Está à procura de um novo emprego? Se sim, então deve saber que as suas competências e experiência profissional são apenas alguns dos fatores que o podem fazer vencer a corrida pelo trabalho que tanto quer. O que não pode esquecer é que também a sua postura, forma de comunicar, e pequenos maneirismos durante uma entrevista são grandes detalhes tidos em conta no momento da decisão.
O que você faz, diz e a maneira como o faz são pormenores considerados em grande peso, por isso deve preparar a forma como se apresenta e comunica tão bem como prepara o seu discurso perfeito para mostrar as suas qualidades e capacidades profissionais. Não se preocupe, nós preparámos um pequeno guia para o ajudar.
Decidimos organizar as nossas dicas por três tópicos: maneirismos, discurso e linguagem corporal.
Maneirismos
Seja pontual
A pior coisa que pode fazer numa entrevista de emprego é chegar atrasado. Há recrutadores que levam a pontualidade tão a sério que se recusam a prosseguir para a entrevista após a sua (tardia) chegada. Afinal, esta é a primeira impressão que deixa, e sejamos sinceros, é provavelmente a pior mancha que pode pintar sobre si. Quando o recrutador estiver a folhear os inúmeros currículos que tem em mãos e chegar o seu, garantimos-lhe que será lembrado como o candidato que chegou 10 ou 15 minutos mais tarde.
Comece por agradecer
Antes de qualquer coisa, certifique-se de que agradece ao recrutador pelo tempo disponibilizado para se reunir consigo pessoalmente. Faça o mesmo no final da entrevista. São estes pequenos gestos que ficam guardados na memória e o ajudam a distinguir-se da maré de candidatos.
Vista roupas apropriadas
Faça a devida pesquisa sobre o que é considerado adequado vestir, ou não, no emprego em questão. Estará perante uma empresa que apela a looks mais casuais ou estará a candidatar-se a um cargo altamente corporativo onde prima a formalidade em todos os detalhes? Saiba mais sobre o que deve vestir numa entrevista de emprego aqui. (link)
Sente-se apenas quando receber indicação para tal
Não assuma que pode sentar-se assim que desejar. Espere pela indicação do recrutador e certifique-se de que não pousa a mala ou casaco que traz no chão. Se puder, coloque esses adereços numa cadeira ao lado, ou, em último caso, no seu colo.
Desligue o telemóvel
Esta regra aplica-se para qualquer dispositivo eletrónico que, quando não silenciado ou desligado, pode interromper a reunião, e claro, fazê-lo causar uma má impressão.
O seu discurso
Pratique as respostas antes da entrevista
As entrevistas de trabalho simbolizam momentos de ansiedade e inquietação para muitos. Para contornar estes sentimentos, certifique-se de que planeia e treina bem a suas respostas. Assim, estará mais confiante e o discurso fluirá melhor durante a entrevista.
Evite as bengalas linguísticas
Os “hmms”, ou palavras como “tipo” não são bem recebidos nas entrevistas. O primeiro demonstra alguma indecisão e insegurança da sua parte, e o segundo reflete pobreza de discurso. Obviamente, é impossível medir todas as palavras que dirá, e é provável que diga uma ou outra coisa menos ideal. É por isso que recomendamos praticar inicialmente as suas respostas. Só assim poderá mais facilmente evitar maneirismos menos apropriados.
Não responda de imediato às perguntas
Como sempre ouvimos dizer, a pressa é inimiga da perfeição. Não há necessidade nenhuma em apressar as suas respostas, mas o nervosismo às vezes fala mais alto e, de repente, dá por si a falar antes que o recrutador pudesse acabar de fazer a pergunta. Tire alguns segundos, assimile bem a questão, e responda de forma clara e direta. É importante ir direto à resposta, por isso, não perca demasiado tempo a falar de coisas que fujam à questão apresentada. Mostre-se focado, confiante e assertivo.
Não demonstre nervosismo
Claro que é mais fácil falar do que agir, e neste contexto, torna-se particularmente difícil adotar esta dica se for daquelas pessoas cuja expressão facial reflete exatamente o que está a sentir. Recomendamos praticar a entrevista com um amigo ou familiar para que se habitue a falar com terceiros, e assim, tornar-se mais confortável no momento decisivo.
Apesar de ser perfeitamente normal sentir algum tipo de inquietação e ansiedade, o nervosismo pode ser visto como insegurança, o que pode fazer o recrutador questionar se você realmente acha que é a pessoa indicada para o trabalho. Afinal, se não acreditar em si, quem acreditará?
Linguagem corporal
Dê uso ao contacto visual
Esta é a melhor forma de mostrar que está interessado e atento à conversa que está a decorrer. Aplique o contacto visual quando está a ouvir, mas também quando é a sua vez de falar.
Utilize as mãos
Perante os nervos, a pessoa tende a esconder as mãos que, em certos casos, podem estar a tremer ou transpirar. Contudo, se se sentir confortável e estiver habituado a gesticular enquanto fala, faça-o neste contexto também. Tem apenas de se certificar que os movimentos não são demasiado entusiásticos, caso contrário, poderá distrair o recrutador.
Atenção à postura
Evite encostar-se por completo à cadeira, e não cruze as pernas ou braços. Estes gestos podem indicar aborrecimento e falta de interesse da sua parte. Faça um esforço para manter as costas direitas e incline-se ligeiramente para a frente.
Combata os maus hábitos
Costuma roer as unhas? Abana uma das pernas sem razão aparente? Gosta de encaracolar o cabelo com os seus dedos? Diga não a todos estes hábitos, que além de altamente distrativos para o recrutador, denunciam uma imagem pouco profissional.
Deve ter em mente que a sua linguagem corporal, o discurso e pequenos detalhes como agradecer e cumprimentar as pessoas ao seu redor, podem ser fatores cruciais na hora de o contratar ou deixar ir. Sim, a sua experiência profissional é importante, bem como todas as formações que possui, mas do que adianta ser alguém altamente qualificado em termos profissionais, se é mal-educado ou arrogante? Garantimos que por muito que seja bom no que faz, estas características não passam em branco.
Os seus maneirismos e forma de ser são tão ou mais importantes que as suas competências profissionais. Tenha isto em mente, e implemente as dicas que acabámos de partilhar. Boa sorte!
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