Vantagens e desvantagens das redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida da maioria das pessoas – certamente está inscrito em uma ou em várias delas -, e nos últimos anos estas vieram ocupar um significativa parte do nosso dia a dia.

No ambiente virtual, é possível conhecer pessoas e resolver problemas rotineiros, o que encurta distâncias, poupa-nos tempo e otimiza processos que seriam mais burocráticos não fosse a agilidade propiciada pela internet. Ademais, as redes sociais promovem entretenimento, comunicação, alavancam estratégias de marketing e muitos outros serviços que, aos poucos, vão-se sobrepondo aos medias tradicionais.

Em todo o mundo, são milhões os utilizadores ativos, que podem aceder às redes a qualquer momento e em qualquer lugar, seja através de smartphones, tablets, computadores e notebooks conectados à internet – facilidade que nos mantêm informados, hiper conectados, super estimulados e perigosamente distraídos.

Quem nunca teve a sensação de ter passado tempo demais a fazer scroll no feed do Facebook, ou de se ter excedido em alguma discussão no Twitter? Facto é que muitos de nós já deixamos para depois tarefas que eram urgentes por quinze minutos a mais no Instagram, um tipo de procrastinação que pode impactar negativamente os nossos âmbitos profissional e social, prejudicando relacionamentos e carreiras.

É para discutir o papel da internet nas nossas vidas que redigimos este artigo sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais. Afinal de contas, quais são os pontos positivos e os pontos negativos que o uso contínuo desta poderosa ferramenta traz para o nosso quotidiano? Para saber mais, continue a leitura!

Vantagens e desvantagens das redes sociais

 São várias as vantagens e desvantagens das redes sociais, no entanto, para melhor aproveitar o ambiente virtual, é importante conhecer os seus prós e contras. Confira:

1. Comunicação instantânea

Não existe distância para as redes sociais. Graças ao Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, entre outras, é possível saber o que está a acontecer no mundo naquele exato momento. Seja através do smartphone, tablet ou computador, podemos manter contato com pessoas de qualquer parte do globo de forma instantânea. Esta é certamente uma grande vantagem, visto que não é mais necessário esperar dias para receber uma carta, ou semanas para saber o que aconteceu de relevante no Médio Oriente: a comunicação está disponível, em tempo real, 24 horas por dia, basta estar conectado à internet.

2. Melhoram o desempenho escolar

De acordo com um estudo realizado pela Grunwald Associates LLC em cooperação com a The National School Boards Association, 60% dos alunos que utilizam as redes sociais fazem-no para discutir assuntos escolares. Ademais, sabe-se que 50% as utilizam para conversar sobre os trabalhados de casa.

Importante referir também que nas redes sociais é possível encontrar canais e podcasts que abordam assuntos relevantes, o que pode contribuir bastante para a formação intelectual de crianças e adolescentes.

3. Ajudam pessoas tímidas ou isoladas

Uma recente pesquisa publicada na Common Sense Media revelou que 29% dos adolescentes norte-americanos sentem-se menos tímidos e mais extrovertidos ao utilizar as redes sociais. Da mesma forma, 20% afirmaram que a sua popularidade e tolerância para com os outros aumentaram com o uso dessas plataformas. Esses resultados positivos estão, de acordo com especialistas, associados ao anonimato que as redes oferecem, o que cria um ambiente propício para os mais retraídos conversarem e interagirem, aumentando a sua autoconfiança.

4. Oferecem inovação e versatilidade

As redes sociais sofreram diversas transformações desde a sua popularização, o que ocorreu na primeira década do século XXI. Antes, eram utilizadas principalmente para partilhar fotos e vídeos com a família e amigos, mas hoje, são plataformas polivalentes, que permitem, além da interação social a compra e venda de produtos e serviços.

Desvantagens das redes sociais

Discutir os pontos negativos das redes sociais é primordial para que possamos ter um relacionamento saudável com cada uma delas. Conheça infra as principais desvantagens do uso excessivo dessas plataformas:

1. Colocam a sua privacidade em risco

Quanto maior a exposição nas redes sociais, menos privacidade temos. Na ansiedade de partilhar tudo o que acontece nas nossas vidas, muitas vezes não nos damos conta do perigo que esse comportamento pode representar. Por isso, evite fornecer dados muito pessoais ou partilhar demasiadamente o seu dia a dia nas redes.

Além disso, sugerimos que fique atento aos termos e condições de utilização das redes sociais, documento que permite que as plataformas usem o seu conteúdo de forma deliberada ou tenham acesso a padrões de comportamento a fim de oferecer produtos ou até mesmo praticar espionagem (sim, isso pode acontecer!).

2. Excesso de utilização

Existem pessoas que passam muitas horas do dia e da noite conectados nas redes sociais, seja para partilhar conteúdos ou para os consumir. Esse exagero pode impactar a sua produtividade no trabalho e atrapalhar relações sociais e familiares. É imprescindível que utilize as redes com moderação, caso contrário podem tornar-se um vício, e como qualquer vício, trazer prejuízos para a sua vida.

3. Disseminação de fake news (notícias falsas)

As redes sociais são importantes plataformas de mobilização política, levando a informação e o conteúdo relevante a um grande número de pessoas. Todavia, também permitem a publicação e partilha de conteúdos falsos (fake news) que, replicados à exaustão, atingem milhares de pessoas, causando uma avalanche de desinformação.

Plataformas como Facebook, Telegram e WhatsApp são veículos poderosos para a disseminação e naturalização de crimes de ódio, como homofobia, xenofobia, inverdades sobre vacinas, entre outras “informações” que, à primeira vista, podem parecer inofensivas, mas que na verdade são meticulosamente elaboradas para promover medo e paranoia coletiva.

4. Impacto negativo sobre a saúde mental

De acordo com um estudo publicado na revista científica American Journal of Preventive Medicine (Jornal Americano de Medicina Preventiva), o uso de redes sociais está intimamente relacionado ao desenvolvimento de doenças mentais, entre elas, depressão e ansiedade. Estes transtornos são agravados por conta do fator “comparação”, isto é, ao ter acesso a publicações de amigos, é natural que façamos comparações que podem nos fazer sentir inferiores, excluídos ou inadequados.

É o velho mito de que a “o relvado do vizinho parece sempre mais verde”, que com o advento das redes sociais desperta um sentimento constante de insatisfação com a própria vida – o que é muito prejudicial à saúde mental.

Dicas para o uso saudável das redes sociais

As vantagens e desvantagens das redes sociais é um assunto sério, que precisa de ser debatido para que possamos utilizar as diferentes plataformas da melhor maneira possível. Dito isto, conheça infra algumas estratégias que vão melhorar a sua relação com as redes:

  • Evite passar muito tempo conectado: tente equilibrar o tempo que passa online com o tempo gasto em conexões do mundo real;
  • Pratique a atenção plena: evite distrair-se por demasiado tempo nas redes sociais, pois só assim conseguirá evitar que consumam todo o seu dia;
  • Verifique as fontes das informações que recebe: para não ser uma vítima das notícias falsas, cultive o hábito de averiguar sempre as notícias e informações que passam pela sua linha do tempo. Lembre-se que as fake news são um assunto sério, e que a desinformação pode acarretar graves consequências.
  • Nem tudo que está na internet é real: evite fazer comparações com a vida dos outros, pois nem tudo aquilo que é partilhado nas redes sociais representa verdadeiramente a vida das pessoas com quem interage na web. Há quem exponha apenas aspetos positivos e há também quem partilhe apenas o lado negativo da sua rotina, por isso, não caia no erro de achar que a sua vida é menos interessante, ou que tudo está mal.
  • Use as redes sociais para aumentar conexões: quando utilizadas com a finalidade de aproximar, as redes sociais promovem interação, conexão e podem até mesmo fazer com que pessoas se sintam menos solitárias. Participe em grupos de encontros e tente encontrar grupos com interesses e hobbies semelhantes aos seus, principalmente se tiver um círculo social muito limitado na vida real.

Gostou deste artigo sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais? Então não deixe de o partilhar com os seus amigos, que assim como você poderão ter interesse em encontrar formas eficientes para estabelecer uma relação mais saudável com a internet.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)