Quando começa o verão em Portugal?

Quando começa o verão em Portugal

Mas afinal quando começa o verão? Esta é uma pergunta que pese embora pareça ter uma resposta simples, a verdade é que o assunto suscita ainda inúmeras questões.

De acordo com os meteorologistas, profissionais responsáveis por estudar os fenómenos climáticos, o verão começa, todos os anos, no primeiro dia de junho. No entanto, há quem afirme que a estação mais aguardada só tem início, de facto, algumas semanas depois, mais precisamente, durante o solstício, que acontece nos dias 20, 21 ou 22 de junho. Ou seja, a pergunta que se impõe é: quem tem razão em relação ao começo e fim das estações?

Bem, antes que a polémica seja estendida, é importante dizer que as estações são definidas de duas formas: estações astronómicas, isto é, aquelas que são baseadas na posição da Terra enquanto esta gira em torno do Sol, e estações meteorológicas, que por sua vez, são baseadas nos ciclos anuais de temperatura. Ambas dividem o ano em primavera, verão, outono e inverno; não obstante, as datas de início e término de cada uma são ligeiramente diferentes.

Mas, se ainda não compreendeu bem a questão, então continue a leitura para aprender a diferenciar as estações astronómicas das estações meteorológicas e entender de uma vez por todas quando começa o verão em Portugal.

O que são estações astronómicas?

Desde os primórdios, os humanos sempre observaram os céus para determinar as estações do ano. Com a introdução do calendário juliano (baseado no tempo da vida de Cristo), ainda na Roma antiga, foi possível assinalar pela primeira vez estas estações.

O calendário juliano tem por base uma medida do ano solar de 365 dias e 6 horas, um valor muito prático, que determina a introdução do dia bissexto de 4 em 4 anos, resultante da acumulação de 6 horas por ano.

Naquela época, as estações tinham início em dias diferentes dos dias da era moderna por causa das incongruências em relação ao calendário gregoriano, que até hoje continua a ser o mais utilizado no mundo, nomeadamente em Portugal e no Brasil. Importa referir que o começo de cada estação astronómica é marcado por um equinócio ou solstício.

O que é o equinócio?

Quando começa o verão
Quando começa o verão?

Durante o equinócio, aproximadamente metade do planeta está iluminada, enquanto a outra metade está na escuridão. Um fenómeno que desperta a curiosidade de muitas pessoas, que por sua vez, nem sempre o compreende. Vamos à explicação.

Os equinócios acontecem a cada seis meses, quando o dia na Terra está quase dividido ao meio, mais precisamente na primavera e no outono, época em que a órbita da Terra e a sua inclinação axial fazem com que o Sol fique diretamente por cima do Equador.

À medida que a nova estação avança, a posição solar continua a sofrer alterações e, a depender do hemisfério onde vivemos, os dias ficam gradualmente mais longos ou mais curtos até a chegada do solstício, fenómeno sobre o qual falaremos adiante.

Em que consiste o solstício?

Para entender definitivamente quando começa o verão em Portugal, é preciso saber mais sobre o equinócio, assunto que abordamos anteriormente, e sobre o solstício, fenómeno que marca os dias mais longos e curtos do ano.

Assim como acontece no equinócio, os solstícios são afetados pela inclinação da Terra e determinam o início do verão e inverno astronómicos. Quando o Hemisfério Norte está inclinado em direção ao Sol, por lá os dias ficam mais brilhantes e com aquela atmosfera inconfundível do verão. Durante esses três meses é expectável muito calor e pouca (ou nenhuma chuva). Enquanto isso, o Hemisfério Sul está inclinado para longe do Sol, mergulhado num inverno escuro.

Todavia, esta forma de medir as estações do ano apresenta alguns desafios, pois o ano solar tem aproximadamente 365.2422 dias terrestres, facto que inviabiliza a perfeita sincronização de qualquer calendário que se baseie na rotação da Terra em torno do sol. Por isso, as estações astronómicas têm início todos os anos em dias e horários diferentes, e ainda que essa diferença seja sutil, dificulta a manutenção das estatísticas climáticas empregues no comércio e na agricultura, por exemplo.

Por este motivo, os cientistas, nomeadamente meteorologistas e climatologistas, começaram a dar mais atenção para as estações meteorológicas, já que esta, além de mais simples, é também mais confiável.

Importância das estações meteorológicas:

Não é de hoje que os cientistas estudam os melhores métodos para prever as estações de crescimento, responder questões como a que deu origem a este artigo, isto é, quando começa o verão, bem como fenómenos do clima. Desde o século XVIII que se debruçam sobre esta questão, o que possibilitou a descoberta das estações meteorológicas, que apresentam mais sintonia com as temperaturas anuais e com o calendário civil.

Bem mais simples do que as estações astronómicas, as estações meteorológicas dividem o ano civil em quatro estações baseadas no ciclo anual de temperatura, cuja duração é de três meses cada. Desta maneira, o inverno acontece durante os três meses mais frios do ano, o verão nos três meses mais quentes e a primavera e o outono marcam os meses de transição, ou seja, quando não é muito quente, tampouco muito frio.

No Hemisfério Norte, a data de início de cada estação é o dia 1 de março (primavera), 1 de junho (verão), 1 de setembro (outono) e 1 de dezembro (inverno). Já no Hemisfério Sul, como num espelho, as estações estão invertidas: a primavera começa em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho.

É graças à consistência das estações meteorológicas que os estudiosos conseguem realizar complexos cálculos estatísticos que possibilitam fazer previsões e comparar as estações entre si. Ademais, estamos mais habituados a organizar as nossas vidas norteados pelos meses do ano do que pelas estações astronómicas, não é verdade?

Resumindo…

Por isso, quando lhe perguntarem quando começa o verão em Portugal, responda com toda certeza que não é o dia 1 de junho nem o solstício de verão, são ambos. E por falar em verão, agora que já sabe diferenciar estações astronómicas das estações meteorológicas, que tal conhecer alguns artigos relacionados? Confira:

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)