Tai chi chuan: o que é e quais os benefícios?

tai chi chuan

Deseja combater o stress de forma natural e melhorar a sua qualidade de vida? Felizmente, existem práticas como o tai chi chuan às quais pode recorrer. Através desta modalidade, poderá combinar exercício físico e meditação, dois elementos importantes para melhorar o seu dia a dia.

Neste artigo, iremos explicar em que consiste o tai chi chuan e abordar os seus benefícios.

O que é o tai chi chuan?

O tai chi, ou tai chi chuan como também é conhecida, é uma das práticas da medicina tradicional chinesa, criada há milhares de anos na China. Esta modalidade pode ser vista como uma combinação entre meditação e arte marcial, e consiste num conjunto de exercícios lentos e fluídos, inspirados na natureza.

Além disso, o tai chi chuan pode ser utilizado para diferentes propósitos, principalmente como um desporto de defesa pessoal, ou como uma ferramenta útil para propósitos terapêuticos, já que os exercícios praticados ajudam a corrigir a postura, a estabelecer o equilíbrio e a combater problemas como a depressão ou ansiedade.

Como se pode praticar tai chi chuan?

O aluno de tai chi chuan pode optar por praticar esta modalidade individualmente, ou então com o acompanhamento de um profissional, sendo esta a escolha mais indicada numa fase inicial, para quem ainda não tem experiência.

Apesar de não ser uma modalidade complexa, o tai chi chuan requer muita prática e dedicação para criar resultados positivos. Portanto, inicialmente, o tai chi chuan é praticado mais lentamente, para que se consiga realizar os movimentos com mais precisão, no entanto, à medida que se torna mais experiente, o aluno poderá começar a executar os movimentos mais rapidamente.

Recomenda-se usar calçado macio e roupas largas para não limitar os movimentos. Além disso, esta prática deve ser realizada ao ar livre, mas caso pretenda executar a modalidade em casa, certifique-se de que encontra uma área ampla.

Para iniciantes, recomenda-se a começar com movimentos básicos e encoraja-se a uma execução lenta, ponderada e fluída. Aliás, se o aluno quiser aprender mais rapidamente e obter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, poderá recorrer a livros que ensinam tudo o que precisa de saber.

Se optar por recorrer a um profissional em detrimento da prática individual, poderá procurar centros onde se ensine tai chi, sendo que estes são naturalmente geridos por professores qualificados.

Quem pode fazer tai chi chuan?

O tai chi chuan, por ser das modalidades mais simples inseridas na esfera das artes marciais, pode ser executado, geralmente, por qualquer pessoa, de qualquer idade, mas no que toca aos fins terapêuticos que consegue proporcionar, esta modalidade é especialmente indicada para idosos.

No entanto, existem cuidados a ter em conta, pois o tai chi chuan pode não ser indicado para certas pessoas em determinadas situações, como poderá ver de seguida.

Quais os cuidados a ter na prática do tai chi?

No geral, o tai chi chuan é uma prática segura, no entanto, as dores musculares ou entorses podem ocorrer, principalmente no início, quando o aluno não está ainda habituado. Além disso, a prática da modalidade não é aconselhada após refeições, tal como acontece com outros tipos de exercício, quando o aluno apresenta sinais significativos de cansaço ou em caso de alguma infeção ativa.

Além disso, o tai chi chuan deve ser evitado ou adaptado por algumas pessoas, como grávidas, pessoas que sofrem de hérnias, problemas de articulações, dores de costas ou fraturas.

Quais os princípios de tai chi que deve conhecer?

Para se certificar de que executa os movimentos adequadamente, partilhamos de seguida alguns princípios fundamentais que terá de aprender, não só para melhorar a sua forma, como para obter resultados mais rapidamente:

  1. Suspender a cabeça com leveza e fluidez;
  2. Esvaziar o peito e alongar as costas;
  3. Relaxar a cintura;
  4. Distinguir entre o cheio e o vazio;
  5. Relaxar os ombros e soltar os cotovelos;
  6. Usar a mente e não a força muscular;
  7. Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo;
  8. Unir o interior e o exterior;
  9. Mover-se com continuidade, sem ruturas;
  10. Procurar a calma dentro do movimento.

Quais são os benefícios do tai chi chuan?

Após apresentadas as possíveis desvantagens do tai chi chuan, iremos agora mencionar alguns benefícios proporcionados por esta prática:

  • Alivia estados de stress, ansiedade e tensão;
  • Ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso;
  • Promove o metabolismo;
  • Reforça o sistema imunitário;
  • Fornece melhorias nas articulações;
  • Fornece melhorias no sistema digestivo, circulatório e respiratório;
  • Fornece melhorias na qualidade do sono;
  • Fornece melhorias no foco das pessoas.

No entanto, estes benefícios não são instantâneos, pois o tai chi chuan é uma prática que exige muito treino e foco para nutrir resultados positivos. É preciso haver persistência e vontade de repetir determinados exercícios até a execução ser perfeita, algo que pode demorar até mesmo anos.

Assim, se pretende obter resultados mais rápidos, recomenda-se uma sessão semanal de tai chi chuan para iniciantes, no entanto, à medida que forem evoluindo, estes poderão começar a fazer cerca de 30 minutos diários de tai chi chuan, pois assim poderão verificar resultados de forma mais rápida.

Como já mencionado, esta não é uma modalidade complexa, por isso não irá ter grandes dificuldades em aprender a realizar os movimentos. Além de simples e acessível para todos, esta modalidade pode trazer benefícios à saúde dos praticantes, e pode ainda servir como um método de defesa pessoal, portanto, se estiver interessado procure um profissional e informe-se junto dele. Esperamos ter ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.