A plataforma LinkedIn é das ferramentais mais poderosas que um profissional pode possuir atualmente. O site serve como um currículo online que permite a cada pessoa criar um perfil e apresentar a sua experiência profissional. Em termos simples, o seu perfil LinkedIn comunica quem você é e a sua história. É um local onde poderá ser ouvido e descoberto.
Como destacar o seu perfil de LinkedIn?
Mas, como em qualquer outro espaço online, é necessário destacar-se para que possa obter o interesse de possíveis recrutadores e pessoas que poderão criar várias oportunidades para o seu futuro. Assim, reunimos algumas dicas para que possa ter o melhor perfil possível.
1. Utilize uma fotografia profissional
Começando pelos básicos, tal como em qualquer perfil online, a fotografia importa sempre, contudo é importante ter em conta o contexto em que a aplicamos. Por exemplo, nas redes sociais como Facebook e Instagram, plataformas mais descontraídas, cujo objetivo fulcral é manter relações e fazer novos amigos, as fotografias apresentadas são mais espontâneas e divertidas. Num contexto profissional, é natural que a fotografia transmita uma sensação diferente, mais séria e capaz de transmitir confiança.
Outras dicas úteis são:
- Você é a única pessoa que pode aparecer na fotografia.
- Tente procurar um fundo branco ou com pouco ruído, de forma a que o foco se mantenha em si.
- Use roupas formais, tal como faria se fosse a uma entrevista de emprego.
- Sorrir é uma boa forma de parecer mais acessível para aqueles que não o conhecem.
- A foto deverá ser tirada por outra pessoa. Selfies não são recomendadas.
- Para se certificar que fica bem na fotografia, poderá utilizar a dica do fotógrafo Peter Hurley “levante e aperte as pálpebras inferiores e deixe as de cima descerem um pouco”. Funciona mesmo, basta olhar para as fotos abaixo”.
Esta é uma ferramenta que muitos desconhecem. Pode e deve personalizar o fundo do seu perfil. Esqueça o fundo azul que a plataforma fornece automaticamente e faça as alterações conforme o seu gosto e a mensagem que pretende passar. Esta é uma ótima forma de se destacar e, ao mesmo tempo, de dar a conhecer um pouco de si. Poderá aplicar o mesmo método ao cabeçalho, escrevendo algo que o destaque.
2. Personalize o fundo e cabeçalho
Esta é uma ferramenta que muitos desconhecem. Pode e deve personalizar o fundo do seu perfil. Esqueça o fundo azul que a plataforma fornece automaticamente e faça as alterações conforme o seu gosto e a mensagem que pretende passar. Esta é uma ótima forma de se destacar e, ao mesmo tempo, de dar a conhecer um pouco de si. Poderá aplicar o mesmo método ao cabeçalho, escrevendo algo que o destaque.
3. Crie um sumário apelativo
Esta é a secção do seu perfil que mais atenção recebe, portanto aproveite-a bem! Utilize este espaço para causar uma ótima primeira impressão e para cativar as pessoas a saberem mais sobre si. Explique o que o diferencia dos restantes profissionais, partilhando as suas capacidades e dizendo como poderá contribuir e acrescentar valor. Tente incluir uma frase relacionada com a sua missão pessoal ou profissional para que o público perceba o que mais o motiva.
4. Personalize a URL
Com certeza que já reparou nos links extensos e repletos de números e letras sempre que um perfil é criado pela primeira vez. Tente mudar o seu link o mais rápido possível! Personalize-o colocando apenas o seu primeiro e último nome. Assim, transmitirá uma sensação mais clara e profissional. Além disso, posicionará melhor o seu perfil no mecanismo de pesquisa da própria plataforma. Descubra como através desta hiperligação.
5. Utilize palavras-chave (keywords)
As palavras-chave são um dos grandes elementos que ajudam o seu perfil a destacar-se. Ao escolher as palavras-chave ou frases para se descrever, certifique-se de pensa em palavras que as pessoas usariam quando estivessem a procurar um profissional com as suas capacidades e histórico. Por exemplo, se trabalhar na área do design gráfico, quais seriam os tipos de serviços que as pessoas procurariam online? Faça uma lista com potenciais palavras-chave e aplique-as de acordo com os seus objetivos profissionais.
6. Adicione imagens, vídeos e outros ficheiros
O LinkedIn permite anexar ficheiros ou documentos para demonstrar um pouco do que tem para oferecer. Desta forma, poderá deixar de lado as palavras persuasivas e optar por deixar a sua experiência falar por si. Desde vídeos, a apresentações Power Point ou projetos que desenvolveu, poderá mostrar cada um deles como reflexo do que é capaz de fazer.
7. Peça recomendações às pessoas que conhece
É importante que as pessoas com quem estabelece ligações deixem uma nota positiva sobre si e o seu trabalho. Em vez de fazermos autopromoção tentando captar o interesse e confiança das pessoas, é sempre melhor sermos elogiados por alguém que tenha trabalhado diretamente connosco, e que tenha uma opinião imparcial quanto ao nosso desempenho profissional. Assim, recomenda-se que envie uma mensagem a pedir recomendação às pessoas com quem estabeleceu uma boa relação. Poderá também fazer o mesmo por outros profissionais.
8. LinkedIn como ferramenta de aprendizagem
Além de ser uma plataforma para aqueles que procuram emprego, este site é também um ótimo local para aprender sobre indústrias e modelos de negócio. Poderá juntar-se a discussões de grupo e partilhar opiniões com outros profissionais, inclusivamente peritos em determinado ramo. Além disso, é possível seguir as páginas de empresas que lhe interessam para obter acesso às mais recentes novidades e desenvolvimentos relacionados com a mesma. Ao partilhar ideias e envolver-se em discussões com terceiros, poderá também obter a atenção de vários recrutadores.
Não há dúvida de que o LinkedIn é o motor impulsionador que o poderá levar até onde pretende chegar. Através desta fantástica plataforma consegue mostrar o melhor das suas capacidades e explorar inúmeras oportunidades de trabalho. Com as dicas referidas previamente, temos a certeza de que tornará o seu perfil mais visualmente apelativo e captará rapidamente a atenção de muitos recrutadores. Boa sorte!
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