Bodas de platina: significado e comemoração

Bodas de platina

Importante marco na trajetória de qualquer casal, o aniversário de casamento é uma celebração comum em diversas culturas, cujo objetivo é homenagear a resistência e a resiliência do amor do casal através dos anos.

Em raras ocasiões, quando o casamento permanece sólido mesmo após setenta anos de matrimónio, os casados celebram, no seu aniversário de casamento, as bodas de platina.

Por se tratar de um casal com uma idade mais avançada, a celebração das bodas costuma acontecer de forma sucinta, sempre organizada pelos filhos e/ou netos do casal, como forma de os homenagear e presentear.

Para evitar que esse momento especial passe despercebido, reunimos neste artigo algumas sugestões de como comemorar as bodas de platina de forma simples. Boa leitura!

Qual o significado das bodas de platina?

As bodas de casamento são uma forma de comemoração criativa que tem como objetivo homenagear a longevidade de um casamento, na qual cada ano em que o casal permanece unido é simbolizado por algum tipo de material – sempre partindo do pressuposto que, quanto mais duradouro é o casamento, mais resistente é o material escolhido para o representar.

No caso do aniversário de 75 anos de casamento, o material escolhido é a platina, um tipo de metal escasso na natureza, que simboliza a raridade do amor que completa sete décadas de existência.

Embora as bodas de casamento sejam uma comemoração muito comum na atualidade, esta festa é milenar e teve início na Alemanha, durante a Idade Média. De acordo com a história, a nobreza germânica realizava grandes festas para homenagear os casais que chegassem ao seu vigésimo quinto ou quinquagésimo aniversário de casamento, onde os homens presenteavam as respetivas esposas com tiaras de materiais preciosos, como a prata e o ouro – representando a riqueza daquela união. Aos poucos, a festa tornou-se uma tradição em toda a Europa e mais tarde, as tiaras foram substituídas pelas alianças.

Atualmente, as bodas de casamento homenageiam desde o primeiro mês – bodas de beijinhos – até os cem anos de casamento – bodas de jequitibá. Poucos são os casais que conseguem comemorar as bodas de platina e por isso, o momento requer a devida celebração.

Como comemorar as bodas de platina?

Com ou sem festa, comemorar as bodas é algo essencial que não deve ser deixado de lado, mesmo com as dificuldades provenientes da idade do casal. Diante disso, a família pode (e deve) ficar disponível para organizar uma surpresa para o casal aniversariante, homenageando o amor e relembrando a sua trajetória juntos.

Confira abaixo algumas sugestões de como comemorar as bodas de platina de forma simples, mas especial. Fique à vontade para as adaptar de acordo com a realidade do casal!

1. Festa para as bodas de platina

Algumas famílias não dispensam uma comemoração festiva, sobretudo numa data tão especial quanto o aniversário de setenta e cinco anos de casamento dos seus pais ou avós. Nesse caso, o mais importante é, primeiramente, consultar se os casados estarão à vontade com uma festa e, em caso afirmativo, dar os primeiros passos na organização de um evento simples e casual para familiares e os amigos mais próximos – idealmente limitando-se a cinquenta convidados.

Quando esses pormenores forem resolvidos, é fundamental planear com a devida antecedência os outros pormenores da festa, mesmo que seja uma comemoração mais simples. Para isso, confira abaixo algumas etapas para a organização da festa das bodas de platina:

a) Local da festa

Irá variar de acordo com o número de convidados escolhidos, podendo ter lugar num pequeno espaço para eventos ou ainda, na própria casa do casal – tornando a festa mais especial e intimista.

b) Data e hora

Por se tratar de um aniversário de casamento, idealmente a festa deve acontecer na mesma data em que o casal realizou o seu matrimónio, ou apenas no mesmo mês ou no mesmo ano. Em todo caso, o importante é escolher um dia com uma temperatura amena, preferencialmente com o evento a acontecer no final da tarde.

c) Convites

Como é um evento pequeno e destinado aos familiares e pessoas próximas, os convites podem ser enviados por telemóvel ou através da internet, nomeadamente redes sociais. Poderá ser usada uma imagem com o nome dos casados e o número “70” para tornar o convite mais especial.

d) Decoração

Um casamento de setenta e cinco anos de duração possui a sua história como algo precioso e por isso, a decoração do evento deve refletir os anos que o casal permaneceu unido. Como sugestão, a família pode espalhar fotos contendo o ano em que foi fotografada, bem como reproduzir vídeos do casal e da família.

Outras ideias para a decoração incluem:

  • Balões com os números “7” e “0”;
  • Adornos decorativos em cores metálicas ou acinzentadas – representando a platina;
  • Centros de mesa feitos de prata, como velas com castiçais ou flores com jarros de prata.

e) Ementa, bebidas e bolo

Para a escolha do cardápio, a família deve considerar os ingredientes favoritos dos casados e colocá-los como parte das receitas que irão compor o menu do evento. Caso pretendam, podem também encomendar doces e um bolo de camadas, com detalhes prateados e com o número “70” no topo. E por fim, no caso das bebidas, estas devem agradar a todos e conter opções variadas com e sem álcool.

f) Entretenimento

No dia da festa, os familiares devem ser criativos e apostar em dinâmicas animadas que envolvam toda a família na história do casal. Podem ser realizadas algumas “brincadeiras” como um questionário sobre a vida do casal, premiando os vencedores com uma miniatura do casal ou com algo relativo à temática da festa.

2. Presentes para as bodas de platina

Presentear o marido, a esposa, os pais ou os avós no seu aniversário de casamento é outra forma simples, mas significativa de se comemorar as bodas de platina, sobretudo se o presente for personalizado.

De acordo com a tradição, o presente escolhido para as bodas de platina deve , teoricamente, conter platina. No entanto, este metal é pouco comum, sendo encontrado apenas em alguns tipos específicos de joias, além de possuir um altíssimo valor – nem sempre acessível. Para facilitar a procura e continuar no tema, é possível recorrer a presentes feitos em prata, já que tanto a prata quanto a platina são metais valiosos e de cores similares.

Confira infra sugestões de presentes com e sem platina:

  1. Joias: Braceletes, pulseiras, relógios, anéis, brincos, correntes… São muitas as opções de joias que podem ser feitas com platina e pedras preciosas ou ainda, fabricadas com uma mistura de prata com platina.
  2. Mola para gravatas ou botões de punho: os botões de punho ou molas para gravatas em platina ou prata fina são uma escolha elegante para os maridos que costumam usar fatos no dia a dia. Para adicionar ainda mais sentimento, é possível gravar nas peças de prata a data do casamento, as iniciais do casal ou alguma mensagem especial.
  3. Faqueiro e conjunto de talheres: Um faqueiro em prata nobre pode ser uma ótima opção para dar um toque sofisticado às refeições do casal. O presente também pode ser utilizado durante o jantar de comemoração das bodas de platina.
  4. Caneta de luxo platinada: Embora pareça ser algo relativamente simples, as canetas de luxo são uma opção de presente sofisticado, muito útil para o dia a dia e, nesse caso, podem ser banhadas em platina e gravadas com as iniciais do casal – o que aumenta o valor material e sentimental da peça.
  5. Molduras duplas para fotos: As fotos representam a trajetória do casal e para o aniversário de setenta e cinco anos de casamento,  estas merecem um lugar de destaque numa moldura dupla (com espaço para duas fotos) que pode ser banhada em platina ou em prata fina.

3. Almoço, brunch ou jantar em família

Reunir toda a família para um almoço, brunch ou jantar é também uma alternativa para comemorar as bodas de platina de forma casual. Para isso, os filhos podem optar por contratar um serviço catering completo (com entrada, prato principal e sobremesa) ou ainda, confecionarem eles próprios as refeições, tendo em conta o paladar do casal em homenagem. Algumas sugestões de ementas incluem saladas, carnes, peixes e massas – priorizando pratos mais leves e democráticos.

Para a ocasião, a família também pode investir numa decoração simples, com fotos do casal e da família, bem como referências ao número “70” – apenas para tornar tudo mais temático.

4. Viagem para as bodas de platina

Apesar da sua idade notável, é facto que a população idosa está cada vez mais independente, ativa e cheia de desejos a serem realizados. Se essa for a realidade do casal homenageado, uma ótima ideia para as suas bodas de platina é propor uma viagem em família para um destino da escolha do casal, que envolvam atividades apropriadas para o público mais velho.

Para isso, organização e planeamento com antecedência é necessário, uma vez que viajar com pais ou familiares idosos exigem alguns cuidados em particular, como:

  • Clima: pessoas idosas costumam ser mais sensíveis as variações de temperatura, por isso, o destino escolhido deve ter um clima mais ameno.
  • Vacinação: antes de realizar a viagem, é preciso que os familiares estejam com a vacinação completa, isso evitará o contágio de doenças infecciosas, além de prevenir o possível descontrole de problemas comuns da velhice, como doenças cardíacas, diabetes, etc.
  • Localização e hospedagem: A hospedagem deve ser confortável e se necessário, adaptada para idosos – com elevadores, controle de temperatura e camas confortáveis. Outro ponto importante é a localização, que deve ser próxima ou com fácil acesso aos pontos turísticos, facilitando assim a mobilidade durante a viagem.
  • Seguro-viagem: esse item é indispensável para todos, sobretudo para o casal mais velho, já que o seguro-viagem evitará possíveis problemas durante o passeio, como acidentes ou problemas de saúde.

Após organizar todos esses detalhes, é possível elencar os principais destinos e selecionar o que mais se adapta a realidade dos viajantes. Alguns dos destinos favoritos para o público mais velho incluem: Ceará, Lisboa, Roma, Curitiba e Montreal. Essas cidades possuem climas favoráveis, boas opções de passeio e infraestrutura adaptada para o público mais velho, as tornando ótimas para a comemoração das bodas de platina!

5. Sessão de fotos

Fazer uma sessão de fotos durante o aniversário de setenta e cinco anos de casamento é uma maneira marcante de comemorar e eternizar as bodas de platina, afinal, não são todos os casais que conseguem atingir tal marco. A opção é romântica e pode ser realizada em um parque no começo da tarde, com o apoio de um fotógrafo profissional. A sessão de fotos também pode ser feita em outros lugares da cidade, incluindo o canto em que o casal se conheceu, onde deram o primeiro beijo e até mesmo a casa onde vivem.

Por fim, quando estiverem prontas, as fotos podem compor um álbum personalizado especialmente para as bodas, com mensagens e felicitações dos filhos e netos do casal.

Mensagens para as bodas de platina

Seja para acompanhar um presente ou para o ajudar a compor um discurso para a festa em homenagem as bodas de platina, as palavras de uma mensagem podem ajudar a tornar esta ocasião ainda mais especial e íntima, além de demonstrar carinho e afeto ao casal em seu aniversário de setenta e cinco anos de casamento.

Confira abaixo alguns exemplos de mensagens curtas para as bodas de platina e caso queira, personalize-as conforme necessário.

  • “Espero que esse maravilhoso amor entre vocês continue para sempre. Vocês são os melhores avós do mundo e eu sou muito grato por terem me ensinado o verdadeiro significado de amor. Feliz aniversário de casamento!”.
  • “O vosso amor é tão reluzente e valioso quanto a platina. Feliz bodas de platina e feliz setenta e cinco anos de casamento!”.
  • “Parabéns por passarem mais um ano a criarem memórias juntos. Muitas outras conosco virão, sem dúvidas. Feliz bodas de platina queridos pai e mãe!”.
  • “Setenta e cinco anos passaram-se e não há palavras para descrever o quanto estou feliz por atingirem esse marco maravilhoso. Feliz aniversário de casamento!”.

A redação do trabalhador.pt