Acupuntura: o que é e quais os seus benefícios?

A acupuntura é uma técnica terapêutica associada à medicina tradicional chinesa. Consiste na aplicação de agulhas muito finas em vários locais do corpo como forma de tratar determinados problemas de saúde.

Se nunca ouviu falar em acupuntura, é possível que estranhe esta descrição pouco convencional de tratamento, mas não se preocupe, pois neste artigo explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta técnica em crescente procura.

O que é a acupuntura?

O objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos

A acupuntura é uma técnica desenvolvida na China há mais de 3000 anos. Apesar da sua longevidade milenar, a verdade é que esta técnica só passou a ser utilizada no Ocidente nas últimas décadas, sendo ainda hoje em dia alvo de vários estudos que pretendem avaliar a sua eficácia no tratamento de determinadas doenças.

De acordo com a acupuntura tradicional, o objetivo desta técnica é restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses acreditam que o nosso corpo possui uma energia vital denominada Qi, e que é o desequilíbrio desta energia que causa problemas relacionados com a saúde física e mental do ser humano. Ainda de acordo com os chineses, o corpo e mente encontram-se perfeitamente saudáveis apenas quando conseguimos encontrar o equilíbrio da energia dentro de nós.

Já a medicina ocidental baseia-se em factos científicos para explicar a eficácia da acupuntura. De acordo com vários estudos já realizados, a acupuntura é um método de tratamento que permite a correção de algumas alterações no nosso corpo e contribui para a melhoria do funcionamento orgânico global, através da estimulação e libertação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que irão impactar o sistema nervoso do paciente, estabelecendo dessa forma o equilíbrio no organismo.

A acupuntura pode ser utilizada para que fins?

A acupuntura pode ser usada para tratar muitas patologias

Até ao momento, já se conseguiu comprovar a eficácia da acupuntura como tratamento de diversos problemas. Como resultado, esta técnica é efetivamente utilizada por profissionais em várias clínicas, sendo que esta é cada vez mais uma opção para pessoas que não encontram resultados na medicina convencional.

Em seguida, apresentamos algumas patologias/problemas que podem ser tratados com recurso à acupuntura:

  • Cefaleias e enxaquecas;
  • Dores na coluna;
  • Dores nos ombros, ancas, calcanhares, joelhos e cotovelos;
  • Tendinites, tendinopatias, artroses, contraturas musculares, sequelas de traumatismo, etc;
  • Náuseas e vómitos associados a tratamentos de quimioterapia;
  • Problemas intestinais ou da bexiga;
  • Dores menstruais;
  • Sintomas de menopausa;
  • Algumas formas de renite e sinusite;
  • Alergias.

A quem se destina a acupuntura?

Tanto adultos como crianças podem recorrer à acupuntura

A acupuntura pode ser utilizada em crianças, bem como em adultos. Esta técnica serve como alternativa a alguns tratamentos que não estão a fornecer os resultados esperados pelos pacientes na medicina convencional.

As pessoas que sofrem dos problemas acima referidos podem recorrer à acupuntura, no entanto, precisam de excluir primeiramente qualquer doença grave que necessite de outras formas de tratamento, e neste caso, a acupuntura poderia ser utilizada como um complemento, mas não como um método de substituição.

Recomendamos a aconselhar-se junto do seu médico de família antes de dar início às sessões de acupuntura.

Quais as vantagens face à medicina tradicional?

A acupuntura têm algumas vantagens face à medicina convencional

Normalmente, as pessoas que recorrem à acupuntura sofrem de dores há vários anos e não encontram solução para os seus problemas através da medicina convencional.

Por exemplo, existem inúmeros casos de pacientes com dores de coluna que são medicados durante vários anos, mas que só com a acupuntura conseguem verificar melhorias no seu estado de saúde.

Portanto, em muitos casos, a acupuntura pode ser usada como um complemento aos tratamentos convencionais, pois o seu contributo traz realmente melhorias para a vida dos pacientes.

Como se realiza o tratamento de acupuntura?

A acupuntura obedece a um conjunto de passos

Em primeiro lugar, procede-se a uma avaliação clínica do paciente como forma de se compreender o seu estado de saúde. De seguida, o profissional trata de criar um plano de tratamentos de acordo com aquilo que achar mais apropriado para o doente em questão. Normalmente, são necessárias entre 5 a 8 sessões para concluir o tratamento. Inicialmente, as sessões podem ser semanais, mas é comum que com o tempo o intervalo entre as mesmas passe a ser maior.

Quanto à acupuntura propriamente dita, em cada sessão são colocadas várias agulhas na pele do paciente, sendo que estas são deixadas numa determinada posição durante algum tempo, normalmente entre 5 a 30 minutos. O profissional pode escolher rodá-las e movimentá-las manualmente, ou pode possuir um equipamento eletrónico apropriado para esse efeito.

As agulhas podem ser inseridas em qualquer parte do corpo como: pés, mãos, orelhas, pernas, braços, costas, abdómen, rosto, couro cabeludo, etc. As agulhas próprias para acupuntura são metálicas, esterilizadas, de uso único e muito finas, sendo que o número de agulhas colocadas no corpo do paciente varia com cada situação clínica.

É muita vezes questionado se a acupuntura causa dor (ou não). Não é possível dar uma resposta 100% precisa, pois varia de pessoa para pessoa de acordo com a sua sensibilidade. No entanto, geralmente, este é um tratamento praticamente indolor. Durante o tratamento, os pacientes não sentem normalmente dor, mas podem sentir os seus músculos a contrair, sonolência e podem ainda ocorrer dores musculares no dia seguinte.

Quais são as contraindicações da acupuntura?

Como qualquer tratamento a acupuntura tem algumas contraindicações

Quem sofre de alterações graves de coagulação não deve recorrer aos tratamentos de acupuntura. Além deste problema, existem outras doenças que exigem uma atenção acrescida, sendo por isso necessário falar com o seu médico e aconselhar-se junto dele.

Se tiver epilepsia, um dispositivo metálico ou elétrico implantado no seu corpo ou se tomar medicação anticoagulante, certifique-se de que informa o seu médico, pois este tipo de informação é muito relevante para averiguar se a acupuntura será um método apropriado para si.

A acupuntura é uma técnica segura?

Sim, a acupuntura é considerada um tratamento seguro

Sim, é geralmente bastante segura. A acupuntura é uma técnica aprovada para o tratamento de várias doenças pela Organização Mundial da Saúde. Já em Portugal, esta técnica é praticada por especialistas certificados pela Ordem dos Médicos.

No entanto, os incidentes podem acontecer. Por exemplo, é possível que durante uma sessão de acupuntura as agulhas sejam mal posicionadas devido a movimentos que o utente faça ou a uma má colocação por parte do profissional, o que pode causar dor e feridas. Contudo, tenha em mente que estas ocorrências são bastante raras, por isso não alimente este medo.

Como já referido, se pretende iniciar sessões de acupuntura, aconselhe-se junto do seu médico de família e fale abertamente sobre o seu estado de saúde, principalmente sobre patologias que tenha ou poderá vir a ter. Geralmente, a acupuntura é uma ótima solução complementar para vários tratamentos e normalmente os resultados aparecem rapidamente. Esperamos ter ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.