Bodas de diamante: origem, significado e comemoração

Com o decorrer dos anos juntos, o casamento torna-se cada vez mais sólido, sobretudo quando o casal aprende a crescer em união e a preservar os sentimentos positivos para conceber um amor resiliente. E quando este amor resiste a ação do tempo, amadurece e supera os percalços durante sessenta anos, o casal celebra, no seu aniversário de casamento, as bodas de diamante.

Diferentemente das outras bodas de casamento, as bodas de diamante são uma ocasião rara e particularmente festiva, em que o casal e a família que floresceu daquele relacionamento celebram seis décadas de um amor tão valioso quanto um diamante. Descubra mais sobre as bodas de diamante, nomeadamente a sua origem e significado, além de sugestões para comemorar a data!

Bodas de diamante: significado e origem

Comemoração comum em diversas culturas, as bodas de casamento são uma celebração criativa que tem como objetivo homenagear todos os anos que um casal permanece unido. A palavra “boda” é originária do latim e pode ser traduzida literalmente como “voto” ou “promessa”, cujo significado remete, metaforicamente, ao voto contínuo de compromisso com um relacionamento.

De acordo com a história, o costume de comemorar os aniversários de casamento surgiu durante a Idade Média, mais precisamente na Alemanha. Segundo a tradição, os povos germânicos realizavam festas em homenagem aos casais da alta nobreza, onde os maridos presenteavam as respetivas esposas com adornos de prata – para os vinte e cinco anos de casamento – ou com adornos de ouro – para os cinquenta anos de casamento. Mais tarde, a festa difundiu-se por todo o mundo e os adornos, por sua vez, foram substituídos pelas tradicionais alianças.

Na atualidade, cada boda de casamento tem como símbolo um material, que procura representar a importância daquela união. E no caso do aniversário de sessenta anos de casamento, a escolha do diamante como material não é por acaso. O diamante é a substância mais resistente, estável e rígida encontrada na natureza, podendo representar perfeitamente a consolidação total de um matrimónio – isto é, quando o casamento se torna tão tenaz quanto o diamante.

Organizar a festa de bodas de diamante

Habitualmente organizada pelos filhos e netos do casal como forma de o homenagear, a festa em comemoração das bodas de diamante consiste num evento tradicional, que pode ser ou não similar a uma cerimónia de casamento e que tem como objetivo principal celebrar a trajetória dos casados e renovar os votos de casamento para os anos que seguirão.

Nesse contexto, embora não haja uma forma ideal de organizar a festa das bodas de diamante, existem alguns detalhes que são indispensáveis. Em primeiro lugar, é preciso consultar a disponibilidade dos casados para uma festa, uma vez que as limitações da idade, da saúde e até do temperamento podem influir na decisão. Posteriormente, os parentes devem procurar entender a personalidade do casal homenageado e da própria família, que pode optar por uma grande festa formal num salão de festas ou ainda, uma simples reunião casual apenas para familiares e amigos próximos.  

Resolvidos esses grandes detalhes, é possível começar a planear o evento. Confira abaixo algumas etapas da organização da festa em homenagem às bodas de diamante!

A data

Com o número de convidados e o local já decidido previamente, é preciso pensar sobre quando e a que horas se realizará o evento. Tradicionalmente, é escolhido o mesmo dia em que o casal oficializou o matrimónio, embora esta escolha possa não ser viável, uma vez que poderá ser um dia de semana ou um dia em que o local desejado para a festa está indisponível. Em todo o caso, optar por qualquer dia do mês ou do ano em que o casal completa os sessenta anos de casamento já torna a festa especial.

Os convites

Para as bodas de diamante, os convites podem ser confeccionados em tons de branco, bege ou areia. Por outro lado, para os casais mais modernos, também é possível adicionar cor, podendo optar por um envelope na sua cor favorita e um convite fabricado em acetato – um material transparente, similar ao vidro, que remete ao diamante. Por fim, adicionar desenhos em formato de diamante podem incrementar o convite.

Decoração

A decoração pode ser feita pelos próprios filhos, netos e demais familiares envolvidos na organização da festa, sempre tendo em consideração a personalidade e os gostos do casal homenageado. Nesse caso, o ideal é que a decoração contenha o diamante como tema principal, além de refletir os sessenta anos de história do casamento. Assim sendo, algumas ideias para a decoração das bodas de diamante incluem:

  • Centros de mesa feitos de vidro – exemplo: jarros de vidro com flores brancas e para mantê-las em pé, diamantes artesanais.
  • Peças de cristal, como taças, pratos e castiçais com velas.
  • Materiais brilhosos e reluzentes, como tecidos de paetê, glitter, espelhos, entre outros.
  • Balões de hélio com os números “6” e “0” como plano de fundo da festa.
  • Fotos do casal espalhadas pelo evento, preferencialmente contendo a data (ou apenas o ano) em que cada foto foi tirada.
  • Placa contendo “60 anos de casados. 21.900 dias, 525.600 horas, 31536000 minutos juntos.”
  • Espalhar pela festa elementos significativos da história do casamento, como cartas, presentes, fotos dos filhos, vídeos que podem ser reproduzidos em um telão, etc.

Vestuário

O vestuário escolhido irá variar conforme a preferência dos casados, bem como o tipo de evento. Para a família que optou por um evento formal, os vestidos longos e fatos estruturados são a melhor opção. A esposa, pode optar por um vestido em tons de branco, enquanto o marido pode optar por um fato cinza, a combinar com o tom escolhido pela esposa.

Em contrapartida, caso a família tenha optado por uma reunião casual em família, os casados devem escolher roupas mais confortáveis e que expressem melhor a sua forma de vestir. Nesse caso, são recomendáveis tecidos leves e naturais, especialmente se o evento for diurno, como um almoço ou um brunch.

Entretenimento

Para entreter os convidados e tornar a festa ainda mais animada, a família pode contratar uma banda ou fazer uma seleção de músicas que retratem a história do casamento. Além disso, se os casados tiverem guardados filmes antigos, esse será o momento ideal para os exibir e recordar os momentos especiais em família.

Os filhos também podem realizar brincadeiras com o casal e com os convidados, como um questionário com várias perguntas sobre o casamento e sobre a família. Cada pergunta certa pode ser premiada com um brinde especial ou algum doce da festa.

O bolo e os doces

Uma mesa de doces com um bolo destacando no centro é indispensável em qualquer evento formal e para as bodas de diamante não poderia acontecer de forma diferente. Algumas ideias para a mesa de doces incluem:

  • Bolo tradicional de casamentos: branco e com vários andares, preferencialmente com detalhes que façam referência ao casamento, como uma miniatura do casal ou o número sessenta.
  • Mesa de doces variadas, desde os doces tradicionais, até aos doces preferidos do casal e da família.
  • Sobremesas especiais, como morangos cobertos com chocolate ou mousses.

Ementa

O cardápio da festa em homenagem as bodas de diamante deverá ser escolhido levando em consideração o tamanho da festa, o horário e o gosto do casal. Dessa forma, festas pequenas as adaptam-se melhor com pratos únicos, enquanto as festas grandes podem contar com um serviço de buffet completo – com entradas, prato principal e sobremesa. Em todo caso, o ideal é fazer uma seleção de comidas leves e “democráticas”.

Para as bodas de diamante, sugere-se servir os pratos em louça de cristal, com taças de vidro e talheres reluzentes de prata.

Fotógrafo

Independentemente de se tratar de uma festa formal ou de um evento casual, contratar um fotógrafo é fundamental para registrar mais um marco da vida do casal. Ademais, os filhos e netos podem, inclusive, presentear os seus pais ou avós com uma sessão de fotos.

Presentes para as bodas de diamante

Presentear num momento tão especial quanto o aniversário de sessenta anos de casamento também é uma forma de homenagear as bodas de diamante. E, segundo a tradição, o sexagésimo aniversário de casamento deve ser preferencialmente comemorado com diamantes. Os diamantes são uma forma maravilhosa de simbolizar um amor maduro e duradouro, uma vez que são concebidos ao longo de muitos anos, sendo admirados e fortalecidos ao resistir a grandes pressões.

Entretanto, para aqueles que não podem optar por diamantes, existem diversas alternativas dentro e fora do tema. Reunimos abaixo cinco sugestões de presentes para as bodas de diamante, confira:

1. Terrário de vidro em forma de diamante

Se está à procura de um presente temático para um ou dois amantes de plantas, um terrário de vidro em forma de diamante é uma boa opção para iluminar a sala de estar dos casados. Os terrários podem alojar pequenas plantas ou até mesmo velas perfumadas. Além disso, devido à sua natureza saudável, os cactos, por exemplo, são uma boa metáfora para o amor resistente, mas que necessita de cuidados diários para permanecer resiliente.

2. Quadro com árvore genealógica

Qualquer casal com uma longa história vai adorar exibir uma árvore genealógica com todos os membros da família que surgiu a partir do seu amor. A melhor parte, é que os quadros podem ser preenchidos com fotos especiais de toda a família.

3. Chaveiro de acetato com calendário

Um chaveiro fabricado em acetato com um calendário a indicar o dia, o mês e o ano em que o relacionamento do casal começou é também uma ótima sugestão de presente para aqueles que estão à procura de uma alternativa mais simples. O chaveiro pode ser personalizado com alguma frase em homenagem as bodas de diamante ou com número “60”, indicando os sessenta anos de casamento.

4. Serviço de jantar

Presentear o marido, a esposa, os pais ou avós com um serviço de jantar é uma ótima forma de renovar as refeições dos casados. Para as bodas de diamante, sugere-se que as louças sejam de cristal ou de vidro, com itens tão reluzentes quanto um diamante.

5. Leitor digital (ebook)

Para os casais amantes da leitura, optar por um leitor digital pode ser a melhor alternativa para os livros impressos, que, por vezes, podem ser caros e ocupar muito espaço nos armários. Atualmente, os leitores digitais são desenvolvidos para todas as idades, possuindo uma interface intuitiva e de fácil uso, além de da bateria duradoura. Com este dispositivo, é possível ter um grande acervo de títulos de forma económica, fácil e rápida.

Mensagens para as bodas de diamante

Para acompanhar um presente especial ou para o ajudar a protagonizar um momento romântico durante a festa de comemoração das bodas de diamante, que tal escrever uma mensagem especial à mão em homenagem aos casados ou a pessoa amada?

Seja marido, esposa ou parente, veja abaixo algumas sugestões de mensagens para às bodas de diamante. Sinta-se à vontade para personalizar de acordo com a sua preferência.

Dos parentes para o casal:

  • “Parabéns por completarem sessenta anos juntos. Os dois parecem ter sido abençoados para viverem um amor tão pleno e admirável por tantos anos. Feliz sessenta anos de casamento!”
  • “Vocês são uma inspiração de amor para toda a família. Espero um dia conseguir viver um amor tão belo quanto o vosso tem sido até aqui. Feliz aniversário de casamento.”
  • “Para o casal no seu 60.º aniversário. Todos os aniversários de casamento são especiais, mas este é extraordinário! Vocês são um casal maravilhoso e estamos orgulhosos de fazer parte das vossa família.”

Para o cônjuge:

  • “Que o nosso casamento possa ser como o meu amor por ti: eterno. Feliz sessenta anos de casamento. Amo-te!”
  • “Feliz aniversário para nós os dois, meu querido/minha querida. Fizeste estes sessenta anos os mais felizes que um homem/mulher pode ter, digo isso do fundo do meu coração.”
  • “Quando nos conhecemos, pude encontrar também o verdadeiro significado de felicidade. E desde então, foram sessenta anos de muita felicidade, meu amor. Feliz aniversário de casamento!”

A redação do trabalhador.pt