Como lavar tapetes e carpetes?

Os tapetes e carpetes são ótimas peças para a decoração de uma casa, dado que conseguem tornar qualquer divisão da casa mais bonita e aconchegante, além de serem uma boa forma de prevenir danos em piso mais “sensível”.

Mas, para isso, além de ser importante escolher o material mais adequado, a cor, o formato e o tamanho, para que combinem com o resto da decoração, é importante estarem sempre limpos, não só para não passarem uma impressão de descuido, como tambe´m para não serem fontes de germes e bactérias – prejudiciais à sua saúde. Torna-se, portanto, imprescindível saber como lavar tapetes e carpetes.

Neste artigo abordamos a importância de lavar tapetes e carpetes, partilhando algumas dicas de como o fazer corretamente.

Que resíduos se acumulam nos tapetes?

Os pelos dos animais tendem a acumular-se nos tapetes e carpetes

Por se tratar de uma peça de decoração que está no chão, os tapetes e as carpetes tendem a acumular vários resíduos, nomeadamente: pó, restos de comida, pelos corporais (de humanos e animais), ácaros e outros tipos de sujidade.

A generalidade dos portugueses não tem o hábito de deixar o “calçado de rua” fora de casa (ou numa divisão ou armário próprio). Quer isto dizer que potencialmente, todos os resíduos que entraram em contacto com o seu calçado ao longo do dia, poderão passar para os seus tapetes de casa. Isto faz com que, ao fim de algum tempo, os tapetes comecem a ficar manchados e com mau cheiro, tornando imperativo proceder à sua limpeza.

Embora lavar tapetes e carpetes seja um tarefa “chata”, daquelas que a generalidade das pessoas quer fugir (especialmente no caso dos tapetes e carpetes de maior dimensão), se souber como o fazer corretamente, poderá ser mais fácil do que imagina.

Quais as consequências para a sáude?

A acumalação de sujidades nos tapetes e carpetes de casa atrai ácaros e bactérias que podem desencadear crises alérgicas ou agravar problemas respiratórios existente, especialmente nas crianças e nos idosos. Isto poderá ter como consequência doenças mais graves, como a sinusite, ou até o desenvolvimento de asma e outros problemas.

Tendo em consideração que a sujidade é muitas vezes microscópica, ou seja, nem sempre é visível ao olho humano, muita gente acaba por se descuidar de algumas tarefas roteineiras relacionadas com a limpeza, precisamente por achar que os tapetes e carpetes não estão sujos.

Queremos com isto alertar para que, sendo ou não percetível a sujidade, faça limpezas periódicas aos capetes e carpetes em casa.

Dicas para a limpeza de tapetes e carpetes

O aspirador é um bom aliado na limpeza dos tapetes

Não há uma formula mágica para tornar a lavagem dos tapetes e das carpetes simples, fácil e rápida. No entanto, há algumas coisas que o poderão ajudar bastante nessa tarefa, nomeadamente:

  • Ter um aspirador – O aspirador de pó é o principal aliado de quem pretende ter tapetes e carpetes em casa. Com este aparelho, é possível remover a sujidade frequentemente e sem ter de estar a ter demasiado trabalho. Quem tem um aspirador convencional por casa, pode e deve usá-lo uma vez por semana, não apenas para limpar tapetes e carpetes, como também para aspirar o resto da casa (isto “ajuda os tapetes” a não acumular tanta sujidade). Já os felizes proprietários de um aspirador robot têm a tarefa facilitada, podendo até fazer uso deste aparelho mais do que uma vez por semana.
  • Limpar assim que sujar – Não espere que a sujidade se acumule para lavar os seus tapetes. Se os sujar, mesmo que ligeiramente, deverá proceder imediatamente à limpeza da zona afetada. Regra geral, quanto mais tempo passar mais difícil se torna remover a sujidade.
  • Prevenir– Como em tudo na vida, também com os tapetes e carpetes, mais vale prevenir do que remedir. Para isso é importante criar algumas regras. Uma boa forma de manter os tapetes limpos é não usar calçado de rua dentro de casa. Embora para algumas pessoas possa parecer estranho este é um hábito muito comum em países da Europa e, mesmo em Portugal, têm-se tornado cada vez mais comum. Como dissemos anteriormente, os sapatos são um ninho de germes e bactérias.

Referir ainda que outro hábito muito comum, mas pouco amigo da limpeza dos tapetes e carpetes, é fazer refeições ou snacks fora da cozinha. Mesmo com todos os cuidados, alguns restos de comida acabam por ir para o chão e, em última instância, para os tapetes.

Como lavar tapetes e carpetes em casa?

A limpeza dos tapetes pode ser feita de diversas formas

A limpeza dos tapetes e carpetes pode ser feita de diversas formas e com recursos a diferentes produtos ou ingredientes. Por norma, é mais fácil comprar um produto para esse efeito no hipermercado, todavia, em “situações de emergência” isso nem sempre é possível.

Referir ainda que o recurso a produtos naturais, para além de poder sair mais barato, minimizam (ou reduzem a zero) o risco de danificar os tapetes e as carpetes, além de não deixarem maus odores (aliás, muitos são usados para eliminar o mau cheiro no frigorífico ou para limpar o ferro de engomar)

Até pode não saber, mas há um conjunto de produtos/ingredientes caseiros (isto é, que tem por casa) que, quando misturados, o podem ajudar a lavar tapetes e carpetes.

Deixamos alguns exemplos:

  • Água e vinagre – Misture os dois ingredientes em partes iguais e, com uma escova fina, esfregue em todo o tapete. Se necessário, repita mais de uma vez, até que esteja este completamente limpo.
  • Pó de talco– Para retirar manchas de gordura nos tapetes o pó de talco é uma boa opção. Assim que detetar a mancha, coloque uma boa quantidade de pó de talco sobre esta, ate´ cobrir a zona afetada. Quanto mais recente for a mancha, mais facilmente sairá. O talco “suga” a gordura. Depois só lavar o tapete ou carpete normalmente.
  • Detergente líquido – Prepare uma mistura na proporção de 1 litro de água para ¼ de colher de detergente líquido e passe a mistura em todo o tapete, deixando aplicar por alguns minutos. Depois é só passar água.
  • Amaciador– Para os tapetes mais felpudos é indicado o uso de amaciador de roupa misturado com água (em maior quantidade, naturalmente) e um pouco de detergente neutro. Aplique em todo o tapete ou carpete e escove com uma escova macia. Finalize com um pano húmido.
  • Água oxigenada – Indicada especificamente para o caso de manchas, a água oxigenada dever ser misturada com bicarbonado de sódio e colocada somente sobre a mancha. Após aplicar, deixe atuar por alguns minutos e retire com um papel de cozinha seco ou um tecido de algodão sem cor que tenha por casa.
  • Bicarbonato de sódio e amido de milho – Uma forma de limpar sem fazer uso de água é com bicarbonato de sódio e amido de milho. Primeiro, basta fazer uma mistura dos dois produtos em partes iguais. Depois, a mistura deve ser peneirada sobre toda o tapete/carpete e deixar atuar por cerca de 12 horas. Para finalizar, é só passar o aspirador.

Se tiver espaço em casa para lavar os tapetes, seja numa numa área própria, numa varanda, num terraço ou num quintal, a finalização, caso tenha usado sabão, poderá ser feita com o recurso a uma mangueira ou um balde de água, até que a espuma saia completamente. No que concerne à secagem, aconselhamos a que a mesma se faça de forma natural e, se possível, num local bem arejado mas com sombra (o sol pode causar manchas).

Que produtos evitar na lavagem de tapetes e carpetes?

Tão importante como saber o que usar para lavar tapetes e carpetes é saber os produtos que evitar. O sabão em pó, por exemplo, não deve ser usado, uma vez que pode deixar algumas partículas grudadas no tecido e danificar o tapete a longo prazo. Não deverá esfregar o tapete com vassouras ou escovas pouco macias. Os alvejantes também devem ser evitados, para não causar manchas.

Quais os melhores produtos para lavar tapetes e carpetes?

Além das alternativas caseiras, como já referimos há um conjunto de produtos próprios para lavar tapetes e carpetes disponíveis na generalidade dos hipermercados em Portugal. Entre os mais conhecidos estão:

  • Vanish Limpeza Carpetes;
  • Ecotec limpeza de tapetes (spray);
  • Starwax Limpeza a seco;
  • Vanish Karpex.

Posso lavar tapetes e carpetes na máquina de lavar roupa?

Mesmo que o tapete ou a carpete não sejam muito grandes e caibam na máquina de lavar roupa, é importante verificar se podem ser lavados desta forma. Em alguns casos, o movimento da máquina poderá danificar os tapetes mais frágeis. Em caso de dúvida, recomendamos que use uma “fronha” como proteção ou que evite lavar o tapete na máquina.

Há no mercado, máquinas de lavar próprias para tapetes e carpetes. No entanto, dado o investimento, é importante aferir a real necessidade de ter este tipo de equipamento em sua casa. Alternativamente, poderá sempre deslocar até uma lavandaria expresso (aquelas que estão abertas 24 horas) ou a uma lavandaria tradicional. Embora acabem por ficar mais caro que a lavagem do tapete e carpete em casa, poderão ser a única solução viável.

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.