Lavar os dentes: como os deixar limpos e saudáveis?

Além dos inúmeros benefícios para a autoestima, uma boa higiene oral é essencial para a saúde do corpo como um todo. Por este motivo, lavar os dentes é um hábito que deve ser realizado diariamente.

Embora uma grande parte da população encare a lavagem dos dentes como parte da rotina diária, a verdade é que, na pratica, acabam por não o fazer da melhor forma.

Por este e outros motivos, redigimos o presente artigo para que saiba, de uma vez por todas, qual a forma mais correta de lavar os dentes. Confira!

Que escova de dentes escolher?

A primeira e mais importante etapa da higiene da oral é a lavagem dos dentes. Isto deve ser feito, pelo menos, três vezes por dia, sobretudo após as refeições e antes de ir para a cama.

Para lavar os dentes, é necessário escolher uma escova de dentes que se adapte aos seus gostos e necessidades. Regra geral, o recomendado é que se utilize uma escova de dentes com cerdas macias e com pontas arredondadas, pois quanto mais macia for a escova, menor é a probabilidade de causar ferimentos nas gengivas, por exemplo.

Além disso, as escovas de dentes com cerdas rijas podem fazer com que o esmalte dos dentes seja retirado. O formato arredondado na ponta das cerdas macias auxilia a lavagem dos dentes, mesmo nas regiões de mais difícil acesso.

O que é necessário para a lavagem dos dentes?

Existem alguns pontos importantes que deve considerar para que na hora de lavar os dentes não o faça incorretamente. Em seguida abordamos cada uma deles de forma pormenorizada.

1. Escolher a pasta de dentes

A pasta de dentes, também chamado de pasta dentária, auxilia a lavagem dos dentes. Hoje, existem inúmeras opções, cada uma com as suas características. Umas com branqueador, outras mais adequadas para a prevenção das cáries, etc.

Não é fácil para a própria pessoa perceber qual a pasta de dentes mais indicada, desta forma o que recomendamos é que questione o seu médico dentista.

Também é importante prestar atenção à presença de flúor na pasta dentífrica, pois o flúor garante a proteção dos dentes e também auxilia no combate às bactérias que se instalam na boca.

Escolhida a pasta de dentes, basta colocar uma quantidade equivalente ao tamanho de um grão de feijão na escova e dar início à escovação.

2. Escovar os dentes

Escovar os dentes é algo fácil que não exige um curso. No entanto, existem forma mais adequada de escovar os dentes. A generalidade dos dentistas aconselha a que a escovação se faça através de movimentos circulares, tanto por fora como por dentro, como por cima e por baixo.

É importante que a escovação dentária incida sobra todos os dentes, sob pena de não higienizar determinadas zonas, podendo aí surgir problemas, em virtude da acumulação de restos de alimentos.

3. Não se esquecer da língua!

Além de lavar os dentes, não se esqueça de higienizar a língua, dado que esta é uma parte muito suscetível a bactérias que é muitas vezes negligenciada. Estas estão na origem de alguns problemas de saúde oral, como por exemplo o mau hálito.

Algumas escovas de dentes incluem, na parte de trás, uma superfície própria para a limpeza da língua. Não obstante, poderá encontrar produtos específicos a serem vendidos separadamente.

4. Cuidar da sua escova de dentes

Não vai conseguir lavar os dentes da maneira correta se a sua escova de dentes estiver desgastada e mal conservada, é por isso importante cuidar desta. Além disso, uma escova de dentes mal armazenada e mal cuidada, pois, pode acumular sujidade e bactérias, algo que quererá certamente evitar.

Para evitar o evitar, sugerimos que após lavar os dentes, higiene a sua escova de dentes com água a ferver. Alternativamente pode colocar um pouco de elixir oral num copo e mergulhar a cabeça da escova de dentes.

O tempo de vida útil de uma escova de dentes é, regra geral, de 2 a 3 meses. Por isso motivo, sugerimos que findo esse período troque a sua velha escova de dentes por uma nova.

Devor utilizar fio dental?

Sim. O uso do fio dental é tão importante quanto lavar os dentes. Isto porque, existem certos resíduos que se acumulam em áreas onde a escova de dentes não consegue alcançar, nomeadamente entre os dentes.

Se tem dúvidas de como usar o fio dental, sugerimos que siga os estes passos:

  1. Coloque-o o fio dental entre os dentes, certificando-se que não magoa as gengivas;
  2. Passe o fio dental entre os dentes, movendo-o em formato de “C”;
  3. Puxe o fio dental para cima e para baixo, e também nas “paredes” dos dentes;
  4. Após passar o fio dental, lave a boca com bastante água, para que a sujidade seja completamente removida.

Quais os benefícios de lavar os dentes?

Lavar os dentes todos os dias (e mais do que uma vez por dia) evita inúmeros problemas, não só relacionados com a saúde oral, nomeadamente:

  • Gengivites;
  • Hipersensibilidade dentária;
  • Cáries;
  • Inflamação da parte interna do dente.

Esperamos que o presente artigo o tenha ajudado a compreender a importância da higiene oral. Cuide-se!

A redação do trabalhador.pt