Social media manager: o que é e qual a sua importância?

As redes sociais são para a maioria de nós um recurso divertido para partilhar memórias e vivências ou para criar e restabelecer relações com pessoas do nosso interesse. Além de serem uma ótima forma para usufruirmos de alguns minutos de distração e para conectarmos com pessoas nos quatro cantos do mundo, as redes sociais são hoje em dia uma ferramenta que vai muito além do usufruto pessoal.

A capacidade exponencial de alcançar um público cada vez mais vasto e global faz das redes sociais o recurso ideal para inúmeros negócios que pretendem alcançar um novo público, ganhar notoriedade, e consequentemente, alcançar mais vendas.

Desta forma, existe uma necessidade crescente em contratar profissionais especializados em marketing das redes sociais, que consigam atrair novos seguidores e potenciais clientes através de várias estratégias implementadas no online. É aqui que surgem os social media managers, ou gestores de redes sociais, em português.

Neste artigo iremos falar sobre esta profissão ainda não reconhecida por muitos, mas que certamente veio para ficar à medida que mais empresas procuram o meio online para expandirem os seus horizontes.

O que é um social media manager?

Um social media manager é responsável por criar uma estratégia de comunicação nas redes socias, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outras, de modo a atrair novos seguidores e convertê-los em clientes. Um social media manager pode trabalhar de forma independente, oferecendo os seus serviços através destas mesmas plataformas, ou pode também trabalhar diretamente no departamento de marketing e comunicação de empresas, integrando a equipa das mesmas.

Um social media manager precisa de conhecer muito bem tanto o seu cliente (normalmente uma empresa), como o público alvo da mesma, de forma a criar as estratégias e os conteúdos mais adequados e apelativos para os novos potenciais clientes.

Quais as tarefas de um social media manager?

Um social media manager desempenha diversas funções: pode trabalhar para uma pessoa que pretende dirigir mais tráfego para o seu website, uma empresa que deseja obter mais seguidores no Instagram ou para alguém que quer obter mais visitas no seu blog de viagens. Apesar de procurarem obter resultados em diferentes plataformas e de também diferentes formas, os objetivos são normalmente os mesmos: a conversão de visitantes e seguidores em clientes. Para tal, um social media manager precisa de realizar tarefas como as seguintes:

  • Pesquisa de mercado: a primeira tarefa que um social media manager precisa de desempenhar é estudar o mercado, os consumidores e compreender o que estes querem ver e, consequentemente, comprar. Só após esta análise será possível planear uma estratégia.
  • Seleção das redes sociais: Nem todos os clientes vão precisar de recorrer a todas as plataformas possíveis e imagináveis. O mais comum é precisarem apenas de usar o Instagram e Facebook, as redes mais usadas pelas pessoas. Após conhecerem o perfil do seu público-alvo, os social media managers selecionam as redes sociais nas quais este está mais presente e onde a comunicação com o mesmo mais fácil.
  • Definição da estratégia SEO: O SEO, Search Engine Optimization é uma ferramenta que permite melhorar o desempenho de determinada página web nos motores de busca. Por exemplo, quando bem aplicado, o SEO pode ajudar o blog de um cliente a aparecer entre os primeiros resultados de uma determinada busca no Google, o que aumenta a probabilidade de mais pessoas clicarem neste mesmo blog. O social media manager precisa de estudar bem as estratégias SEO, pois quando bem realizadas, os resultados gerados podem ser muito positivos.
  • Conhecimento de Analytics: Quando um social media manager percebe de Analytics, tal significa que sabe analisar os números associados aos cliques, alcance, menções, visualizações, novos seguidores, etc. Ao perceber o que cada uma destas variantes significa, torna-se muito mais fácil compreender se os métodos implantados estão a ter resultados positivos ou negativos.
  • Criação de conteúdos: Assim que souber o que o seu público-alvo pretende ver nas redes sociais, o social media manager precisa de criar esse mesmo conteúdo, para que possa alcançar o interesse do público.

Por exemplo, imagine que é um social media manager e trabalha diretamente com um ginásio local que pretende atrair mais seguidores no Instagram. O seu trabalho pode ser criar conteúdos relacionados com exercício físico, por exemplo, vídeos onde aparecem os professores a dar determinadas aulas. Por outro lado, pode também partilhar as promoções mensais disponíveis. O mais importante é criar valor para os seus potenciais seguidores. Coloque-se no lugar deles. Se também fosse amante de fitness, o que gostaria de ver nas redes sociais?

  • Copywriting: Por norma, um social media manager escreve muito, desde descrições nas redes sociais, a introduções envolventes, títulos apelativos e longos textos que proporcionem valor ao público-alvo. Além de escrever muito, este profissional precisa de saber adaptar a sua escrita às diferentes plataformas. Por exemplo, enquanto que no Facebook a linguagem utilizada é mais descontraída, no LinkedIn normalmente recorre-se a um discurso mais formal. Tudo isso é importante e deve ser tido em conta pelo social media manager.

Qual o perfil de um social media manager?

Para realizar um bom trabalho, um social media manager deve reunir algumas das seguintes características:

  • Criatividade: Principalmente no que toca à criação de conteúdo, um social media manager deve ser criativo de modo a pensar em estratégias inovadoras que possam interessar o público-alvo.
  • Capacidade de análise: Mais do que planear, este profissional passará muito tempo a analisar se as estratégias até certo ponto implementadas estão a ter frutos;
  • Capacidade para vender/comunicar: Afinal, o objetivo da maior parte dos clientes de um social media manager é aumentar as suas vendas através de uma comunicação mais eficaz com o seu público-alvo. Para isso, precisam de contratar uma pessoa qualificada para tal.
  • Capacidade de adaptação: O mundo das redes sociais está em constante mudança, daí a capacidade de adaptação ser uma característica importante num profissional de social media.
  • Vontade de aprender: Um social media manager precisa de estar sempre atento às alterações que as redes sociais sofrem, sendo que muitas vezes necessitam de aprender novas ferramentas e utilizar novos recursos que permitam alcançar o objetivo final.

A profissão de social media manager está a sofrer um crescimento exponencial devido ao número cada vez mais elevado de empresas e profissionais que estão a descobrir as potencialidades das redes sociais. Um social media manager é então um aliado importante, pois possui as capacidades necessárias para atrair novos seguidores e potenciais clientes para qualquer negócio. Esperamos ter ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.