As dores de dente acontecem com todos nós em algum momento das nossas vidas, por diferentes motivos. Regra geral, trata-se de um tipo de dor que costuma acarretar um grande desconforto, sendo apelidada por algumas pessoas como “a pior”.
Mesmo que ocorra com uma intensidade leve, a dor de dentes trata-se de uma dor que necessita de ser avaliada por um médico dentista, de forma a perceber a sua origem e assim determinar o melhor tratamento. Regra geral, ignorar a dor de dentes acaba por ter como consequência o agravamento do problema, algo que, em alguns casos, acaba na perda de dentes.
De forma a ajudá-lo a saber como lidar melhor com as dores de dentes, redigimos o presente artigo onde, entre outros, abordamos os seus diferentes tipos, bem como os motivos que poderão estar na sua origem.
Em que consiste a dor de dente?
De um modo geral, podemos dizer que a dor de dentes é um sintoma, isto é, um sinal de que existe algum problema com a sua saúde oral, sejas nos dentes, nas suas raízes ou até nas gengivas.
Há diferentes tipos de dores de dentes. Estas podem ser:
- Temporárias, surgindo e desaparecendo naturalmente, ou permanentes, durando bastante tempo e parecendo não ter fim.
- Localizada, quando afeta apenas um dente ou uma região específica da boca, ou difusa, quando afeta mais dentes e uma área maior.
- Leve, como por exemplo a sensibilidade ao ingerir alguns tipos de alimentos (geralmente os muito quentes ou muito frios), ou forte, quando resulta em inchaço e atrapalha ações simples como o ato de falar ou de comer.
- Pode começar mais fraca e intensificar-se ou então já começar mais forte.
- Os casos mais graves podem ser acompanhados de inchaço, febre, alterações no paladar e dificuldade ao engolir e/ou até mesmo a respirar.
Quais as causas das dores de dentes?
Assim como os tipos de dor, as causas das dores de dente também variam. Listamos abaixo algumas das mais comuns:
- Cáries;
- Dentes partidos;
- Bruxismo;
- Sensibilidade nas gengivas ou nos dentes;
- Mordida cruzada;
- Abscesso dentário;
- Problemas de encaixe na arcada dentária;
- Retração gengival;
- Nascimento dos dentes do siso;
- Traumas causados por quedas, por exemplo;
- Envelhecimento precoce dos dentes;
Como aliviar as dores de dentes?
Regra geral, os medicamos analgésicos e/ou anti-inflamatórios são os mais indicados para aliviar as dores de dentes. A utilização de uma compressa gelada, colocada do lado de fora dos dentes, pode também ajudar a atenuar as dores. No caso de infeção poderá ser necessário a utilização de antibiótico.
Escusado será dizer que a dor de dentes é um problema de saúde. Como tal, é imprescindível que não se automedique, devendo apenas tomar os fármacos prescritos pelo seu médico dentista.
Se por algum motivo, não conseguir uma consulta urgente com o seu médico dentista fique a saber que existem algumas opões “caseiras” para aliviar a dor de dente, nomeadamente:
- Bochechar água morna com um pouco de sal (acalma a inflamação);
- Colocar na boca uma pedra de gelo e chupar como se fosse um rebuçado (ajuda a reduzir o inchaço);
- Mastigar um pouco de alho, ajuda a reduzir a dor e conter a ação das bactérias.
- Mascar um cravo da índia, dado as suas inúmeras propriedades analgésicas.
No entanto, é importante ressaltar que estes não são tratamentos, são apenas formas simples de tentar atenuar o desconforto causado pelas dores de dentes. Queremos com isto dizer que não deve deixar de visitar o seu médico dentista, mesmo que as dores desapareçam.
Tratamentos para as dores de dentes
Só depois de uma consulta para diagnosticar corretamente é que o profissional poderá indicar o melhor tratamento para a dor de dente.
Para isso, durante a consulta o dentista irá buscar identificar a causa da dor de dente, o que é feito através de perguntas sobre o histórico do paciente, exame da boca e, se necessário, exames complementares, como a ultrassonografia.
Entre os tratamentos indicados, o mais comum é a restauração dentária, para casos de cárie ou de dentes quebrados, que limpa e fecha as lesões. É um procedimento feito com anestesia local, para evitar mais incômodos para o paciente.
Pode ser indicado, ainda, o uso de creme dental específico para sensibilidade em excesso, a aplicação de flúor, o enxerto de gengiva, o aparelho ortodôntico para problemas na mordida, a drenagem para o abscesso dental, entre outros.
Como evitar as dores de dentes?
Tão importante quanto saber como tratar as dores de dente é saber como cuidar dos dentes no dia a dia. Isto é fundamental para reduzir as probabilidades de ter algum problema oral que possa levar ao surgimento das dores.
Partilhamos algumas medidas simples que ajudam a prevenir as dores dentárias:
- Escovar os dentes de manhã, à noite e sempre após as refeições;
- Usar fio dental em todos os dentes, bem como elixir oral;
- Optar por escovas de dentes macias e não empregar muita força ao escovar;
- Evitar consumir alimentos que sejam muito duros ou crocantes;
- Consumir alimentos como maçãs e vegetais (ótimos para os dentes);
- Diminuir o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcar;
- Não fumar e visitar o dentista regularmente.
Todas estas medidas são muito importantes para manter a sua saúde oral no dia a dia, “afastando-o” da dor de dentes. Cuide-se!