Como responder à pergunta “onde se vê daqui a 5 anos”?

responder à pergunta onde se vê daqui a 10 anos

Onde se vê daqui a 5 anos? Esta é uma pergunta recorrente nas entrevistas de trabalho, e muitas vezes apanha os candidatos despercebidos. Com alguma ansiedade e incertezas à mistura, pode sair uma resposta pouco convincente e mal estruturada, o que demonstra que a pessoa em questão ainda não pensou devidamente no assunto – um mau sinal para o recrutador!

Esta é uma questão que exige alguma introspeção da sua parte, por isso, decidimos partilhar algumas dicas que o podem ajudar a fazer boa figura no momento certo.

Porque é feita esta pergunta?

Basicamente, pretendem saber os seus objetivos de carreira e perceber se é a pessoa apropriada para o trabalho. Qualquer recrutador quer contratar alguém motivado, proactivo e, geralmente, que planeie ficar na empresa a longo-prazo, por isso, é necessário compreender se o entrevistado se vê no plano da empresa durantes os próximos anos. Portanto, tenta-se perceber se a contratação do candidato seria um bom investimento.

Outras perguntas relacionadas com esta são “quais são os seus objetivos no longo prazo?”, “o que procura para a sua carreira?” ou “o que é mais importante na sua carreira?”. Todas estas questões exigem alguma reflexão da sua parte e as respostas “ideais” são bastante semelhantes entre si.

O que deve responder e como?

como responder à pergunta onde se vê daqui a 10 anos

Enquadre a resposta com algo relevante

Este é possivelmente o aspeto mais importante da sua resposta. Tente enquadrar os seus objetivos no contexto da empresa para a qual se está a candidatar, ou seja, mencione que gostaria de avançar ao longo da sua carreira, subindo de cargo até determinado ano, ou partilhe as conquistas e experiências que pretende obter no seio da empresa.

Mesmo se não estiver interessado em trabalhar no local durante muito tempo, mencione o que gostaria de alcançar durante o tempo em que efetivamente lá estiver. O importante é dar a entender que tem um plano de objetivos delineado e que o pretende seguir enquanto estiver a trabalhar na dada empresa.

Demonstre entusiasmo e otimismo

É importante deixar claro que se encontra motivado e otimista em relação a um percurso promissor num novo local de trabalho. Por exemplo, pode fazer referência a grandes feitos da empresa no passado e como gostaria de contribuir para novas conquistas. Se estiver realmente interessado no emprego, tem apenas de mostrar isso mesmo. Não há nada melhor para um recrutador do que encontrar alguém novo e entusiasmado para melhorar os resultados da empresa.

Mantenha os pés bem assentes na terra

Não seja demasiado ambicioso e otimista. Mantenha os pés na terra e perceba o que realmente pode e não pode acontecer e em que contexto. Por exemplo, não mencione que dentro de um ano já conta em estar numa posição dois níveis acima de onde se encontra agora. Esse cenário simplesmente não acontece e a partilha desse desejo irrealista só mostra ao recrutador a sua inexperiência e falta de conhecimento sobre a área.

Faça alguma pesquisa antes da entrevista. Investigue o tempo médio em que se demora a alcançar determinada posição e saiba os passos para chegar até lá, de forma a estar devidamente informado no momento da entrevista.  

Diga o que acha, não o que querem ouvir

Não responda de acordo com o que acha que o recrutador quer ouvir. Afinal, você vai trabalhar e lidar com uma nova equipa durante os próximos anos, por isso é necessário, até mesmo para o seu bem, ser o mais honesto possível para analisar a sua compatibilidade com os requisitos da empresa. Apresente respostas honestas e genuínas que representem verdadeiramente as suas intenções, pois só assim a empresa poderá ajudá-lo a traçar o caminho que quer no seio da mesma.

O que não deve responder?

como não responder à pergunta onde se vê daqui a 10 anos

Não seja demasiado específico

Como referido anteriormente, seja realista e deixe de lado o excesso de ambição. Não quer correr o risco de partilhar objetivos que sejam impossíveis de alcançar no seio da empresa, e especialmente num curto-período de tempo.

Não perca o foco dos seus objetivos 

Não seja aquela pessoa indecisa e cheia de planos completamente diferentes. Por exemplo, não deve dizer que quer ser o gestor do departamento de eventos da empresa, mas que um ano mais tarde pretende explorar a área do catering. Estas ideias flutuantes e divergentes entre si não devem ser sequer consideradas, pois mostram uma grande falta de foco da sua parte, e no geral, uma falta de noção quanto ao que pretende realmente no futuro.

É óbvio que pode explorar diferentes áreas ao longo da sua carreira, mas deve apresentar as suas ideias de forma bem estruturada, mostrando que tem um plano concretizável.

Para concluir, recomendamos que reflita seriamente na grande questão “onde se vê daqui a 5 anos?”, pois a partir da sua resposta, um recrutador consegue chegar a várias conclusões sobre si, os seus objetivos, e sobre se é ou não a pessoa apropriada para o trabalho. Tente fazer uma lista com os pontos que pretende abordar de forma a organizar as ideias, e seja assertivo na sua resposta, pois a confiança transparece e agrada aos recrutadores.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.

Adicionar comentário