Queijo quark: benefícios, utilizações, receitas e cuidados

Já ouviu falar do queijo quark? Este delicioso queijo branco, fresco, de consistência cremosa e levemente ácido é bastante popular na culinária dos países europeus, sobretudo dos nórdicos. Por ser um dos queijos com melhor composição nutricional, isto é, mais saudáveis, é muito apreciado pelos desportistas, visto que não leva soro e possui um reduzido teor de gordura e um elevado teor de proteína de alto valor biológico.

Essas características fazem do queijo quark uma ótima opção para aqueles que desejam ganhar massa muscular. Além disso, este alimento é rico em cálcio, sendo um excelente auxiliar na manutenção da saúde dos ossos. Ou seja, o queijo quark possui uma infinidade de vantagens, o que o torna um alimento indispensável no seu cardápio diário.

Não bastasse tantas qualidades, o queijo quark, que tem sabor similar ao do iogurte e de cremes culinários, é também um ótimo ingrediente para diversas receitas, sejam doces ou salgadas, como o clássico cheesecake. A sua enorme versatilidade faz dele um produto multiusos que deve ter em sua casa.

Quer saber outras informações, como a composição nutricional e os benefícios do queijo quark? Então continue a leitura deste artigo e aproveite para o partilhar com os seus amigos. No seu fim, partilhamos algumas sugestões de consumo e receitas super saborosas que têm na sua composição este alimento tão saudável. Acompanhe!

Composição nutricional do queijo quark

O queijo quark é o campeão da tabela nutricional, sendo um dos queijos menos calóricos que existem, tendo apenas 60 calorias e 0,3 g de gordura a cada 100 gramas. Além disso, possui uma boa quantidade de proteína (10 g por cada 100 g de queijo), o que ajuda a propiciar uma sensação de saciedade. Um facto curioso e que comprova o poder deste alimento é o facto de chegar a ter quase a mesma quantidade de proteína que uma dose (25 g) de whey, a proteína do soro do leite usada por fisiculturistas.

Confira a tabela nutricional infra:

Valor energético Valores
Calorias60 Kcal
Proteína10,3 g
Hidratos de Carbono4 g
Lípidos / dos quais saturados0,3 g / 0,2 g
Fibra0
Cálcio12 0mg

O queijo quark é também uma fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como cálcio, fósforo, potássio, zinco e probióticos, fundamentais para a saúde cardiovascular, intestinal e sistema imunitário. A depender do leite que lhe dá origem, apresenta também um reduzido teor de lípidos e hidratos de carbono, pois não recebe adição de açúcar, ao contrário de alguns iogurtes.

Quanto ao teor de sódio, não sofre adição de sal durante a sua produção, o que faz dele uma excelente alternativa para aqueles que têm problemas de hipertensão arterial, doença cardiovascular ou outras patologias que exijam consumo reduzido de sal.

Quais os benefícios do queijo quark?

Como já deve ter percebido, são vários os benefícios do queijo quark. Em seguida, listamos alguns deles explicando o porquê de serem tão importantes:

1. Aceleração do ganho de massa muscular

O queijo quark contém proteínas de boa qualidade para quem procura a hipertrofia, isto é, o aumento do tamanho e volume dos músculos. O seu consumo deve ser feito no pós-treino e também de manhã, preferencialmente durante o pequeno almoço, quando o corpo ainda está com um nível baixo de reservas de proteínas.

2. Manutenção de massa muscular

Além de acelerar o ganho de massa muscular, o queijo quark também é importante para a manutenção da mesma. A ingestão diária das quantidades necessárias de proteínas é primordial para a manutenção e crescimento de novo tecido muscular, que fica cada vez mais forte e adaptado ao estímulo da atividade física.

3. Redução do apetite

Por ser uma rica fonte de proteínas – substâncias que contribuem para o aumento da saciedade -, o queijo quark é uma opção saudável para aqueles que desejam manter ou perder peso. Além disso, não possui açúcares, sendo a lactose natural (em pequena quantidade) o único açúcar presente no queijo.

4. Auxilia na digestão

O queijo quark passa pelo processo de fermentação, característica que contribui para o processo digestivo. Nele encontra-se a bactéria Lactococcus lactis, essencial para a saúde digestiva, além de possuir efeitos anti-inflamatórios que ajudam no tratamento de doenças como a colite.

5. É nutritivo e probiótico

O queijo quark fornece uma quantidade expressiva de vitaminas do complexo B e de minerais como o cálcio e o fósforo, fundamentais para a saúde óssea. Ademais, é fonte de ferro, potássio e selênio, minerais que, de diferentes maneiras, beneficiam a nossa saúde por completo. Por ser probiótico, isto é, por passar pelo processo de fermentação, o queijo quark é fonte de bactérias benéficas para a flora intestinal e para o sistema imunitário.

Como utilizar o queijo quark?

Por ter uma consistência e sabor parecidos ao do iogurte e dos cremes culinários, o queijo quark pode ser utilizado como um substituto desses ingredientes em diversas preparações, bem como ser consumido como ingrediente principal numa refeição intermediária, juntamente com cereais integrais, frutas e outras alternativas saudáveis.

Confira algumas sugestões de consumo:

  • Com frutas e nozes;
  • Na sopa, para dar cremosidade;
  • Bolos e doces;
  • Na salada;
  • No pão;
  • Temperado – servido como aperitivo;
  • Em molhos;
  • Adicionado a receitas como cheesecake, pão proteico, panquecas, mousses ou caril.

Receitas com queijo quark

As receitas que selecionamos para si levam o queijo quark como ingrediente e são ideais para qualquer ocasião. Por ser bastante versátil, o queijo quark combina bem com receitas doces ou salgadas, o que possibilita uma variedade de preparações que podem ser consumidas no seu dia a dia. Confira!

Mousse de manga

Ingredientes:

  • 1 manga madura;
  • 200 g de queijo quark 0%.

Modo de preparação: Misture todos os ingredientes numa liquidificadora ou robô de cozinha até ficar com uma consistência cremosa e sem grumos. Leve ao frigorífico e consuma a mistura bem fresca.

Gelado de Frutos Vermelhos

Ingredientes:

  • 150 g de frutos vermelhos congelados;
  • 90 g de queijo quark 0%;
  • 1-2 colheres de chá de goma xantana (opcional);

Modo de preparação: Triture todos os ingredientes e armazene no congelador.

Cheesecake de banana com quark

Ingredientes:

  • ¼ de aveia instantânea ou farinha de aveia;
  • 2 colheres de sopa de molho de maçã;
  • 170 gramas de queijo quark magro;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • ¼ de banana, esmagada;
  • ½ colher de chá de farinha maizena (amido de milho);
  • ¼ colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparação:

  • Pré-aqueça o forno a 150°C e aplique um pouco de spray antiaderente em duas formas para bolos pequenos;
  • Misture a aveia com o molho de maçã numa tigela pequena. Divida a mistura em dois e pressione-a contra as formas para bolos. Leve a assar ao forno a 150°C durante 8 minutos. Deixe arrefecer no forno;
  • Numa tigela de tamanho médio, misture o queijo quark com o mel até obter uma mistura bem cremosa. Em seguida misture também a banana, a farinha maizena e o extrato de baunilha. Deite esta mistura por cima da crosta das 2 formas;
  • Coloque as formas no forno e deixe-as a assar a 150°C durante aproximadamente 20 minutos. Deixe arrefecer à temperatura ambiente antes de cobrir com película aderente;
  • Deixe as formas a arrefecer no frigorífico durante pelo menos 3 horas antes de servir.

Paté de atum

Ingredientes:

  • 1 lata de atum ao natural;
  • 3 colheres de sopa de queijo quark 0%;
  • 1 ovo cozido picado (opcional);
  • Ervas frescas / especiarias / ervas aromáticas a gosto.

Modo de preparação: misture os ingredientes até formar uma massa. Leve ao frigorífico antes de consumir.

Pão nuvem (12 unidades)

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 90 g de queijo quark;
  • Sal q,b.;
  • Linhaça, chia ou outras sementes para colocar em cima (opcional).

Modo de preparação:

  1. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal;
  2. Misture as gemas e o queijo quark;
  3. Acrescente as claras com as gemas e o queijo;
  4. Unte o papel vegetal com um pouco de óleo de coco ou, se preferir, pulverize com azeite;
  5. Utilize uma colher para criar 12 pães e disponha no tabuleiro;
  6. Leve ao forno por 25 a 30 minutos a 160º, ou até ficar dourado.

Cuidados no consumo do queijo quark

O queijo quark, embora seja muito saudável e apresente pouca quantidade de lactose, é contraindicado para intolerantes ou quem tem intolerância à lactose. Além disso, não deve ser utilizado como fonte única de proteínas, sobretudo por pessoas que possuam diagnóstico de patologia renal, visto que a ingestão em excesso dessa substância pode ser prejudicial.

Caso tenha outras dúvidas em relação ao consumo do queijo quark, recomendamos que consulte um profissional de nutrição, pois este saberá orientá-lo quanto às melhores formas de incluir este alimento no seu cardápio, além de indicar outras fontes de proteína para enriquecer a sua dieta. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Graduada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)