Como saber se estou grávida?

Como saber se estou grávida?

“Como saber se estou grávida?”. Se foi esta a pergunta que fez no Google é porque muito provavelmente está com a “pulga atrás da orelha” e quer saber se poderá estar ou não à espera de um bebé. Facto é que a maioria das mulheres em idade fértil já suspeitou alguma vez na vida de uma possível gravidez, fosse esta programada ou uma “surpresa”.

Perante a desconfiança, é normal que dê início a uma procura pelos primeiros sinais – e estes costumam, via de regra, surgir rapidamente, passando dificilmente despercebidos aos olhares das mais atentas.

Quem conhece bem o próprio corpo vai notar, antes mesmo do atraso menstrual, uma possível gravidez. Existem também aquelas que não sentem absolutamente nada de diferente e outras que podem confundir os primeiros sinais com os sintomas da tensão pré-menstrual, a famigerada TPM.

Se faz parte da “equipa das super curiosas”, que não aguentam o primeiro exame ao sangue para começar a preparar o enxoval, então não deixe de conferir as principais dicas que reunimos neste artigo. Boa leitura!

Como saber se estou grávida?

Muitas mulheres só entram em estado de alerta sobre uma possível gravidez perante um atraso da menstruação, porém, este sinal não é 100% seguro, pois pode estar relacionado a outros problemas, como ciclos menstruais irregulares, ovários policísticos e até mesmo excesso de atividade física.

Conheça infra outros indícios de que uma nova pessoa está por vir ao mundo:

1. Amenorreia

Entre todos os sintomas de gravidez a amenorreia (falta de menstruação) é o mais evidente, principalmente se a mulher não apresenta uma condição clínica que favoreça o atraso menstrual. Caso o seu ciclo seja pontual como um relógio suíço, vale a pena fazer um teste de gravidez de farmácia para tirar a dúvida, uma das soluções que respondem à pergunta: “como saber se estou grávida?”

2. Corrimento branco

Quando os níveis de progesterona – hormona produzida depois da ovulação – estão lá em cima, é comum o surgimento de um corrimento branco, resultado das alterações hormonais típicas da gravidez. Portanto, se este sinal apareceu por aí, já sabe, não é?

3. Corrimento vaginal cor-de-rosa

Resultado da entrada do espermatozoide no óvulo, o corrimento cor-de-rosa é normal, entretanto, não é de fácil perceção. Pode aparecer em alguns minutos após a relação sexual em que ocorreu a fecundação até três dias depois. Este sinal só será notado pelas mais mulheres mais atentas.

4. Cólica, inchaço abdominal e gases

Estes são sinais bastante comuns no início da gravidez, período em que o corpo feminino se está a preparar para receber o embrião no útero. Durante esta fase, o sangue concentra-se no útero até a 7.ª semana da gestação, o que poderá ocasionar distúrbios gástricos. Diarreia e intestino preso poderão também ocorrer. Para amenizar os incómodos, beba bastante água e evite alimentos de alta fermentação.

5. Espinhas e pele oleosa

Também poderá sentir na pele, literalmente, os sinais de uma possível gravidez. Durante a gestação, são comuns alterações na pele, que poderá ficar mais oleosa ou mais ressecada, dependendo da mulher. As famigeradas espinhas poderão também surgir, mas não se espante, este é apenas mais um sinal das inúmeras alterações hormonais pelas quais o corpo da mulher passa.

6. Seios sensíveis e inchadas

O aumento da irrigação de sangue na região faz com que os seios aumentem e fiquem mais sensíveis. O crescimento é impulsionado pela deposição de gordura e hormonas, principalmente o estrogénio, que tem uma ação no desenvolvimento das glândulas mamárias, fazendo com que os seios se preparem para a produção de leite. Além disso, algumas mulheres relatam um escurecimento dos mamilos e veias mais aparentes.

7. Enjoos, vómitos e aumento da salivação

O desenvolvimento da placenta, o baixo nível de açúcar no sangue e também a tensão comum neste primeiro momento estão entre os principais responsáveis pelos sintomas mais incómodos do início de uma gestação.

8. Cansaço fácil e sono

Tem sentido muito cansaço e um sono incontrolável? Então fique atenta, pois estes são sinais de que uma nova vida está por chegar, principalmente quando associados a outros sintomas já mencionados nesta lista. Não force o seu corpo, tente descansar!

9. Dor de cabeça e dor nas costas

Tem hormonas novas a circular pelo seu corpo, e pode esperar, pois estas vão causar alguma “desordem” no seu organismo! As alterações hormonais podem provocar dores de cabeça e nas costas, portanto, fique atenta se esses sinais se manifestarem.

10. Aversão a cheiros fortes

Este certamente é um dos sintomas mais comuns no início da gravidez. O olfato aguçado pode provocar enjoos matinais ao mínimo contato com aromas que antes não incomodavam, mas que agora parecem insuportáveis! Mas, fique tranquila, pois esta sensibilidade olfativa geralmente diminui no decorrer da gestação.

11. Aumento da temperatura basal

O aumento da progesterona e do estrogénio após a fertilização pode causar um leve aumento na temperatura geral do corpo (valor próximo aos 37°C), um dos principais sinais de que está grávida.

12. Variações de humor

Viver uma montanha-russa de emoções num único dia é mais um dos sinais de que poderá estar grávida. Entretanto, como este sintoma é bastante recorrente durante a TPM, recomendamos que faça um teste de gravidez para tirar qualquer dúvida.

13. Sangramento na gengivas

As hormonas da gravidez podem fazer com que as gengivas fiquem inflamadas e inchadas. O sangramento é consequência, principalmente ao escovar os dentes e passar o fio dental, portanto, faça a sua higiene oral de forma delicada.

14. Muita vontade de urinar

As altas taxas de progesterona no organismo fazem com que possa sentir muita vontade de urinar não só no começo da gravidez, mas durante toda a gestação.

15. Alterações visuais

Olhos secos, aumento do grau, pálpebras inchadas, maior sensibilidade à luz e dificuldade em usar lentes de contato são sintomas frequentes no início da gravidez. No entanto, fique tranquila, pois estes sintomas devem desaparecer ao final da gestação.

Conseguimos ajudar a responder aquela dúvida inicial: “como saber se estou grávida”? O resultado do teste de gravidez foi positivo ou ainda não foi desta vez? Calma, não precisa de ficar triste ou preocupada, em caso de suspeita de gravidez, consulte o seu médico ginecologista, este melhor que ninguém poderá sanar todas as suas dúvidas e prescrever os exames que comprovem ou descartem uma gestação.

No entanto, se é um tanto ao quanto ansiosa, vá agora mesmo comprar um teste de gravidez à farmácia, este método é prático, acessível e super confiável. Seja feliz!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)