Chá de limão: conheça os seus benefícios

Fonte de vitamina C, ajuda a tratar a prisão de ventre, emagrecer, melhorar a aparência da pele, acelera a cicatrização, previne o envelhecimento precoce e protege os órgãos de doenças degenerativas e infeções. Certamente está a pensar que estamos a falar de um poderoso suplemento alimentar ou de algum remédio milagroso, não é mesmo? Nada disso, tantos benefícios assim estão associados a uma fruta bastante popular, acessível e que produz um chá potente e muito saudável: o limão.

A verdade é que o limão é um excelente remédio caseiro, muito utilizado para desintoxicar o organismo e melhorar os sistema imunitário, e isso só é possível porque ele é rico em vitamina C, potássio, clorofila e outras substâncias que devem fazer parte da sua alimentação diária.

Quer saber como ter acesso a todos os benefícios proporcionados pelo limão? Então não deixe de ler este artigo, no qual conhecerá a extensa lista de vantagens de consumir chá de limão diariamente, além de receitas para potenciar os efeitos desta poderosa infusão.

Benefícios do chá de limão

Que tal uma chávena de chá de limão para aquecer o corpo nas noites frias e ainda aproveitar os benefícios que esta infusão pode proporcionar à sua saúde? Conheça as principais vantagens desta bebida:

1. Ajuda no tratamento de resfriados e gripes

O limão faz um bem enorme ao sistema imunitário, e junto com o alho, forma uma dupla imbatível no combate a gripes e constipações. Pela sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, auxilia também na melhoria da circulação sanguínea e diminuição de dores de cabeça.

Confira infra duas receitas de chá de limão – uma à base de alho e a outra com gengibre e mel, indicadas para os dias em que estiver a enfrentar os desagradáveis sintomas da gripe:

Chá de limão com alho

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de mel;
  • ½ limão (sumo);
  • 1 chávena de água.

Modo de preparação:

  1. Amasse os dentes de alho e adicione numa panela juntamente com a água.
  2. Deixe ferver por cerca de 5 minutos.
  3. Depois, acrescente meio limão espremido e o mel. Tome a seguir, ainda morno.

Chá de limão com gengibre e mel

Se o resfriado ou gripe trouxe consigo sintomas como congestão nasal, dor de garganta e arrepios, então aposte em chá de limão com gengibre e mel. Além de atenuar o mal-estar provocado por estes sintomas, é ótimo para melhorar a digestão e o enjoo.

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de raiz de gengibre fresca ralada;
  • 500 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparação:

  1. Ferva o gengibre numa panela tapada durante cerca de 10 minutos e, em seguida, retire do lume.
  2. Coe e junte o sumo de limão e o mel. Beba várias vezes durante o dia.

2. O chá de limão ajuda a desintoxicar o corpo

O limão é uma fruta rica em ácido cítrico, substância que ajuda a purificar o fígado. Para potenciar os efeitos da bebida, consuma o chá com o estômago vazio, logo de manhã, pois assim a bebida conseguirá eliminar os resíduos e toxinas acumuladas no fígado, desintoxicando o corpo por completo. Tome nota da receita:

Chá de casca de limão para desintoxicar o organismo

Este chá contém os óleos essenciais do limão que tem um efeito purificante. Ademais, a bebida é deliciosa, e pode ser consumida logo depois de uma refeição, por exemplo.

Ingredientes:

  • ½ copo de água;
  • 3 cm da casca do limão.

Modo de preparação:

  1. Ferva a água e depois adicione a casca do limão, que deve ser cortada bem fina de forma a eliminar por completo a parte branca.
  2. Tape durante alguns minutos e beba a seguir, ainda morno, sem adoçar.

3. Promove a saúde cardiovascular

Rico em flavonoides como a hesperidina, o limão é um excelente aliado na diminuição do colesterol “mau”. É por este motivo que consumir uma chávena de chá de limão quente todas as noites pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas e ocorrência de acidente vascular cerebral, AVC, melhorando significativamente a saúde do coração.

4. O limão uma é fonte de vitamina C e antioxidantes

Um dos principais benefícios do chá de limão é fornecer nutrientes que colaboram para a saúde do sistema imunitário e promovem e da pele. Isto acontece porque o limão é fonte de vitamina C e agentes antioxidantes capazes de combater os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce) e melhorar o sistema de defesa do corpo.

Que tal usar a hortelã para deixar a bebida ainda mais gostosa? Tome nota da receita:

Chá de limão com hortelã

Ingredientes:

  • 2 limões;
  • 1 haste de hortelã;
  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de açúcar (ou uma colher de mel).

Modo de preparação:

  1. Depois de ferver a água, tire do lume e adicione os ingredientes.
  2. Tape e deixe por 5 minutos em infusão.
  3. Depois coe e beba. Se quiser, pode adicionar um pouco de mel ou açúcar para adoçar.

5. O chá de limão auxilia a emagrecer

O chá de limão, combinado com hábitos de saúde como praticar atividade física e ter uma alimentação equilibrada, pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois desintoxica o organismo, desincha o corpo e aumenta a sensação de saciedade. Para potenciar o seu efeito, combine-o com a canela, alimento termogénico que ajuda a queimar mais calorias.

Chá de limão com canela

Ingredientes:

  • 250 ml água;
  • 1 pau de canela;
  • ½ limão (sumo);
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparação:

  1. Coloque a água numa panela até estar prestes a ferver.
  2. Desligue antes de começar a ferver.
  3. Adicione um pau de canela e deixe repousar durante 5 minutos.
  4. Retire o pau de canela e junte o sumo de meio limão.
  5. Adicione um pouco de mel, caso pretenda um chá doce.

Gostou de conhecer todos os benefícios do chá de limão? Então prepare hoje mesmo a sua receita favorita e desfrute de todas as vantagens que esta infusão pode proporcionar ao seu bem-estar. Aproveite e partilhe este conteúdo com os seus amigos, para que também eles possam aproveitar todas as dicas aqui descritas. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)