Trabalha por turnos? Conheça as desvantagens e tome nota de algumas dicas

Equilíbrio é uma palavra importante e que o ser humano tenta ao máximo atingir. Frequentemente ouvimos falar em equilíbrio emocional, equilíbrio amoroso, equilíbrio financeiro e profissional… e poderíamos continuar. Mas neste artigo vamos focar-nos no aspeto profissional. Falamos do tão conhecido trabalho por turnos.

Apesar de estar comprovado que o trabalho por turnos é prejudicial, nos dias de hoje, este regime é tido como indispensável para fazer face às necessidades crescentes do mundo laboral.

Os números do trabalho por turnos

Em Portugal, o número de setores em que o trabalho por turnos está a ser implementado tem vindo a crescer consideravelmente o que, por sua vez, leva a mais problemas de saúde nos trabalhadores. Conciliar o trabalho com a família torna-se verdadeiramente um desafio e é, também, neste regime que o número de acidentes de trabalho dispara.

Um estudo determinou que uma em cinco pessoas na Europa trabalham por turnos – um número considerável – tendo em conta que estes trabalhadores têm uma propensão maior para problemas de saúde graves. A falta de rotina pode mesmo contribuir de forma astronómica para o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, problemas digestivos, perturbações do sono e problemas emocionais.

Opção ou não, este regime laboral está longe de ser o ideal no que diz respeito a manter padrões de saúde elevados. Fadiga extrema, insónias, sistema nervoso alterado ou problemas alimentares são algumas questões que abalam frequentemente quem está exposto a estas condições de trabalho. Podendo estes sintomas transformarem-se em doenças graves como acima referimos.

Principais desvantagens do trabalho por turnos

Apesar de existirem algumas vantagens associadas a este regime, como é o caso da questão monetária, uma vez que, normalmente quem trabalha recebe um acréscimo remuneratório – os chamados subsídios de turnos – convém, primeiro, ponderar bem as desvantagens uma vez que estas mesmas tocam num tema que facilmente supera qualquer um: a sua saúde.

Se trabalha ou se alguma vez trabalhou por turnos, sabe que manter uma alimentação saudável, conseguir dormir horas suficientes ou até prescindir de tempo com a família e amigos é algo que se torna mais complicado.

Um profissional que trabalhe por turnos terá os seus horários sempre alternados o que leva a uma instabilidade a vários níveis.

Menos horas de sono

É muito provável que um trabalhador por turnos tenha frequentemente insónias devido à desregulação do organismo e dificuldade do mesmo em adaptar-se constantemente a horários diferentes. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) revelou, num estudo, que trabalhadores do turno da noite dormem, em média, menos duas a quatro horas que os trabalhadores diurnos.

Pior hábitos alimentares

Trabalhar por turnos pode mesmo influenciá-lo a comer pior e fora de horas, o que prejudica ainda mais a sua saúde. Além da má alimentação, beber café em excesso e fumar mais é outra tendência muitas vezes encontrada em quem trabalha neste tipo de regime laboral. As máquinas de venda automática costumam ser as maiores inimigas nesta matéria.

Estar presente na vida da sua família e amigos

Aquele almoço típico ao domingo em que a família costuma reunir-se? Ou então a sexta-feira à noite reservada para jantar fora e ficar até tarde com amigos? É difícil conciliar o seu tempo porque muitas vezes os horários são demasiado diferentes do típico das 09h00 às 17h00. O que pode levá-lo a afastar-se intencionalmente das pessoas que são importantes na sua vida e por conseguinte levá-lo a sentir-se mais isolado.

Depressão, burnout e problemas emocionais

Naturalmente que privar-se de horas de sono essenciais, alimentar-se mal e ainda não conseguir ter tempo para estar com quem mais gosta irá resultar num mal-estar emocional e que, em caso mais graves, poderá levar a esgotamentos nervosos ou mesmo depressões.

Porém, se trabalha por turnos e para já não consegue ou não quer mudar isso… Leia algumas dicas que preparámos para si, para o ajudar a conseguir ter uma melhor qualidade de vida.

Dicas para quem trabalha por turnos

Desligar o telemóvel quando for para a cama

Não é simplesmente “tirar o som”. Quando chegar a casa e for hora de dormir, desligue mesmo o telemóvel. Isto irá ajudá-lo a descansar melhor.

Tomar um banho quente antes de se deitar

A água quente ajuda os músculos a relaxarem, criando uma onda de conforto no seu corpo que o irá ajudar a dormir mais rapidamente e de forma profunda.

Não consumir refeições pesadas antes de ir dormir

Opte por comer algo leve e que não lhe traga problemas gástricos no momento em que for dormir. Prefira alimentos de fácil digestão como iogurtes, sopas de legumes, aveia, saladas leves, cereais ou fruta são algumas das opções.

Levar a marmita para o trabalho

Planear as suas refeições e levando-as de casa irão ajudá-lo a alimentar-se melhor. Usar as típicas máquinas de venda automática ou então fazer refeições em restaurantes/cafés todos os dias vão prejudicar a sua saúde e também a sua carteira. Leve comida de casa!

Prefira água a qualquer outra bebida

A dica da hidratação serve para qualquer contexto. Afinal de contas, se estiver hidratado tudo fluirá melhor.

Fazer exercício físico

Se não é adepto do ginásio ou de nenhum desporto em geral, faça caminhadas, compre umas cordas e determine x número de saltos por dia, prefira escadas a elevadores, não use o carro para percorrer percursos pequenos.

Se gosta de exercício físico, não descure esta parte. Tente criar uma rotina de treino que seja compatível sempre com a sua mudança de horários. Isto fará com que se sinta melhor a todos os níveis. Dormirá melhor e terá onde descarregar energias menos positivas.

Planear o horário da sua semana

No momento em que forem divulgados os seus horários e fica a saber quais serão as suas folgas faça planos! Crie um grupo no Whatsapp destinado a isso. Terá piada e fará com que consiga estar com as pessoas de quem mais gosta.

Não desanimar!

Lembre-se que ter um emprego é algo bom. Apesar de nem sempre ser fácil, o mundo é um lugar imenso, com muitas oportunidades e com certeza existirá um sítio perfeito para si.

A redação do trabalhador.pt

Adicionar comentário