Sempre que apresenta um reclamação, seja esta feita no livro de reclamações físico ou no livro de reclamações ele´tronico, esta é alvo de tratamento por um entidade específica.
Embora a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE, como é mais conhecida) seja a entidade responsável pela maior parte das reclamações, há um conjunto de outras organizações do estado que importa conhecer.
Com base em informação disponibilizada pela Direção-Geral do Consumidor, redigimos o presente artigo com o intuito de o esclarecer quanto às entidades responsáveis pelo tratamentos da reclamações.
Entidades responsáveis pelas reclamações
Em seguida, indicamos qual a a entidade competente para o tratamento das reclamação em função do serviço / produto sob a qual incide a mesma.
Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC)
- Transporte aéreo;
- Entidade gestoras dos aeroportos e aeródromos nacionais;
- Entidades coordenadoras do processo de atribuição e de facilitação de faixas horárias nos aeroportos nacionais;
- Operadores de transporte aéreo e operadores de trabalho aéreo;
- Entidades prestadoras de serviços de apoio ao transporte aéreo e prestadores de assistência em escala;
Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM)
- Serviços de comunicações móveis:
- Telefone fixo;
- Telefone móvel;
- Internet.
- Televisão terrestre digital (TDT);
- Serviços postais;
- Serviços da sociedade da informação.
Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT)
- Centros de inspeção automóvel;
- Escola de condução;
- Centros de exame de condução;
- Centros de formação para a capacitação profissional;
- Transporte de passageiros em modo rodoviário, ferroviário, marítimo, fluvial e por cabo;
- Transporte de mercadorias em modo rodoviário, ferroviário, marítimo, e fluvial;
- Aluguer de velocípedes e de motociclos;
- Aluguer de veículos automóveis (rent-a-car, rent-a-cargo e carsharing);
- Infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, marítimas e fluviais;
- Prestação de serviços portuários.
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
- Comércio e retalho e conjuntos comerciais, estabelecimentos de comércio por grosso (grossistas) com revenda ao consumidor final;
- Comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis novos e usados;
- Restauração e bebidas;
- Lavandarias, limpeza a seco e engomadoria;
- Cabeleireiro e institutos de beleza;
- Tatuagens e colocação de piercings;
- Ginásios e outros estabelecimentos de manutenção física;
- Reparação de bens pessoais e domésticos;
- Centros de estudos e de explicações;
- Agências funerárias;
- Prestamistas;
- Empreendimentos turísticos;
- Alojamento local;
- Empresas de animação turística;
- Parques aquáticos;
- Campos de férias;
- Parques de estacionamento.
Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)
- Empresas de seguros;
- Mediadores de Seguros;
- Sociedades gestores de fundos de pensões.
Banco de Portugal (BdP)
- Instituições de crédito;
- Sociedades financeiras;
- Instituições de pagamento;
- Instituições de moeda eletrónica;
- Prestadores de serviços postais no que se refere à prestação de serviços de pagamento;
- Intermediários de crédito.
Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)
- Prestadores de Serviços relativos a instrumentos financeiros ou equiparados sob supervisão da CMVM, nomeadamente:
- Intermediários financeiros, incluindo instituições de crédito e empresas de investimento, e entidades estrangeiras com estabelecimento em Portugal autorizadas a exercer atividade de intermediação financeiras;
- Gestoras de organuismos de investimento coletivo;
- Instituições de investimento coletivo sob forma societária;
- Consultores para investimento;
- Entidades gestoras de plataforams de financiamento colaborativo de capital ou de empréstimo.
Direção-Geral do Consumidor (DGC)
- Publicidade:
- Práticas comerciais desleais;
- Comparativa;
- Domiciliária endereçada e não endereçada;
- A brinquedos;
- A cursos;
- A veículos automóveis;
- A bebidas alcoólicas;
- Ao tabaco, aos cigarros eletrónicos e recargas;
- Nos estabelecimentos de ensino ou destianda a menores;
- Ao crédito aos consumidores / TAEG;
- Ao crédito à habitação / TAEG;
- Dirigida a menores;
- Testemunhal;
- A atos próprios dos advogados e dos solicitadoreS;
- A tarifas aéreas;
- A coleções e fascículos;
- No âmbito da ativiadade de centros telefónicos de relacionamento (call centers);
- Entidades de Resolução Alternativa de Litígiso de Consumo.
Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE)
- Postos de abastecimento de combustíveis líquidos;
- Posto de abastecimento de GPL;
- Pontos de carregamento rápido associados à mobilidade elétrica;
- Postos de abastecimento de Gás Natural Veicular GNV (líquido-GNL ou comprimido-GNC);
- Pontos de venda de garrafas GPL (butano e/ou propano);
- Estabelecimentos de fornecimento e bens ou prestação de serviços que exerçam atividades de no setor da energia.
Entidade Reguladora da Saúde (ERS)
- Estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde fixos ou móveis, públicos ou privados:
- Hospitais e centros de saúde;
- Laboratórios de anatomia patológica, patologia clínica e postos de colheita, laboratórios de genética médica e postos de colheita;
- Clínicas e consultórios médicos, clínicas e consultórios Dentários ou odontológicos;
- Centros de enfermagem;
- Unidadades de medicina física e de reabilitação;
- Unidades de obstetrícia e neonatologia;
- Atividades exercidas por parteiras e atividades de preparação para o parto;
- Unidades de diálise;
- Unidades de radiologia, medicina nuclear e de radioterapia/radioncologia;
- Unidades de tratamento ou recuperação de toxicodependentes;
- Unidades de cuidados continuados integrados;
- Unidades com internamento e unidades de cirurgia de ambulatório;
- Consultórios de nutrição e dietética, fisitoterapia, higiente oral, terapia da fala, terapia ocupacional, ortópica, optometria, psicologia clínicam audiologia, podologia, psicomotricidade, psicopedagogia clínica;
- Termas;
- Unidades externas de medicina no trabalho;
- Gabiente de terapêuticas não convencionais;
- Unidades de telemedicina, unidades móveis de saúde (viaturas e a prestação de cuidados de saúde ao domicílio);
- Práticas de publicidade em saúde.
Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)
- Fornecimento de água;
- Recolha e tratamento de águas residuais;
- Gestão de resíduos sólidos residuais;
- Gestão de resíduos sólidos urbanos;
- Qualidade dos serviços prestados pela entidade gestora.
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)
- Fornecimento de gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados;
- Fornecimento de energia elétrica.
Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC)
- Recintos de espetáculos de natureza artística, tais como:
- Cinemas;
- Salas de espetáculos;
- Teatros;
- Touradas;
- Estabelecimento de aluguer de videogramas.
Inspeção-Geral da Educação e da Ciência (IGEC)
- Estabelecimentos particulares e cooperativos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC)
- Estabelecimento de empresas na área da construção e do imobiliário:
- Construção civil;
- Promoção imobiliária;
- Administração de condomínios;
- Avaliação imobiliária;
- Arrendamento, compra e vendas de bens imobiliários;
- Adminsitração de imóveis por contra de outrem;
- Mediação imobiliária;
- Consultadoria e mediação de obras;
- Gestão, planeamento e fiscalização de obras.
Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED)
- Farmácias.
Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)
- Cartórios notariais privados.
Instituto da Segurança Social (ISS)
- Estabelecimentos das instituições particulares de solidariedade social ou equiparadas;
- Sociedades ou empresários em nome individual;
- Entidades privadas que desenvolvam atividades de apoio social:;
- Estabelecimentos da instituições em relação às quais existam acordos de cooperação ou protocolos celebrados com os centros distritais da Segurança Social;
- Creches, creche familiar, estabeleciemnto de educação pré-escolar, centros de atividades de tempos livres, centros de apoio familiar e aconselhamento parental, lares de infância e juventude e apartamentos de autonomização e centro de acolhimento temporário;
- Centros de convívio, centros de dia, centros de noite, estruturas residenciais para pessoas idosas e acolhimento familiar para pessoas idosas;
- Centros de ativiades ocupacionais, lares residenciais, residências autónomas, lar de apoio, centros de atendimento, acompanhamento e reabilitação social para pessoas com deficiência e incapacidade; transporte de pessoas com deficiência; acolhimento familiar para pessoas adultas com deficiência;
- Serivço de atendimento e acompanhamento social, centros comunitários, cantinas sociais, casas de abrigo, centros de apoio à vida e serviços de apoio domiciliário;
- Fóruns socio-ocupacionais, unidades de vida protegida, atuónoma e apoiada;
- Apartementos de reinserção social, residêmciais para pessoas com VIH/sida, centros de alojmento temporário e comunidades de inserção.
Ordem dos Médicos Veterinários (OMV)
- Centros de atendimento médico-veterinários (consultórios, clínicas e hospitais médico-veterinários).
Polícia de Segurança Pública (PSP)
- Atividades de segurança privada.
Turismo de Portugal (TdP)
- Agências de viagens e turismo;
- Salas de jogo do bingo;
- Casinos;
- Salas de máquinas.
Quais os principais motivos das reclamações?
De acordo com o relatório anual, referente ao ano de 2019, disponibilizado pela Direção-Geral Consumidor, os principais motivos das reclamações em Portugal foram os que elencamos em seguida:
Transações e encomendas
- Produtos ou serviços defeitos;
- Prática interna da empresa;
- Atrasos na entrega do produto ou prestação de serviço;
Comunicações eletrónicas
- Questões contratuais diversas;
- Faturação;
- Equipamentos (avarias e outros);
Serviços postais
- Atendimento;
- Extravio / atraso significativo;
- Falta de tentativa de entrega do destinatário.
Serviços de saúde
- Tempo de espera para atendimento não programado;
- Direito a tratamento pelos meios adequados (humanamente, privacidade e respeito);
- Resposta em tempo útil/razoável;
- Adequação e pertinência dos cuidados de saúde.
Serviços energéticos
- Faturação;
- Contrato;
- Interrupção do fornecimento.
Serviços bancários
- Contas de depósito;
- Cartões bancários;
- Serviços de pagamento;
- Crédito aos consumidores;
Serviços de transportes
- Títulos de transporte;
- Crítica à conduta do funcionário / colaborador;
- Cancelamento do serviço;
- Transporte ferroviário de passageiros.