Sucesso profissional: como o atingir?

Para si, o que significa ter sucesso profissional? Para algumas pessoas, ter sucesso profissional passa pela satisfação ao realizar um ofício; para outras, este conceito está intrinsecamente relacionado ao retorno financeiro, afinal de contas, quem não gosta de ser bem remunerado pela atividade que exerce?

Embora possa ter diferentes conotações, é consensual que o sucesso profissional é um objetivo que a maioria de nós deseja alcançar, e independentemente do que considerar ser bem-sucedido, saiba que existem atitudes que podem o ajudar a trilhar o caminho para atingir e manter os seus objetivos de carreira.

Se está à procura do sucesso profissional, então não deixe de ler este artigo, no qual apresentaremos dez dicas para o ajudar nessa jornada. Confira a lista!

Como obter sucesso profissional?

Fazer o que gosta, ser reconhecido, conseguir conciliar a vida profissional e pessoal, ter mais tempo para a família, um ótimo salário, trabalhar numa grande empresa… Como referido, não existe um conceito único ou certo quando o assunto é sucesso profissional, dado que cada um de nós vê a sua carreira de uma forma muito própria e tem a sua própria definição de sucesso.

No entanto, para que consiga ser feliz no seu ofício, é essencial que descubra o que verdadeiramente dá sentido à sua vida… o que o faz acordar todos os dias motivado para o trabalho? O que o faz dar o seu melhor, diariamente? Se ainda não sabe, comece a refletir com as dicas que partilharemos a seguir:

1. Procure o autoconhecimento

Dificilmente alguém consegue ser feliz a trabalhar em algo que lhe traz satisfação pessoal. Por isso, o primeiro passo para atingir o sucesso profissional é descobrir o que gosta de fazer. Reflita sobre os seus pontos fortes e aspetos que podem ser aprimorados, seja no âmbito profissional ou pessoal. Assim, será possível extrair o máximo das suas qualidades e ter uma visão clara do que precisa de ser melhorado ao longo da sua jornada profissional. Lembre-se que só você pode encontrar essas respostas, portanto, tome cuidado para não se deixar contaminar com influências externas.

2. Reúna informação sobre diferentes carreiras

Que tal ampliar os horizontes e ver para além do que está à sua frente? Esta é uma dica que tem como objetivo convidá-lo a conhecer outras possibilidades de carreira, coisas pelas quais poderá encantar-se. Para isso, nada melhor do que a internet, ferramenta que lhe possibilita realizar as pesquisas necessárias para desbravar ofícios nunca cogitados. Mas atenção: certifique-se sempre que está a aceder fontes confiáveis!

3. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Ter objetivos claros é essencial para quem deseja ter sucesso profissional. Pense sobre as metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe duramente para as alcançar. Pode ser que eventualmente seja necessário refletir sobre as suas metas: não tenha medo de errar, tampouco de alterar o caminho que traçou quando sentir que não está a ter o retorno esperado. Às vezes é preciso fazer uma pausa para conseguir colocar os pensamentos no lugar e retomar de onde parou, ainda mais forte.

4. Não pare de estudar e de se aprimorar

Um profissional bem-sucedido é aquele que nunca para de se aperfeiçoar. Por isso, não deixe de pesquisar, de estudar, de fazer cursos relacionados com os seus objetivos profissionais, pois isso é o que garantirá que está sempre por dentro do seu ofício. O seu desenvolvimento deve ser uma combinação de competências técnicas – na sua área de interesse – e comportamentais, como capacidade de negociação, liderança, gestão de tempo, resolução de conflitos, entre outras habilidades interpessoais.

Existem empresas que oferecem aos seus funcionários programas de mentoring ou coaching, em que os executivos mais experientes se dispõem a partilhar os seus conhecimentos com a finalidade de desenvolver pessoas dentro da empresa. Não deixe de verificar se têm essa possibilidade, sobretudo se trabalha numa grande empresa!

5. Seja comprometido

Dedicação e responsabilidade são características comuns à generalidade dos profissionais de sucesso. Todavia, isso não quer dizer que deve estar madrugada fora a trabalhar, de se privar de momentos de lazer ou de estar junto à família. Ser dedicado significa empenhar-se ao máximo, mas sempre com inteligência e demonstrando a sua capacidade de fazer a empresa ou até mesmo o seu negócio prosperar.

Seja pontual, esteja disposto a encontrar soluções inteligentes e trabalhe em equipa sempre com empatia e senso de coletividade. Assim conseguirá manter o foco na satisfação do cliente, na qualidade do seu trabalho e no cumprimento das regras da instituição.

6. Seja colaborativo

Para ter sucesso profissional é preciso ter um pouco de generosidade. Por isso, nada de sonegar informações para tentar sobressair a qualquer custo, pois esse tipo de comportamento não é visto com bons olhos pela maioria das empresas (e dos colegas). Lembre-se: pessoas que partilham conhecimentos e ideias contribuem para aprimorar processos e pessoas, por isso são cada vez mais valorizadas nas organizações.

7. Seja o seu maior incentivador

Ter sempre ao nosso lado pessoas que nos apoiam e que acreditam nos nossos ideais é algo extraordinário. No entanto, não podemos estar sempre dependentes da opinião de terceiros para nos sentirmos motivados a ir atrás dos nossos objetivos. Por isso, seja o seu maior incentivador, reconheça os seus esforços e vibre com as suas conquistas, tal e qual faria com um grande amigo.

Os profissionais que não acreditam no próprio potencial devem aprender a superar crenças limitantes que tanto atrapalham o seu desenvolvimento e sabotam os sonhos. Não tenha medo de cometer erros e reconheça sempre que errou, pois se deseja alcançar o sucesso profissional em qualquer área, precisa de aprender com as suas próprias falhas.

8. Tenha uma boa rede de contatos

Ter uma boa rede de contatos, ou networking, é fundamental para trocar conhecimentos, experiências, apoio e, por que não, indicações. Sempre que possível, frequente eventos da área em que atua, converse com os seus colegas de trabalho, ouça o que eles têm a dizer e cultive bons relacionamentos dentro e fora da sua esfera de atuação. Viaje, conheça novas pessoas, faça um voluntariado, participe ativamente da vida da sua comunidade e crie o hábito de manter contato regularmente com outras pessoas. Estes são hábitos dos profissionais de sucesso, que além de serem bons oradores, são também excelentes observadores.

9. Seja persistente

Para ter sucesso profissional é importante que esteja ciente de que haverá momentos em que será preciso reconhecer os próprios erros e admitir os seus fracassos, por mais doloroso que isso seja. Não desanime se receber críticas severas, se ouvir alguns “nãos” ou se falhar repetidas vezes em busca do sucesso, porque ele, mais cedo ou mais tarde, virá. Aprenda com as dificuldades e não desista facilmente dos seus objetivos, todavia, fique atento à necessidade de corrigir a sua rota para atingir o resultado esperado, afinal, persistência não deve ser confundida com teimosia.

10. Seja ético

Ética e sucesso são conceitos indissociáveis, por isso, se deseja ser bem-sucedido, saiba que será indispensável respeitar os limites das suas funções, zelar pelo património da organização, seguir as regras de conduta e contribuir para a produtividade da sua equipa e empresa. Só assim será possível manter boas relações com colegas e superiores hierárquicos, sem prescindir dos seus valores.

E então, está preparado para descobrir o que é o sucesso profissional para si? Comece hoje mesmo a sua caminhada em busca dos seus objetivos. Acredite do que é capaz de construir e não desista de ter uma carreira marcada por alegrias e realizações. Boa sorte!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)