Teambuilding: porque é tão importante para as empresas?

Nos últimos anos, o teambuilding tornou-se uma das armas mais poderosas de qualquer empresa. Pretende que os seus funcionários sejam mais produtivos? Quer melhores resultados? Deseja criar um ambiente de trabalho motivador e positivo? Então, o teambuilding pode certamente ajudar. Neste artigo explicamos-lhe, entre outras coisas, o que é o teambuilding e o porquê de funcionar tão bem no seio corporativo.

O que é o teambuilding?

O teambuilding é o processo de criar uma equipa que trabalhe aproximadamente e de forma coesa em direção a um objetivo comum. De forma a estimular o espírito de equipa e a permitir que os membros da mesma se envolvam de forma positiva, várias empresas organizam atividades divertidas que ajudam as pessoas a criar uma ligação mais próxima, que se irá consequentemente refletir em melhorias para a empresa.

A partir de uma série de atividades que estimulam as capacidades de comunicação, planeamento e resolução de problemas e conflitos, as empresas valorizam cada vez mais estas iniciativas, sendo que muitas já começam a dedicar dias inteiros a estas atividades, ou contratam empresas especializadas nesta área, o que permite concluir que, de facto, o teambuilding é um recurso de extrema importância para as empresas.

Quais os benefícios do teambuilding?

A relação entre colegas tende a melhor com o teambuilding

1. O teambuilding aumenta a confiança

Para que as equipas trabalhem juntas eficazmente, os seus membros precisam de confiar uns nos outros, sendo atividades de teambuilding uma excelente forma de promover essa confiança. Uma equipa que confia em si mesma e nos outros está mais propícia a partilhar as suas fraquezas e forças, a ser mais proativa com as suas ideias, a assumir riscos e a chegar a um consenso. Consequentemente, existe uma maior colaboração e comunicação.

2. O teambuilding ajuda a resolver conflitos

Os conflitos ou qualquer tipo de problema são inevitáveis no meio de trabalho. No entanto, o teambuilding ajuda a melhorar a forma como as pessoas reagem nestas situações.

Muitas atividades de teambuilding passam por fazer as pessoas pensar, em conjunto, sobre formas eficazes de resolver possíveis e realistas problemas que podem realmente acontecer no local de trabalho. Os membros das equipas discutem o assunto, partilham opiniões e experiências, e aprendem a responder sabiamente a situações desse género, o que pode mais tarde ser útil num cenário semelhante e já não hipotético.

3. O teambuilding aumenta a produtividade

Tendo em conta o ponto anterior e o facto de o teambuilding estimular a comunicação entre os membros da equipa, acontece que muitas vezes as tarefas desempenhadas são divididas pelos membros, de modo a que nenhum seja prejudicado. Por exemplo, se um funcionário estiver a sentir-se stressado com o excesso de trabalho, um colega pode facilmente tomar a iniciativa de ajudar e de assumir algumas partes das tarefas.

Como os funcionários trabalham em equipa, comunicam bem entre si e confiam uns nos outros, a performance de equipa torna-se mais elevada e os resultados surgem de forma mais rápida.

3. O teambuilding incentiva a criação de relações próximas

Quem acredita que não se faz amigos no trabalho é porque talvez ainda não tenha participado numa boa dose de teambuilding. As atividades de teambuilding, além de terem em vista uma melhor comunicação e produtividade para o bem da empresa, têm também como intuito incentivar a partilha de interesses, preferências e histórias entre os colegas de trabalho.

Este tipo de partilhas aproxima as pessoas na grande maioria das vezes. São frequentemente estabelecidas relações de confiança e amizade, que irão consequentemente se refletir na forma como o trabalho é realizado. As pessoas com boas relações no meio de trabalho acabam por disfrutar mais do seu emprego e de ajudar a empresa a alcançar melhores resultados.

4. O teambuilding permite adquirir novas competências

O teambuilding ajuda as pessoas a assumir responsabilidades e papéis de liderança em cenários hipotéticos, o que lhes permite adquirir competências mais tarde úteis na vida real. Além disso, as competências relacionadas com a comunicação, planeamento e rapidez de resposta a situações inesperadas podem também testar os funcionários e ajudá-los a melhorar nestes campos diferentes.

Exemplos de jogos famosos de teambuilding

São várias as ativiades / jogos de teambuilding

1. “Jogo das Possibilidades”

Trata-se de um jogo de teambuilding de apenas cerca de 5 minutos. Funciona da seguinte forma: um objeto é dado a uma pessoa em cada grupo. Ordenadamente, uma pessoa em cada grupo tem de apresentar um uso não convencional para esse objeto apenas através de gestos, enquanto os restantes membros da equipa têm de adivinhar o que a outra pessoa está a tentar fazer. Esta é uma boa forma de estimular a criatividade de todos os envolvidos.

2. “Vencedor/Perdedor”

Neste jogo de teambuilding, duas pessoas de uma equipa têm de partilhar experiências pessoais verdadeiras. A primeira pessoa foca-se apenas na parte boa da sua experiência, enquanto a segunda pessoa tem de tentar encontrar o lado bom da parte negativa. Depois, trocam de posições. O objetivo é ensinar as pessoas a procurar o lado positivo de situações negativas.

3. “Caça ao Tesouro”

Neste jogo, as equipas juntam-se e formam uma só. É elaborada uma lista de tarefas que a equipa deve seguir. As tarefas devem ser cumpridas dentro de um prazo e a pessoa mais rápida a realizar todas as tarefas recebe um prémio. O objetivo deste jogo de teambuilding é estimular a competição saudável entre colegas.

O teambuilding à distância resulta?

O surgimento da pandemia do COVID-19 dificultou a realização das tão importantes atividades de teambuilding, portanto as empresas viram-se obrigadas a encontrar soluções, de modo a não deixar esta forma tão crucial de cooperação e aproximação entre colegas cair no esquecimento.

Aqui ficam alguns exemplos de atividades de teambuilding que podem ser realizadas à distância, a partir do computador, e que permitem envolver várias pessoas:

  • Aulas virtuais de fitness, desenho e pintura, onde os participantes podem realizar as tarefas em simultâneo, partilhando ideias e dicas, por exemplo.
  • Concurso de perguntas e respostas online, onde as pessoas são divididas por equipas, tendo de trabalhar em conjunto para pensar nas soluções corretas.
  • Adaptação do “Jogo das Possibilidades” e o “Jogo do vencedor/Perdedor” no meio online.
  • Formulação de cenários hipotéticos para os quais as pessoas têm de encontrar soluções rapidamente.

Concluindo, sim, o teambuilding à distância resulta desde que a empresa tome a iniciativa de criar este tipo de jogos através da internet e mantendo um contacto próximo com os seus funcionários.

O teambuilding é indiscutivelmente uma ferramenta importante capaz de melhorar a comunicação entre os seus funcionários, aumentar a sua produtividade e de melhorar os resultados. Desta forma, é importante que as empresas estejam conscientes das vantagens do teambuilding e que criem formas de o aplicar no seu meio, pois os benefícios são muito recompensadores.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.