Medidor de tensão arterial: como escolher e utilizar?

Sabe se a sua saúde arterial está em dia? Ter um medidor de tensão arterial em mãos auxilia no que toca ao monitoramento do seu desempenho cardíaco. Além disso, qualquer pessoa consegue utilizá-lo.

Um medidor de tensão arterial pode ser muito útil para o cidadão comum que deseja manter-se atualizado quanto ao seu estado de saúde, e por isso decidimos redigir este artigo como forma de lhe mostrar qual o aparelho que pode escolher e como deve utilizá-lo.

O que é a tensão arterial?

A tensão arterial é a força com que o sangue circula nas artérias do nosso corpo e a pressão resultante que exerce sobre as paredes das mesmas. A tensão arterial apresenta duas medidas:

  • Tensão arterial sistólica (máxima): corresponde ao momento em que o coração contrai, enviando o sangue para todo o corpo;
  • Tensão arterial diastólica (mínima): corresponde ao momento em que o coração relaxa para voltar a receber sangue;

Como ler os valores de tensão arterial?

A tensão arterial deve, idealmente, apresentar valores inferiores a 120/80. Se por acaso os seus valores estiverem acima dos mencionados, precisa de ter cuidado e fazer algumas alterações no seu estilo de vida, pois arrisca-se a sofrer de doenças cardiovasculares.

Os valores da medição podem ser classificados de acordo com os valores representados abaixo:

EstadoValores
Ótimomenos de 120/menos de 80
Normal120-129 e/ou 80-84
Normal alta130-139 e/ou 85-89
Hipertensão (grau 1)140-159 e/ou 90-99
Hipertensão (grau 2)160-179 e/ou 100-109
Hipertensão (grau 3)>180 e/ou >110
Hipertensão sistólica isolada>140 e <90

Como pode fazer a medição em casa?

Apesar de ser recomendado dirigir-se a um profissional de saúde para medir a sua tensão arterial, acontece que muitas vezes é mais prático fazermos nós a nossa própria medição no conforto de casa. No entanto, precisa de ter em conta algumas coisas para garantir que faz tudo corretamente. Primeiro, é importante abordar uma questão muito importante que pode suscitar algumas dúvidas:

Medidor de tensão arterial de pulso ou braço?

A captação dos dados do medidor de tensão arterial é dada no pulso ou no antebraço. É comum que estas sejam digitais e que registem dados de pressão arterial e pulsações cardíacas. Os medidores de braço são os mais procurados pois assemelham-se mais com os modelos usados em hospitais e porque os dados obtidos no braço são mais confiáveis e precisos.

Para medir os dados é preciso ajustar a braçadeira do medidor de tensão arterial um pouco acima da dobra do antebraço e apertar até que capte os batimentos. Com a mão virada para cima e o cotovelo apoiado numa superfície plana, posicione a braçadeira no local correto e espere pelos resultados. A depender da largura de cada braço, é necessário que a braçadeira seja um pouco mais larga para obter os dados de maneira mais precisa.

Além desta informação, recomendamos seguir ainda as seguintes dicas antes de realizar a medição da tensão arterial:

  • Relaxe e respire normalmente;
  • Descanse cerca de 15 minutos antes da medição;
  • Não consuma café ou outro estimulante até 30 minutos antes da medição;
  • Não utilize roupas apertadas;
  • Faça 2 ou 3 medições e calcule a média.

Modelos de medidor de tensão arterial

Hoje em dia, temos disponíveis muitos modelos de medidores de tensão arterial no mercado. Neste artigo, iremos categorizá-los de acordo com os seus segmentos para facilitar a sua escolha no que toca a comprar o modelo mais apropriado para as suas necessidades.

1. Medidores digitais

Estes medidores de tensão arterial possuem o aparelho de parametrização de dados, e dispõem de uma ligação no antebraço para medição. Todo o sistema é automático e necessita apenas de um botão para que seja acionado, tanto para a tensão arterial como para a medição de batimentos cardíacos, por exemplo.

2. Medidores aneróides

Os medidores aneróides são equipamentos mais tradicionais, que integram um estetoscópio, um manómetro e ligação ajustável para o antebraço. Os dados são obtidos através da audição.

3. Medidores de antebraço ou pulso

Tratam-se de medidores de tensão arterial domésticos, que captam a tensão arterial pelo pulso ou antebraço. Caso sejam digitais, fornecem as informações referentes à pulsação cardíaca e pressão arterial. Algumas marcas como AEG, Omron, Beurer e BPA disponibilizam equipamentos para venda neste formato.

Características dos medidores de tensão arterial

Os aparelhos que estão disponíveis no mercado divergem, principalmente no que toca ao seu design e funcionalidades, e algumas dessas características são:

  • Automáticos ou manuais – Os aparelhos aneróides citados acima necessitam de uma outra pessoa para ajudar no processo de medição. Já os digitais possibilitam que a medição seja feita automaticamente.
  • Display digital – Os visores de registo de dados digital permitem a verificação imediata dos valores apresentados.
  • Função de memória – Alguns equipamentos dispõem dessa função que permite a verificação de medições anteriores, o que facilita a comparação e o controlo destas medidas.
  • Pulsações – Nos medidores digitais de antebraço ou pulso são registadas pulsações cardíacas, e é possível identificar até mesmo arritmias.
  • Ligação ao PC – Alguns equipamentos disponibilizam ligação ao computador através de um software criado para o monitoramento dos resultados.

A posse de um aparelho medidor de tensão arterial em casa é muito útil no que toca a poupar nas idas ao médico e à farmácia. Além disso, ao possuir um medidor de tensão arterial, passa a ter a autonomia de medição destas funções, ou seja, poderá ter o controlo total através dos relatórios dos históricos de medições anteriores. Além disso, este aparelho pode ser fundamental para pacientes com problemas cardíacos, portanto a sua compra pode ser realmente muito útil.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.