Chá de camomila: benefícios e sugestões de preparação

cha de camomila

Ajuda a controlar o açúcar no sangue, alivia dor de cabeça e tem um efeito protetor contra algumas doenças. Se acha que estamos a falar de um poderoso remédio, saiba que está enganado. Todos estes benefícios, além de muitos outros, estão associados a uma bebida bastante popular, cujos efeitos benéficos muitos desconhecem: o chá de camomila.

Pertencente à família Asteraceae, a camomila, cientificamente chamada de Matricaria chamomilla L., é uma erva cujos benefícios estão cientificamente comprovados. Todavia, muito antes de ser objeto de estudo de investigadores, a planta já era utilizada por diversos povos como um remédio natural capaz de travar uma série de sintomas, como o excesso de gases, náuseas e dor de estômago.

Na forma de chá, as flores da camomila passam por um processo de desidratação, para depois serem infundidas em água quente. O resultado é uma bebida de sabor delicado e agradável, cujo consumo é bastante comum em muitos países.

Se ficou interessado sobre este assunto e quer saber mais sobre as propriedades e benefícios do chá de camomila, então este artigo é para si. Ficará certamente surpreso com os efeitos terapêuticos que esta bebida lhe poderá proporcionar.

Benefícios e propriedades do chá de camomila

O chá de camomila é uma preparação bastante versátil, e pode ser usada tanto para a ingestão como para bochechar, na pele ou até mesmo no cabelo. Entre as propriedades do chá, por exemplo, estão os compostos fenólicos e ácidos orgânicos, ácidos fenólicos, flavonoides, polifenóis e óleos essenciais, responsáveis por conferir os efeitos terapêuticos de atividade anti-inflamatória e antioxidante.

E os benefícios do chá de camomila não ficam por aí. Confira a lista:

1. Melhora o sono

Quem nunca bebeu chá de camomila antes de dormir para ajudar no sono? Este é um hábito comum, visto que as flores secas da planta podem ser encontradas facilmente em mercados e hortas. O efeito relaxante tem explicação científica: a camomila contém um antioxidante que se liga a certos recetores no cérebro e promove o sono, nomeadamente, a apigenina.

Num estudo recente estudo, constatou-se que as mulheres puérperas que beberam chá de camomila durante duas semanas relataram melhor qualidade do sono em comparação com um outro grupo de mulheres que não consumiu o chá. Ademais, também apresentaram menos sintomas de depressão, fator comummente relacionado à insónia.

2. Melhora a digestão

As propriedades anti-inflamatórias da camomila são importantes para a prevenção de úlceras estomacais, pois podem reduzir a acidez no estômago e inibir a proliferação de bactérias que colaboram para o desenvolvimento da úlcera.

3. Apresenta um efeito protetor contra cancro

Este importante benefício está associado aos antioxidantes encontrados no chá de camomila, capazes de diminuir a incidência de certos tipos de cancro. A apigenina é capaz de combater células cancerígenas, especialmente as do aparelho digestivo, da mama, pele, próstata e do útero.

Além disso, estudos científicos comprovaram que o consumo do chá de duas a seis vezes por semana diminui consideravelmente as probabilidades um indivíduo desenvolver cancro de tireoide.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Pessoas que consomem chá de camomila diariamente, entre as refeições, apresentam níveis médios de açúcar no sangue menores do que pessoas que não ingerem esta bebida. Ademais, o chá também pode ser benéfico para prevenir picos de açúcar no sangue após as refeições.

5. Faz bem para o coração

O chá de camomila proporciona melhoras notáveis do colesterol total, triglicéridos e colesterol LDL (o chamado “colesterol mau”).  Portanto, é um importante aliado da saúde cardiovascular.

6. Ameniza a depressão e ansiedade

A camomila funciona, em alguns casos, como ansiolítico e sedativo leve, por isso é indicado no tratamento de distúrbios de ansiedade generalizada e depressão.

Esses efeitos estão associados à presença do flavonoide apigenina, capaz de agir na modulação de neurotransmissores, por exemplo, ligando-se a recetores cerebrais de GABA (ácido gama-aminobutírico) considerado um regulador inibitório do sistema nervoso central. São estas as propriedades que proporcionam relaxamento, melhoram considerável a qualidade do sono e reduzem a ansiedade.

7. Faz bem à pele

Quando aplicada por meio de produtos cosméticos, como loções, cremes e sabonetes, a camomila apresenta um efeito hidratante, tonificante e anti-inflamatório para a pele. O seu efeito calmante atua suavizando o inchaço e a vermelhidão causada pelo sol, por exemplo.

Além disso, é vasoconstritora, isto é, atua na contração dos vasos sanguíneos, sendo ótima para amenizar as olheiras. Para se “apropriar” destes benefícios, basta aplicar o chá de camomila sobre os olhos fechados, com um bocado de algodão humedecido, durante dez minutos, repetindo o procedimento sempre que necessário.

8. Alivia dor de cabeça

Graças ao seu efeito calmante e relaxante no organismo, o chá de camomila é um excelente tratamento caseiro para dor de cabeça de cunho emocional (isto é, causada por stress e ansiedade), atuando como um poderoso remédio que alivia as tensões.

Confira outros benefícios do chá de camomila:

  • Apresenta ação anti-inflamatória e antimicrobiana como coadjuvante ao tratamento de infeções da cavidade oral (gengivite e mucosite);
  • Tem capacidade cicatrizante com efeito antioxidante;
  • Ajuda no tratamento de gastrite, úlceras e na síndrome do intestino irritável;
  • Protege a saúde do fígado;
  • Tem influência positiva na atividade imunomoduladora do corpo (reforço imunitário).

O chá de camomila emagrece?

Assim como outros chás, o chá de camomila pode ser um aliado no processo de perda de peso, todavia, não pode ser utilizado como o único fator na procura do emagrecimento. Associado a um estilo de vida saudável, o chá de camomila agrega um efeito antioxidantes, atuando contra radicais livres por meio dos seus princípios ativos como flavonoides, compostos fenólicos e taninos.

O chá de camomila tem contraindicações?

Embora possa parecer totalmente inofensivo, o chá de camomila não deve ser consumido por indivíduos com alergia ou hipersensibilidade a plantas da família Asteraceae. Ademais, podem haver possíveis interações medicamentosas.

As mulheres grávidas também devem evitar a ingestão da bebida, visto apresentar atividade emenagoga, capaz de provocar menstruação ou sangramento, aumento do fluxo menstrual e relaxamento da musculatura lisa presente em diversos órgãos internos, entre eles, o útero. Por fim, o consumo de chá de camomila não é recomendado a bebés, pois o aleitamento materno deve ser a única fonte de alimentação até os seis meses de idade.

Como fazer chá de camomila?

Como pôde perceber, o chá de camomila apresenta inúmeros benefícios. Que tal preparar hoje mesmo o seu e aproveitar tudo de bom que esta bebida lhe pode oferecer? Confira algumas receitas que selecionamos para si:

Chá de camomila tradicional

Ingredientes:

  • 1 saquetas de chá de camomila;
  • 250 ml água.

Modo de preparação:

  • Adicionar 2 saquetas de camomila a 250 ml de água;
  • Deixar ferver e, após isso, tapar o recipiente, deixar repousar durante cerca de 10 minutos;
  • Coar o líquido, que já está pronto para ser consumido, podendo adoçar normalmente ou com mel.

Chá de camomila para alívio da má digestão e gases

Ingredientes:

  • 1 saqueta de chá de camomila;
  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
  • 1 colher de chá de mil-folhas;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 1 colher de chá de filipêndula;
  • 500 ml de água fervida.

Modo de preparação:

  • Adicionar a mistura a 500 ml de água fervida e tapar;
  • Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

Chá de camomila para refrescar os olhos cansados e inchados

Ingredientes:

  • 1 saqueta de camomila;
  • 1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
  • 1 colher de sopa de sabugueiro seca;
  • 500 ml de água fervida.

Modo de preparação:

  • Adicionar a mistura a 500 ml de água e tapar;
  • Deixar repousar durante cerca de 10 minutos;
  • Coar e colocar no frigorífico.

Chá de camomila para acalmar a dor de garganta

Ingredientes:

  • 1 saqueta de camomila;
  • 1 chávena de água fervida.

Modo de preparação:

  • Adicionar a camomila a uma chávena com água fervida e deixar repousar até esfriar. Este chá deve ser usado para gargarejo sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado para facilitar a cicatrização de gengivites e de estomatites.

Chá de camomila para acalmar o enjoo

Ingredientes:

  • 1 saqueta de camomila;
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta ou framboesa;
  • 1 chávena de água fervida.

Modo de preparação:

  • Adicionar a mistura a uma chávena de chá com água fervida;
  • Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber.

Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade.

Chá de camomila para aliviar os sintomas de gripe e constipação

Ingredientes:

  • 6 chávenas de chá de flores de camomila;
  • 2 litros de água fervida.

Modo de preparação:

  • Adicionar as saquetas a 1 ou 2 litros de água fervida, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos;
  • O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos. Para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.

Gostou deste artigo? Então não esqueça de partilhar com os seus amigos, para que também conheçam as inúmeras vantagens do consumo do chá de camomila. Aproveite e prepare hoje mesmo esta bebida simples, mas cujas vantagens são incontáveis. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)