Sabia que a azia, aquela sensação desconfortável na região do peito ou na parte superior do estômago, é uma das queixas mais comuns entre a população? Os sintomas indesejados da má digestão são bastante recorrentes, e surgem, principalmente, depois de alguns hábitos contraindicados, como comer demasiado rápido ou após comer ou beber em excesso.
Felizmente, na generalidade das vezes, esta maleita não é motivo de grande preocupação, e pode ser tratada com soluções naturais e caseiras, afinal de contas, quem nunca recorreu a um chá para a azia?
Não obstante, quando os sintomas forem frequentes e intensos, é essencial que procure orientação médica o quanto antes e evite automedicar-se, mesmo quando o “remédio” for aparentemente inofensivo, como um chá.
No entanto, se a dor aparece apenas esporadicamente, confira a seguir algumas receitas de chás que podem ser preparadas em casa para amenizar problemas gástricos simples, mas que causam enorme inconveniente na sua rotina. Acompanhe!
Chá para a azia: amenizar os sintomas
Antes de falarmos sobre o tema deste artigo, isto é, do chá para a azia, que tal entender um pouco mais sobre esta sensação tão desconfortável? Também conhecida como pirose (a origem da palavra é grega – pyrós, significa fogo), a azia – ou ardor- tem uma localização imprecisa, não obstante, pode ocorrer em alguma região entre a boca e o estômago e a garganta, manifestando-se, via de regra, no peito. A azia é um sintoma específico, cuja origem é a parte mais baixa do esôfago.
Entre os fatores de risco para a azia estão:
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Hérnia do hiato;
- Obesidade;
- Uso de determinados medicamentos;
- Gravidez;
- Altos níveis de stress;
- Hábitos de vida (tipos de alimentos/quantidade e horário das refeições, etc.).
O tratamento para a azia pode ser feito com medicamentos convencionais (sempre prescritos por um médico) ou também com chás para a azia, uma ótima opção para ajudar a controlar as crises, podendo ser usado para complementar o tratamento indicado pelo médico.
Conheça agora as infusões mais eficientes no tratamento da azia:
1. Chá de gengibre
Este é certamente um chá para azia que não podemos deixar de recomendar. O chá de gengibre é uma bebida que contém gingerol, chogaol e zingerona, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que aliviam a inflamação do esôfago e diminuem a acidez do estômago. Saiba como o preparar:
Ingredientes:
- 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
- 1 litro de água.
Modo de preparação:
- Coloque a água a ferver e adicione o gengibre;
- Deixe ferver por 5 a 10 minutos;
- Retire o gengibre e beba o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia, 20 minutos antes da refeição.
Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.
Mas atenção: o chá de gengibre não deve ser consumido por pessoas com sangramento ativo no estômago ou por pessoas que estejam a utilizar medicamentos anticoagulantes, visto que o gengibre contém, na sua composição, propriedades anticoagulantes que podem provocar ou aumentar o risco de hemorragia.
2. Chá de espinheira-santa
Um bom chá para a azia, que tem habitualmente um efeito positivo contra a dor, é o caso do chá de espinheira-santa, uma excelente alternativa para o tratamento dos sintomas. A espinheira-santa possui propriedades anti-inflamatórias, antiulcerosas e digestivas que protegem a mucosa gástrica, diminuem a produção de ácido no estômago e melhoram a má digestão.
Ingredientes:
- 1 chávena de água;
- 1 colher de sopa de espinheira-santa.
Modo de preparação:
- Ferva a água e adicione a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos.
- Coe e beba sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.
Atenção: crianças menores de 12 anos não devem consumir o chá de espinheira-santa. A infusão também é vetada para mulheres grávidas, visto representar potenciais complicações para o feto e para a grávida, bem como a mulheres em amamentação, por diminuir a produção de leite materno.
3. Chá de funcho
O chá para a azia pode e deve ser usado como remédio caseiro para minimizar as crises de azia – que sejam esporádicas. Entre os mais eficientes está o chá de funcho, rico em substâncias como anetol, estragol e alcânfora.
A bebida apresenta ações antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que provocam alívio da inflamação do estômago e diminuem a sensação de ardor na garganta. Ademais, o chá de funcho ajuda a esvaziar o estômago, por isso o seu consumo é tão recomendado por especialistas em saúde gástrica. Aprenda a fazer esta poderosa infusão:
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de sementes de funcho (ou uma saqueta);
- 1 chávena de água fervente.
Modo de preparação:
- Adicione as sementes de funcho na chávena de água fervente (ou uma saqueta);
- Tape e deixe arrefecer durante 10 a 15 minutos;
- Coe e beba de 2 a 3 chávenas por dia, 20 minutos antes da refeição.
Importante: o chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas.
4. Chá de alcaçuz
Um chá para azia que não poderia faltar nesta lista é o chá de alcaçuz. Rico em glicirrizina, substância que promove a redução da acidez do estômago, além de proteger a mucosa deste órgão, o chá de alcaçuz alivia os sintomas da azia, da úlcera gástrica e do ardor. Confira o modo de preparação:
Ingredientes:
- 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
- 1 chávena de água fervida;
- Mel para adoçar a gosto.
Modo de preparação:
- Ferva a água e depois adicione o alcaçuz, deixando ferver por mais 10 minutos;
- Coe e adoce com mel, se necessário. Beba este chá até 2 vezes ao dia.
Lembre-se: O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, tampouco por pessoas com problemas cardíacos.
5. Chá de alface
Uma última opção de chá para a azia: o chá de alface. As folhas de alface são ricas em enzimas que ajudam a reduzir a inflamação da mucosa gástrica; ademais, apresenta uma ação calmante, o que reduz o desconforto e promove o bem-estar. Anote:
Ingredientes:
- 30 g de folhas de alface;
- 500 ml de água.
Modo de preparação:
- Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver durante cerca de 10 minutos;
- Deixe repousar durante 5 minutos e coe;
- Beba 4 chávenas por dia.
Agora que conhece os melhores chás para azia, que tal investir na prevenção para evitar o mal estar? Para isso, precisará de mudar antigos hábitos nocivos e apostar numa alimentação equilibrada, excluindo do seu cardápio alimentos que provoquem o desconforto gástrico.
Além disso, lembre-se de comer devagar, evitar situações de stress, roupas apertadas na região da barriga e praticar atividade física. Estas são medidas simples, mas que certamente vão melhorar a sua qualidade de vida e afastar as probabilidades de sofrer com o ardor. Cuide-se!