Qual a melhor posição para dormir?

É do conhecimento geral que uma boa noite de sono faz toda a diferença durante o dia. Afinal de contas, quando dormimos bem, ficamos mais dispostos, revigorados, bem humorados e saudáveis, pois dormir é essencial para a restauração das energias perdidas.

No entanto, infelizmente, muitas pessoas dormem mal, e nem sabem a razão de acordarem tão cansadas, como se não tivessem dormido sequer uma hora. Entre estas, existem queixas recorrentes, próprias de quem não consegue relaxar durante o sono, tais como dores nas costas, dores no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até mesmo azia.

A resposta para estas queixas recorrentes pode estar relacionada à postura que adotamos para adormecer, bem sempre a mais correta. Queremos com isto reforçar que a posição com que dormimos influencia diretamente o nosso estado físico e mental. Embora possa não saber, existem uma posição para dormir comprovadamente mais adequada. Curioso?

Se dormir mal está relacionado com a postura que adotamos durante o sono, imaginamos que tenha ficado curioso sobre qual a melhor posição para dormir, certo? A resposta é simples, a melhor posição para dormir é de lado. Quer saber o porquê? Então continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esta questão que pode afetar a qualidade do seu sono. Boa leitura!

Porque devemos dormir de lado?

Como referimos previamente, a melhor posição para dormir é de lado. Em seguida abordamos as várias razões (leia-se, vantagens) pelas quais deve adotar essa postura durante o sono:

1. Dormir de lado esquerdo é bom para o cérebro

A melhor posição para dormir beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central. Foi o que descobriu um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

Além disso, dormir sobre o lado esquerdo do corpo favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amiloides, nocivos para a saúde. Essa função é primordial para o organismo, visto ajudar na manutenção constante do volume e da pressão sanguínea, bem como o melhor funcionamento do sistema imunitário.

Lembramos que uma drenagem linfática deficiente pode ser bastante prejudicial, ocasionando transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla, por exemplo.

2. Melhora a circulação sanguínea

Quando dormimos sobre o lado esquerdo do corpo, local onde está localizado o coração, estamos a contribuir para uma melhoria da saúde da artéria aorta, impedindo assim a sua obstrução. A artéria aorta é responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo, por isso, a posição ideal para dormir também facilita a circulação.

Além disso, a veia cava inferior permanece livre, sem sofrer com a pressão de outros órgãos, motivo pelo qual o sangue consegue retornar com mais facilidade de outras partes do corpo até o coração.

3. Dormir sobre o lado esquerdo facilita a digestão

A melhor posição para dormir facilita a digestão, e isso acontece por conta do efeito da gravidade. Sabe porque? Porque estômago e intestino grosso e delgado está ligeiramente inclinado à esquerda, por isso, deitar-se sobre o lado esquerdo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.

4. Alivia o peso sobre a coluna vertebral

Pode fazer o teste: quando fica deitado de lado, a coluna fica mais alinhada do que quando se deita de bruços ou se deita de barriga para cima, por exemplo. Ademais, essa posição, considerada a melhor posição para dormir, evita que todo o peso do corpo recaia sobre as costas, aliviando a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

5. É a melhor posição para as grávidas

Dormir sobre o lado esquerdo é a posição mais recomendada para a generalidade das pessoas, principalmente para as mulheres grávidas. Desta forma, o bebé não pressiona a veia cava, e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta os nutrientes necessários.

Desvantagens de uma postura incorreta

Agora que já conhece qual é a melhor posição para dormir, bem como as suas inúmeras vantagens, está na hora de conhecer desvantagens das demais posições. Acompanhe:

Dormir de barriga para cima

Sabia que dormir nesta posição favorece a postura corcunda? Pois é, e isso acontece porque dormir de barriga para cima, apoiando a cabeça numa almofada, favorece a anteriorização da cabeça, além de causar dores no fundo das costas, pois a região lombar acaba por estar sob pressão. Além disso, esta posição, embora pareça ser muito confortável para uma boa parte das pessoas, também favorece o ronco e a apneia do sono, visto que a língua acaba por deslizar para trás – o que dificulta a passagem do ar pela garganta.

Dormir de bruços

Se adora dormir de barriga para baixo (bruços) então está na hora de repensar este comportamento que parecia tão inofensivo – mas não é! Dormir de bruços é uma das piores posições para dormir, sendo nociva para o pescoço, porque a posição só se torna plenamente confortável quando a pessoa apoia a cabeça nas costas das mãos e vira o pescoço para o lado.

Se acorda com o pescoço todo dorido é, provavelmente que isso seja o resultado da má postura durante o sono. Ademais, dormir de bruços faz mal para à coluna, pois retifica-a, desrespeitando assim a sua curvatura natural.

O que evitar na hora de dormir?

Se tem problemas no joelho, anca ou ombro, então deve evitar dormir para o lado da lesão. Todavia, durante o sono, é comum alterarmos a nossa posição quase sem nos percebermos, e para evitar que isso aconteça, aconselhamos que coloque uma almofada do lado da lesão, dificultado assim a mudança de posição para esse lado.

Outra dica passa por colocar um objeto no bolso do pijama, pode ser uma bola, por exemplo, o que certamente dificultará os seus movimentos e, consequentemente, que durma do lado onde está localizada a lesão.

Se dorme numa cama de casal, opte pelas maiores (king size, por exemplo), pois assim terá mais espaço para ajustar a postura. Além disso, evite almofadas muito altas, pois podem provocar problemas na coluna, além de dores no pescoço.

Sabemos que cada pessoa está habituada a dormir de uma certa forma, no entanto é importante tentar dormir sobre o lado esquerdo do corpo, mesmo que no começo pareça ser desconfortável, afinal de contas, está comprovado que essa é a melhor posição para dormir.

Assim, se quer acordar mais descansado, sem dores no pescoço ou na coluna, o ideal é que varie as posições durante a noite sempre que se sentir incomodado. Contudo, é fundamental que tenha o cuidado de manter a coluna sempre bem apoiada durante toda a noite, pois só assim se sentirá plenamente revigorado ao acordar. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)