Chá de hibisco: conheça os benefícios e contraindicações

cha de hibisco

Se é fã de um estilo de vida saudável, certamente já sabe dos benefícios que o consumo de alguns chás pode proporcionar. Entre as infusões mais poderosas está o chá de hibisco, que a cada dia mais tem conquistado adeptos que se renderam ao seu aroma agradável que, além de perfumar o ar, revela um sabor inconfundível!

O chá de hibisco é preparado a partir do botão seco da Hibiscus sabdariffa L., nome científico da planta que popularmente é conhecida como vinagreira. Utilizada como ingrediente medicinal durante séculos, a bebida ganhou respaldo científico por conta da eficiência, comprovada em estudos, na prevenção de várias doenças. Além disso, o chá é famoso por, supostamente, auxiliar na perda de peso, bem como pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que garantem maior qualidade de vida.

Se quer incluir o chá de hibisco na sua rotina, que tal conhecer todas vantagens que o consumo desta infusão traz para o seu dia a dia? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre este assunto!

Principais benefícios do chá de hibisco

Espécie originária da Índia e da Malásia, o Hibiscus sabdariffa L. começou a chamar atenção quando alguns investigadores descobriram algumas das suas peculiaridades nutricionais. Estes identificaram um teor elevado de compostos fenólicos, principalmente as antocianinas, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, todos aliados na prevenção do stress oxidativo das células. Por outras palavras, o chá de hibisco contém substâncias que auxiliam na prevenção das doenças relacionadas ao envelhecimento. E quem não deseja travar a ação do tempo, não é mesmo?

Ademais, a bebida ficou também conhecida por ajudar na queima de calorias – embora este benefício ainda esteja cientificamente comprovado. Facto é que o chá tem zero calorias, é eficiente no combate a inflamações e ainda ajuda a evitar a retenção de líquidos. Ainda não ficou convencido dos diversos benefícios do chá de hibisco? Então conheça outras vantagens que listaremos a seguir:

1. Chá de hibisco diminui a pressão arterial

A pressão alta é um dos principais desencadeadores de problemas cardíacos como o enfarte ou o acidente vascular cerebral (AVC). Todos os anos, milhares de pessoas morrem em Portugal em decorrência de doenças associadas à hipertensão, enfermidade que pode ser amenizada com o consumo do chá de hibisco, que atua na redução da pressão arterial. Isso acontece por causa das antocianinas encontradas no hibisco, as principais responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos.

Além disso, substâncias como ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, que também podem ser encontrados na planta, ajudam a prevenir o stress oxidativo das células, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

2. Auxilia na perda de peso

Embora não esteja cientificamente comprovado que o chá de hibisco ajuda a emagrecer, há diversos estudos que apontam que esta bebida é capaz de reduzir a criação de células de gordura, isto é, evitar a acumulação de gordura no corpo. Esta redução deve-se às substâncias antioxidantes encontradas na infusão, nomeadamente, os flavonoides e antocianinas, que contribuem para evitar esse problema. Ademais, o hibisco também bloqueia a produção de amilase, enzima que transforma o amido em açúcar.

Dito isto, é importante referir que o chá de hibisco, sozinho, não faz milagres: é preciso aliar o seu consumo a uma dieta alimentar saudável, bem como à prática de atividade física.

3. Auxilia no controlo do colesterol

O Journal of Traditional and Complementary Medicine, importante publicação científica, divulgou um estudo que avaliou 60 pessoas com diabetes que consumiram o chá de hibisco ou chá preto. Os resultados foram impressionantes, pois aqueles que consumiram o chá de hibisco tiveram um aumento do colesterol “bom” (HDL) e considerável diminuição do colesterol “mau” e triglicerídeos.

4. Reduz a retenção de líquidos

Embora a ciência não comprove que o chá de hibisco auxilia no emagrecimento, outros estudos feitos com esta planta indicaram que a combinação de antocianinas e quercetina, substâncias encontradas no hibisco, são capazes de auxiliar na capacidade diurética, aumentando a produção de urina ao longo do dia, o que reduz a retenção de líquidos e também a pressão arterial.

5. Melhora a saúde do fígado

O consumo do chá de hibisco faz aumentar as enzimas desintoxicantes e reduz os danos ao fígado. Foi o que comprovou uma pesquisa divulgada no The Journal of Functional Foods, cujo estudo demonstrou melhora na esteatose hepática (gordura em excesso no fígado) em pessoas com sobrepeso.

6. Diminui o risco de cálculos renais

O chá de hibisco ajuda a hidratar, o que, junto ao efeito diurético, diminuiria o risco de cálculos renais, a famosa pedra nos rins. É o que sinalizam estudos conduzidos por investigadores iranianos.

Contraindicações do chá de hibisco

Apesar dos diversos benefícios associados ao consumo do chá de hibisco, é importante referir que existem algumas contraindicações. A saber:

  • O chá de hibisco não é indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal ou tomam pílulas anticoncepcionais, pois reduz os níveis de estrogénio no organismo. Ademais, a bebida altera a fertilidade ao inibir, temporariamente, a ovulação;
  • Não é recomendado para grávidas e lactantes, pois provoca alteração no equilíbrio das hormonas. Além disso, o chá de hibisco age sobre a musculatura do útero, podendo causar aborto e até mesmo mutações genéticas;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos controlados devem consultar o médico antes de incluir o chá de hibisco em sua rotina, pois a bebida aumenta a produção e escoamento de urina, o que interfere no efeito dos remédios;
  • Pessoas com doenças cardíacas graves não devem consumir chá de hibisco, pois este causa eliminação contínua de potássio e outros eletrólitos, minerais que devem estar sempre em níveis adequados no organismo destes indivíduos;
  • O consumo excessivo do chá de hibisco causa efeitos adversos, tais como náuseas, hipotensão, dor de cabeça, problemas relacionados ao fígado, desmaios, câimbras entre outros.

Sendo assim, antes de consumir o chá de hibisco, é fundamental consultar um médico, para que esta bebida não traga prejuízos à saúde, em vez de benefícios.

Sugestões de consumo de chá de hibisco

Para aproveitar todas vantagens que o chá de hibisco pode proporcionar, é importante ficar atento à quantidade: os benefícios são notados com a ingestão de no mínimo 500 mililitros e no máximo 1 litro do chá, por dia, considerando uma colher de sopa do extrato. Aprenda agora mesmo a preparar a infusão:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hibisco seco (ou uma saqueta, se preferir);
  • 1 litro de água quente.

Modo de preparação:

  1. Espere a água ferver;
  2. Coloque o hibisco na água quente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos;
  3. Coe e mantenha o chá, de preferência, num recipiente de vidro ou cerâmica, o que garantirá que as suas propriedades nutricionais sejam preservadas. A bebida pode ser consumida quente ou gelada, e neste último caso, deve ser conservado no frigorífico por no máximo 6 horas. Contudo, o mais adequado é tomar imediatamente, o que garantirá que todas as propriedades sejam aproveitadas pelo organismo.

Importante: o chá de hibisco não deve ser adoçado com açúcar ou com adoçantes artificiais.

Gostou deste artigo sobre os benefícios do chá de hibisco? Então aproveite para partilhar este conteúdo com seus amigos, para que também desfrutem de todas as vantagens associadas a esta bebida tão eficiente. Cuide-se e cuide de quem ama!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)