Teste de gravidez positivo: saiba o que fazer

teste de gravidez positivo

Finalmente ganha coragem e compra um teste de gravidez na farmácia. Chega a casa, corre para a casa de banho, lê as instruções de uso na bula e faz o que é pedido. Espera alguns minutos, respira fundo e encara a realidade refletida na fina tira de beta HCG: o resultado pode colocá-la mais perto de um sonho antigo ou apanhá-la de surpresa se uma gestação não era algo que estivesse nos seus planos.

Um teste de gravidez positivo é o começo de uma jornada que, via de regra, dura nove meses e provoca grandes transformações no corpo e na mente da mulher. Todavia, uma boa parte das mulheres não sabe o que fazer depois da grande notícia anunciada pelo teste – nem sequer se deve confiar no resultado positivo, colocando em causa a fiabilidade do teste de farmácia.

Mas, nada de ficar nervosa, pois este artigo tem como objetivo ajudá-la a interpretar os resultados do teste, orientá-la sobre o que deve fazer a seguir e o que precisa de saber sobre um resultado de teste de gravidez positivo. Boa leitura!

Quando fazer um teste de gravidez?

Se teve uma relação sexual desprotegida durante o período fértil, isto é, enquanto ovulava, o ideal é que, na presença de alguns sintomas – sendo o mais importante o atraso menstrual – faça um teste de gravidez de urina (teste de farmácia) ou de sangue. Estes testes devem ser realizados após atraso na menstruação (no mínimo, 7 dias após a relação, pois isso garantirá que o resultado seja o mais fiável possível). As duas principais opções de teste são:

  • Teste de urina: são os chamados testes de gravidez de farmácia, e podem ser feitos em casa com a primeira urina da manhã. Caso o resultado seja negativo e a menstruação continuar atrasada, recomendamos que seja repetido 5 dias após a realização do primeiro. Caso tenha em mãos um teste de gravidez positivo, o mais adequado é que faça um exame de sangue para que se confirme a gravidez.
  • Teste de sangue: realizado num laboratório, o teste de sangue deteta os níveis da hormona hCG no sangue, que é libertado pela placenta no começo da gestação.

Teste de gravidez positivo: o que devo fazer?

Um teste de gravidez positivo pode causar alguma ansiedade e muitas dúvidas sobre o que deve ser feito a seguir. A primeira coisa que deve fazer é manter calma para absorver a notícia do resultado e ter em mente que, independentemente do desejo ou não de estar grávida, terá uma rede de apoio que certamente a vai acompanhar nesta nova fase da vida. Afinal de contas, não está sozinha, respire fundo e, assim que absorver a novidade, marque uma consulta com um médico ginecologista para ser aconselhada adequadamente.

Qual a fiabilidade dos testes de gravidez?

Um teste de gravidez positivo pode causar algumas dúvidas, entre elas, se o resultado realmente é fiável. É importante referir que os testes disponíveis na farmácia são eficazes, e até mesmo uma linha clara no medidor indica um resultado positivo e significa que está grávida. Estes testes são capazes de detetar a hormona da gravidez hCG (gonadotrofina coriónica humana) na urina, cuja produção no organismo começa assim que a mulher engravida e aumenta durante as primeiras semanas da gestação.

A generalidade dos testes apresentará um resultado com 99% de precisão se testar a partir de, ou após, o dia do início esperado da menstruação. Os testes mais “sensíveis” conseguem detetar a presença da hormona hCG a partir dos 6 dias antes do seu atraso menstrual – o que corresponde a 5 dias antes do início esperado da menstruação.

Todavia, caso ainda não se dê por convencida sobre o teste de gravidez positivo, procure imediatamente o seu médico de confiança, pois ele solicitará a realização de exames laboratoriais complementares para atestar o resultado e dar início ao pré-natal.

É possível um resultado positivo ser falso?

Um resultado falso positivo para testes de farmácia, bem como para testes laboratoriais, é bastante incomum, pois a hormona hCG só está presente no corpo da mulher em casos de gravidez. Contudo, às vezes, interpretar e entender o resultado de um teste de gravidez positivo pode gerar muitas dúvidas, por isso é importante ler as instruções presentes na bula do produto antes de realizar o procedimento. Cada teste de farmácia é diferente, porém, a maioria apresenta um resultado positivo das seguintes maneiras:

  • Duas linhas: os testes com linha de controle são os mais comuns. Se não estiver grávida, verá apenas uma linha. Mas, caso surja uma segunda linha, ainda que muito clara, este é o sinal de que está grávida.
  • Um sinal de mais: existem testes que mostram o resultado com um símbolo de mais ou de menos. O símbolo negativo indica que não há presença da hormona da gravidez – o hCG. O símbolo positivo, formado por uma linha que cruza a linha negativa, indica que está grávida.

Além dos testes referidos, existem outros mais modernos, os testes de gravidez digital, que literalmente mostram as palavras “grávida” ou “não grávida”, o que facilitará a compreensão dos resultados.

O que pode causar um falso positivo?

Como referido, um resultado falso positivo é algo raro. Todavia, quando poderá acontecer por várias razões, nomeadamente:

  • Ter estado grávida recentemente e a hormona ainda estar no organismo;
  • Estar a fazer medicação para fertilidade que contêm hormona hCG;
  • Estar a sofrer de uma condição médica rara (como cistos ovarianos), capaz de produzir hCG e induzir um resultado falso positivo.

O teste de gravidez deu positivo, devo fazer outro?

Os testes de farmácia encontrados atualmente no mercado são muito eficazes, por este motivo, dificilmente o resultado poderá ser contestado – o mesmo pode ser dito dos testes de laboratório. Mas, caso se queira certificar, não existem nenhum problema em repetir o procedimento: compre um novo teste e, depois de ter em mãos mais um teste de gravidez positivo, marque uma consulta com o seu médico.

Como já referido, após a confirmação da gravidez, nomeadamente através de um teste de gravidez positivo, consulte o seu médico ginecologista-obstetra para que este lhe oriente adequadamente. Apenas este profissional poderá avaliar a sua saúde geral e verificar se há algum risco relacionado com a gestação e iniciar o pré-natal. Com o acompanhamento apropriado, as probabilidades de ter uma gestação tranquila e saudável aumentam imenso! Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)