Desodorizante natural: o que é, ingredientes e vantagens

A transpiração é um processo natural do nosso corpo, que desempenha importantes tarefas para a nossa saúde. Por exemplo, o suor ocorre por diversos motivos, nomeadamente em situações de tensão, temperaturas altas, atividades físicas ou através pelo consumo de alimentos picantes.

Mesmo que seja uma reação completamente natural do nosso corpo, ninguém gosta de transpirar, principalmente quando o suor tem como consequências odores fortes e desagradáveis. O mau cheiro acontece quando as bactérias presentes na camada externa da pele entram em contato com o suor produzido pelo corpo.

Sendo assim, as pessoas procuram diferentes maneiras de lidar com o suor e com o seu cheiro. Existem pessoas que querem apenas neutralizar o mau cheiro causado pela transpiração, outras querem um desodorizante que também tenha funções antitranspirantes, para que a transpiração cesse e as axilas se mantenham secas durante todo o dia.

Hoje, existe uma ampla gama de desodorizantes disponíveis no mercado: os convencionais, os naturais/vegan e outros. Neste artigo, falaremos um pouco mais acerca do desodorizante natural, nomeadamente dos seus ingredientes e benefícios.

O que são desodorizantes naturais?

Assim como o próprio nome diz, um desodorizante natural é aquele feito com ingredientes de origem natural e que, na sua generalidade, tem na composição: óleos naturais, óleos essenciais de rosa mosqueta, rosa damascena, ylang ylang, além de aloé vera, manteiga de karité, entre outros produtos que hidratam e neutralizam o mau cheiro do corpo.

Este ingredientes, que estão na composição da grande maioria dos desodorizantes naturais ajudam a diminuir a presença das bactérias que causam o mau cheiro na axilas, porém não reduzem a transpiração. O que ocorre é apenas uma neutralização do mau cheiro.

Ingredientes dos desodorizantes naturais

Existem alguns igredientes naturais que estão na composição de uma parte muito significativa dos desodorizantes naturais – senão mesmo na sua maioria. Entre eles, destaque para:

  • Óleo de coco: possui propriedades que hidratam a pele das axilas e combatem a proliferação das bactérias que causam o mau cheiro;
  • Manteiga de karité: tem ótimas propriedades regenerativas celulares, além de proteger a região das axilas;
  • Bicarbonato de sódio: combate fungos e absorve a humidade do corpo, ajudando a evitar a transpiração excessiva;
  • Leite de magnésia: semelhante ao bicarbonato de sódio, também absorve a humidade e limpa a pele;
  • Óleos essenciais: as suas propriedades têm como principal função “amenizar” o cheiro intenso das axilas.

Prós e contras do desodorizante natural

O desodorizante natural é uma das melhores opções para quem pretende saber efetivamente o que está a aplicar na sua pele. Regra geral, o desodorizante natural não leva nenhum tipo de ingrediente sintético, apenas ingredientes 100% naturais, não nocivos para humanos, bem como para o próprio meio ambiente.

Algumas das vantagens dos desodorizantes naturais passam pelo facto de se tratarem de produtos que:

  • Estão livres de substâncias sintéticos e químicas;
  • São menos lesivos para o meio ambiente;
  • Não são testados em animais;
  • Não ressecam a pele;
  • Contribuem para a hidratação das axilas;
  • Evitam alergias, irritações e infeções.

Porém, existem também algumas desvantagens nos desodorizantes naturais, nomeadamente o seu custo e a sua eficácia.

O efeito de um desodorizante natural é, regra geral, menos duradouro que de um desodorizante convencional, sobretudo no que diz respeiro à transpiração. Apesar de diminuir a proliferação de bactérias, o desodorizante natural não diminui o suor, o que pode ser um problema para pessoas que sofram de transpiração excessiva.

Além disso, os desodorizantes naturais acabam por ser produtos significativamente mais caros do que os convencionais.

Antes de comprar um desodorizante natural

O desodorizante natural é uma ótima opção para a saúde, por não terem na sua composição substâncias pesadas como o alumínio, álcool, parabenos ou corantes. Todavia, antes de começar usar um desodorizante natural é importante ter noção de alguns pontos:

  • Transpirar é algo natural e importante para o nosso corpo. É através do suor que o nosso corpo elimina as toxinas e outras substâncias nocivas como a ureia e o cloreto de sódio. Sendo assim, não deve impedir que o suor surja.
  • Esfoliar as axilas ajuda a eliminar as células mortas e bactérias. Basta utilizar uma esponja ou um sabonete esfoliante.
  • É normal transpirar mais ao começar a utilizar um desodorizante natural. Isso ocorre por conta de um processo de adaptação. Talvez possa ser necessário aplicar o desodorizante natural mais vezes durante esse período.

Como fazer um desodorizante natural?

Por ser um produto não industrializado, é possível que, com certos ingredientes consiga fazer o seu próprio desodorizante natural. Esta não é uma tarefa difícil e existem várias receitas que podem ser feitas com ingredientes comuns.

Além disso, em todas as receitas é possível acrescentar óleos naturais que contribuem para a ação antibacteriana do desodorizante natural, e também acrescentam um toque aromático (canela, cravo, alecrim e eucalipto).

Em seguida, deixaremos duas receitas de desodorizantes naturais, que podem ser feitas em casa, com poucos ingredientes. Confira!

Desodorizante natural de óleo de coco e bicarbonato

Ingredientes necessários:

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 3 colheres de sopa de amido de milho ou polvilho;
  • 1 colher de bicarbonato de sódio;
  • Algumas gotas de óleo essencial (opcional).

Para preparar o desodorizante natural, basta misturar todos os ingredientes num recipiente até criar uma pasta homogénea e grossa. Em seguida, é só armazenar num pote de vidro que esteja limpo e seco.

Desodorizante natural de manteiga de karité

Ingredientes necessários:

  • 3 colheres de manteiga de karité;
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de amido de milho ou polvilho;
  • 2 colheres de manteiga de cacau;
  • 2 cápsulas de vitamina E;
  • Algumas gotas de óleo essencial (opcional).

Para esta receita terá que seguir o seguinte passo a passo:

  1. Derreta a manteiga de karité e a de cacau em banho maria ou no microondas;
  2. Misture o bicarbonato de sódio e o amido de milho (ou polvilho);
  3. Acrescente a vitamina E e misture bem;
  4. Em seguida, adicione algumas gotas de óleo essencial e misture;
  5. Coloque a mistura num frasco limpo e seco;
  6. Coloque o frasco no frigorífico durante o tempo necessário para que o desodorizante natural fique consistente;
  7. Armazene num local seco e longe do sol.

Onde comprar desodorizantes naturais?

Se não tiver tempo ou não quiser fazer o seu desodorizante natural, pode sempre comprá-lo. Como referimos, os desodorizantes naturais são aquele que não possuem substâncias tóxicas, pesadas e que são sustentáveis para o meio ambiente.

Os desodorizantes (convencionais ou naturais) possuem no rótulo informações sobre a sua composição. Caso sejam utilizados apenas produtos naturais, sem substâncias químicas como o triclosan e os parabenos isso deverá estar devidamente assinalado, através de termos como “100% natural”, “desodorizante natural”, “desodorizante biológico”.

A generalidade das grandes superfícies já comercializam este tipo de produtos, não obstante poderá sempre recorrer a lojas da especialidade, muitas delas online.

Esperamos que este artigo tenha sido útil!

A redação do trabalhador.pt