conferências, entre outros.

Work Café Santander

Work Café Santander
© Work Café Santander

O Work Café Santander que, para além de Coimbra, também funciona em Lisboa e Espinho é um espaço de coworking diferente dos demais, afinal é um café que foi criado com o objetivo de funcionar também como um espaço de cowork para clientes e não clientes do banco Santander de livre acesso, ou seja, sem custos de utilização.

O espaço localiza-se no Atrium Solum, na Avenida Elísio de Moura. A utilização das zonas comum do Work Café são totalmente livres, ao contrário das salas de reunião que carecem de marcação prévia. O Work Café Santander acaba por ser uma opção de espaço coworking mais em conta para quem está a começar.

Mercado de Ideias

Coworking Mercado de Ideias
© Mercado de Ideias

O Mercado de Ideias, situado no Mercado Municipal, é um projeto de coworking apoiado pelo Gabinete de Apoio ao Investimento da Câmara Municipal da Figueira da Foz. O objetivo por detrás do Mercado de Ideias é a criação de sinergias e partilha de ideas e espaço entre os profissionais que escolham ali trabalhar.

No regulamento do espaço é indicado que é destinado a projetos empresariais, em fase inicial, podendo estes ser “empreendedores, equipas, estudantes, investigadores e atividades de base tecnológica, serviços, inovação, entre outros, desde que revelem caráter inovador”.

A adesão, tal como acontece com o projeto de coworking desenvolvido pela Câmara Municipal de Coimbra, funciona através de candidatura cabendo ao Município da Figueira da Foz a avaliação das candidaturas e posterior aceitação dos candidatos.

Mais alguns projetos semelhantes:

  • WeCoimbra – Situado na Rua do Brasil, oferece espaços de trabalho partilhados ou individuais, para si e os seus colaboradores, possibilitando-o trabalhar enquanto cria novos contatos profissionais.
  • Nest Collective – Autointitula-se como um think tank desenvolvido em torno de uma visão de um espaço onde as pessoas possam fortalecer as suas ideias. O Nest Collective, tal como outros projetos de coworking, foca-se na partilha de conhecimentos e recursos, com o objetivo de cooperação comercial entre as empresas residentes do seu espaço.
  • Arganil Coworking – Desenvolvido pelo Município de Arganiel encontra-se no CETA – Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil. O projeto pretende ser acessível e impulsionar o empreendedorismo e apoiar os “profissionais liberais”, para tal, é possível aceder ao espaço de coworking e desfrutar dos seus serviços – secretária, Internet, impressões e cópias – desde 2 € por dia.

Conhece algum espaço de coworking no distrito de Braga que não esteja listado no presente artigo? Em caso afirmativo indique-nos qual.

Ana Amaral

Licenciada em Estudos Europeus e pós-graduada em Relações Internacionais e Marketing digital.

Adicionar comentário