Beber chá para dormir melhor é um hábito relativamente comum em Portugal. Esta bebida confere ao corpo uma enorme sensação de bem-estar, ajudando-o a relaxar e induzindo-o ao sono. Entretanto, alguns chás são mais poderosos do que outros quando o assunto é combater a insónia, pois atuam como uma alternativa saudável no alívio dos efeitos deste mal que pode ter graves consequências se não tratado.
Os chás são conhecidos há milénios pelas suas propriedades benéficas, e na generalidade dos casos, ajudam a minimizar sintomas de stress e ansiedade de forma natural. Tanto o stress quanto a ansiedade têm ligação a alguns dos problemas relacionados à insónia, visto que aumentam o nível de alerta, bem como a presença de pensamentos acelerados e as preocupações, justamente na hora de dormir.
Para evitar que este tipo de problema ocorra com frequência, que tal apostar num delicioso chá para dormir, feito a partir de ervas naturais que podem melhorar a qualidade do seu sono? Se ficou interessado neste assunto e quer saber quais os melhores chás para dormir, então não deixe de ler este artigo.
Chá para dormir: melhores opções para relaxar
Sabia que cerca de 30% das pessoas sofrem de insónia, ou incapacidade crónica de adormecer, permanecer adormecido ou alcançar um sono reparador e de qualidade?
Caso faça parte desse grupo, saiba que o problema, quando leve ou moderado, pode ser amenizado se adotar o simples hábito de beber chá para dormir antes de ir para cama. Isto acontece porque essas ervas atuam no sistema nervoso, trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar, diminuindo a ansiedade e o stress que tanto tiram o sono.
Descubra quais os chás com substâncias calmantes mais indicados e como os preparar:
1. Chá de camomila
Certamente o chá de camomila (Matricaria chamomilla) é o chá para dormir mais popular desta lista. Durante muitos anos, a bebida foi utilizada como um remédio natural para reduzir a inflamação e ansiedade e tratar as insónias, e isso acontece porque a camomila é uma erva considerada tranquilizante leve, induzindo, portanto, o sono.
Os seus efeitos calmantes estão associados a um antioxidante conhecido como apigenina, substância que liga-se a recetores específicos no cérebro que podem diminuir naturalmente o ritmo e iniciar o sono.
Como fazer chá de camomila?
Ingredientes:
- 1 chávena de água;
- 1 saqueta de chá de camomila.
Modo de preparação:
- Coloque uma saqueta de chá numa chávena;
- Acrescente água a ferver e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor;
- Adoce a gosto.
2. Chá valeriana
Erva potente no tratamento de problemas como nervosismo, insónias e dores de cabeça, a valeriana (Valeriana officinalis) atualmente é um dos medicamentos fitoterápicos mais populares para dormir na Europa e nos Estados Unidos da América.
Além de estar disponível em cápsulas e líquido, a raiz de valeriana é também comummente encontrada seca e vendida como chá, cujas propriedades interferem positivamente na qualidade do sono, reduzem a irritabilidade e, não menos importante, o mau humor. Ademais, é considerada também uma aliada do cérebro contra doenças neurodegenerativas. Confira a receita deste eficiente chá para dormir:
Como fazer chá de raiz valeriana?
Ingredientes:
- 10 g da raiz seca da valeriana / uma saqueta de chá valeriana;
- 500 ml de água.
Modo de preparação:
- Aqueça 500 ml de água e adicione o chá;
- Assim que começar a ferver a infusão estará pronta;
- Sirva quando morno.
3. Chá de lavanda (alfazema)
Outra boa opção de chá para dormir é o chá de lavanda (mais conhecido em Portugal como alfazema), feito a partir da infusão de botões roxos da planta Lavandula angustifolia em água quente. Esta bebida, que é muito consumida em todo o mundo, é capaz de melhorar o humor, induzir o sono, melhorar a saúde da pele, aliviar cólicas menstruais, entre outros benefícios que promovem bem-estar e tranquilidade.
Alguns estudos sugerem que os compostos presentes na lavanda podem estimular a atividade em certas áreas do cérebro e influenciar a transmissão de impulsos entre as células cerebrais, melhorando o humor e produzindo um efeito calmante.
Como fazer chá de lavanda?
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas frescas ou flores desidratadas de lavanda (se preferir, poderá usar saquetas);
- 1 litro de água.
Modo de preparação:
- Aqueça a água e, quando estiver a ferver, despeje-a sobre as folhas ou flores de lavanda;
- Deixe tampado por cerca de 10 minutos. Depois coe o chá e adoce a gosto.
4. Chá de passiflora
Sedativo à base de plantas usado para tratar ansiedade e distúrbios do sono, a passiflora (Passiflora Incarnata), ou flor do maracujá, é mais uma alternativa de chá para dormir que atua no cérebro aumentando o ácido gama-aminobutírico, o GABA. Este aminoácido é capaz de reduzir a atividade no sistema nervoso central, o que promove uma melhoria no humor, sensação de relaxamento, melhora o sono e promove uma diminuição dos sintomas relacionados com a ansiedade, stress e depressão.
Como fazer chá de passiflora?
Ingredientes:
- Duas colheres de chá das folhas secas de passiflora ou 1 saqueta;
- 1 chávena de água fervente
Modo de preparação:
- Coloque as duas colheres de chá das folhas secas de passiflora ou 1 saqueta numa chávena com água a ferver;
- Deixe repousar durante 10 minutos;
- Coe e estará pronto para consumo;
- Adoce a gosto.
5. Chá de erva-cidreira (melissa)
O chá de erva-cidreira (Melissa Officinalis) possui inúmeros benefícios, entre eles, o de relaxar corpo e mente, sendo, por isso, um ótimo exemplo de chá para dormir. Também chamada de melissa, pode ser consumida ao longo do dia – de 2 a 3 chávenas – para facilitar o relaxamento do corpo e da mente. Ainda, diminui a possibilidade de dores de cabeça.
Como fazer chá de erva-cidreira?
Ingredientes:
- 5 folhas de erva-cidreira (use saquetas, se preferir);
- 1 chávena de chá de água (300 ml).
Modo de preparação:
- Ferva a água. Depois, acrescente a erva-cidreira, seja ela fresca ou seca;
- Deixe-a descansar durante 5 minutos;
- Coe e beba o chá ainda morno.
Quando e como beber chá para dormir?
Não há regras preestabelecidas, todavia, alguns especialistas recomendam que o chá seja consumido logo após ficar pronto, pois assim não haverá tempo suficiente para que o oxigênio do ar destrua uma boa parte dos componentes ativos da bebida.
No entanto, caso queira preparar para beber depois, fique tranquilo, pois a bebida conserva as substâncias importantes para o corpo até 24 horas após a preparação. Para conservar o seu chá para dormir, dê preferência a garrafas de vidro, térmicas ou mesmo de aço inox (evite o uso do plástico e do alumínio),
Importante: em casos graves de insónia, em que a pessoa não consegue obter resultados com simples mudanças de hábitos, ou bebendo chá para dormir, o ideal é consultar um médico, visto que, como qualquer outro problema de saúde, as insónias devem ser tratadas adequadamente. Cuide-se!