Os triglicerídeos e o colesterol mau, também conhecidos como colesterol LDL, são as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Quando os níveis destas duas substâncias estão elevados no organismo, podem causar o entupimento dos vasos sanguíneos, o que aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, nomeadamente, pressão alta, enfarte e AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outras.
O problema é mais comum do que podemos imaginar. Em Portugal, de acordo com estudo do Instituto Nacional de Saúde (INS), 52% da população tem o colesterol total elevado e 55% tem valores de LDL (“colesterol mau”) elevados. A pesquisa revela também que o problema não afeta apenas as pessoas mais velhas, mito amplamente difundido, mas também pacientes com menos de 30 anos de idade, de forma silenciosa.
Por esse motivo, torna-se imprescindível que os portugueses se preocupem, cada vez mais cedo, com a própria saúde, adotando hábitos saudáveis a fim de controlar os níveis de “colesterol mau”, bem como tomar medidas para prevenir o seu surgimento.
Se está nessa situação e está a precisar urgentemente de cuidar do seu bem-estar, ser-lhe-á certamente útil conhecer algumas receitas e dicas de como baixar o colesterol rapidamente. Basta que tenha os ingredientes em casa, disponibilidade para cuidar de si e consultar seu médico antes de dar início a qualquer dieta. Vamos às dicas? Acompanhe!
Receitas para baixar o colesterol rapidamente
Antes de mais, importante referir que não há nenhuma fórmula milagrosa para baixar o colesterol de um momento para o outro. Não obstante, com alguma paciência e com os hábitos alimentares certos, certamente conseguirá.
Bebida de goiaba com aveia
Além de deliciosa, esta bebida é ótima para baixar o colesterol rapidamente, desde que consumida, pelo menos, três vezes por semana. Ela é rica em antioxidantes e fibras, substâncias capazes de absorver a gordura dos alimentos. É sabido que a goiaba possui uma ação antidiarreica, contudo, a fibra da aveia apresenta uma ação contrária, por isso o seu intestino não ficará preso.
Confira os ingredientes e saiba como preparar esta receita:
Ingredientes:
- 125 g de iogurte natural;
- 2 goiabas vermelhas;
- 1 colher de sopa de aveia;
- Adoçar a gosto.
Modo de preparação: Bata os ingredientes no liquidificador e adoce a gosto. Repetir a receita três vezes por semana.
Sumo caseiro de tomate
Além de ser ótimo para o funcionamento adequado do coração, o sumo de tomate, que é rico em potássio, atua no transporte de nutrientes para o interior das células. O tomate é uma fruta rica em licopeno, substância natural que reduz o “colesterol mau”, o risco de doenças cardíacas e de cancro da próstata.
Ingredientes:
- 3 tomates;
- 150 ml de água;
- 1 pitada de sal e outra de pimenta preta;
- 1 folha de louro ou manjericão.
Modo de preparação: Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma a seguir, frio ou gelado.
Atenção: o tomate é rico em potássio, por esse motivo, deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem de insuficiência renal crónica, gastrite e úlcera, visto ser uma fruta ácida.
Sumo de laranja com beringela
As fibras presentes neste sumo mudam a absorção do “colesterol mau” no trato digestivo, fazendo com que seja eliminando pelas fezes. Desta forma, é possível evitar a acumulação de gordura nas artérias, um dos principais motivos do enfarte.
Ingredientes:
- 2 laranjas;
- sumo de meio limão;
- 1 beringela.
Modo de preparação: Coloque uma beringela com casca no liquidificador e bata com o sumo de duas laranjas. Acrescente água e o sumo de meio limão aos poucos. Depois, basta adoçar, coar a mistura e consumi-la.
Chá vermelho
O chá vermelho é uma ótima receita para baixar o colesterol rapidamente. Isto acontece porque é rico em antioxidantes, o que colabora para esta ação. Além disso, a bebida fortalece o sistema imunitário e ajuda no emagrecimento, visto que diminui o apetite, elimina o excesso de gordura e provoca uma sensação de saciedade.
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 2 colheres de chá vermelho.
Modo de preparação: Ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de chá vermelho. Abafe por 10 minutos. Coe e beba 3 chávenas deste chá diariamente.
Onde encontrar o chá vermelho: muito utilizado para baixar o colesterol rapidamente, o chá vermelho pode ser encontrado em supermercados e estabelecimentos especializados na venda de produtos naturais. Poderá encontrá-lo em saquetas, chá pronto, em granulado instantâneo e em folhas picadas.
Dicas para baixar o colesterol rapidamente
Além das receitas que partilhamos anteriormente, existem ainda outras dicas importantes para baixar o colesterol rapidamente. Referir que não existem milagres quando o assunto é cuidar da sua saúde, mas sim um conjunto de práticas que certamente serão responsáveis por ajudar a diminuir o colesterol “mau” e aumentar o colesterol “bom”. Conheça alguns comportamentos que deverá adotar no seu dia a dia:
- Pratique pelo menos uma hora de atividade física três vezes por semana: escolha a atividade da sua preferência, pode ser caminhada, natação, corrida, hidroginástica e tantas outras que ajudam a prevenir e a diminuir o “colesterol mau”. A prática de exercício físico é fundamental para a melhoria da circulação sanguínea, o que evita a acumulação de gorduras nas artérias;
- Beba cerca de chávenas do chá de erva-mate por dia: o chá de erva-mate é um aliado importante para aqueles que querem e precisam de baixar o colesterol rapidamente. Isto porque a bebida possui propriedades antioxidantes, diminuindo assim o colesterol LDL e impedindo que este seja absorvido no intestino delgado;
- Inclua na dieta alimentos ricos em ómega 3: está cientificamente comprovado que o ómega 3 pode baixar o colesterol rapidamente e evitar o entupimento dos vasos sanguíneos. Entre os alimentos com mais ómega 3 estão o salmão, a pescada, o atum, as nozes e as sementes de chia;
- Evite o consumo de alimentos açucarados ou gordurosos: até podem ser agradáveis ao seu paladar, mas são responsáveis por aumentar o colesterol no sangue e acelerar a formação de placas de gordura, bem como o entupimento das veias. Entre outros, deverá evitar: biscoitos, bacon, gelados, chocolates, pizzas, alimentos industrializados, margarina, fritos e enchidos.
- Aumente a ingestão de fibras: farinha e os farelos de aveia, cevada e leguminosas são alimentos ricos em fibra solúvel e podem ajudá-lo a baixar o colesterol rapidamente. Eles ajudam na absorção do excesso de colesterol no intestino, bem como em sua eliminação do organismo. Para isso, deverá consumir, no mínimo, cerca de cinco doses de legumes e frutas frescas por dia, como maçãs, pêssegos, bananas, feijão-verde ou espinafres.
- Coma mais alho: o alho consegue reduzir os níveis de “colesterol mau” e aumentar os níveis de “colesterol bom”. Um dente de alho por dia é suficiente para baixar o colesterol rapidamente, reduzir a pressão arterial (pois relaxa os vasos sanguíneos), prevenir a trombose (por ser rico em antioxidantes) e proteger o coração.
Lembre-se: na maioria das pessoas, os altos níveis de colesterol devem-se a uma alimentação rica em gorduras saturadas e hidrogenadas, além de um estilo de vida sedentário. Por isso, é importante que reavalie os seus hábitos e promova mudanças simples na sua rotina para que consiga baixar o colesterol rapidamente e ter uma melhor qualidade de vida. Cuide-se!