Ventosaterapia: o que é e quais os seus benefícios?

ventosaterapia

O que é a ventosaterapia?

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural, que consiste na utilização de ventosas, com o fim de melhorar a circulação sanguínea. A ventosa funciona quando os tecidos são libertados pelo vácuo colocado sobre a pele do doente. Desta forma, dá-se a oxigenação do sangue e a nutrição dos tecidos.

Este fenómeno resulta no alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores dos pacientes, sendo também uma ferramenta muito comum para a redução da celulite.

Apesar de já existir há milhares de anos, esta técnica tem sido alvo de maior procura no Ocidente ao longo das últimas décadas, devido ao surgimento de provas que comprovam a sua eficácia.

Como se pode fazer ventosaterapia?

Antes de se começar o tratamento, é importante certificar que a área a ser tratada se encontra descoberta, de modo a aplicar o óleo ou creme hidratante sobre a mesma. Assim, as ventosas poderão deslizar mais facilmente na pele. De seguida, as ventosas devem ser colocadas na área a tratar.

Existem 3 formas populares para aplicar as ventosas no corpo:

  • Copo de silicone: ao pressionar o copo de silicone sobre a pele, este ficará preso à pele, que será depois sugada;
  • Copo de vidro: acenda uma vela e coloque a chama no interior do copo. De seguida, coloque o copo na pele do paciente. O vácuo irá formar-se quando o oxigénio dentro do copo for consumido pela vela;
  • Ventosa eletrónica: um aparelho que funciona automaticamente. Precisa apenas de colocá-lo sobre a pele e escolher a força do vácuo pretendida. Pouco a pouco, a pele é sugada e a ventosa fica presa à mesma.

É ainda possível utilizar ventosas associadas a outras técnicas como por exemplo, as agulhas de acupuntura ou plantas medicinais.

Quanto à duração do tratamento, o tempo de permanência das ventosas sobre a pele varia entre 5 e 15 minutos. No entanto, é necessário ter sempre em atenção o estado da pele ao longo do tratamento, pois quando a ventosa é colocada com demasiada pressão ou fica parada durante demasiado tempo, é possível que surjam bolhas de sangue no local em questão, o que significa que o tratamento deve ser parado de imediato.

Quais os benefícios da ventosaterapia?

Esta terapia pode ser usada para tratar diversos problemas, oferecendo os seguintes benefícios:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Eliminação de contraturas musculares;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações;
  • Relaxamento corporal e mental;
  • Eliminação da dor muscular e das articulações;
  • Complemento útil para o tratamento da celulite;
  • Eliminação do inchaço nos braços, pernas ou pés.

Se decidir avançar com este tratamento, certifique-se de que procura apenas terapeutas formados em medicina tradicional chinesa, como um acupunturista, por exemplo, que saiba como aplicar esta técnica.

Quais são as contraindicações da ventosaterapia?

Esta é uma técnica considerada segura, no entanto podem surgir inconvenientes, tal como em qualquer outro tratamento. Desta forma, as pessoas que apresentam problemas como os a seguir mencionados não devem recorrer à ventosaterapia:

  • Febre;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Distúrbios hemorrágicos;
  • Trombose;
  • Fraturas no local a tratar.

Além disso, também as grávidas devem evitar recorrer a este tratamento. Existem ainda situações onde certas pessoas podem recorrer a esta terapia, mas com os devidos cuidados. Por exemplo, pessoas com pressão alta devem falar com o terapeuta antes de iniciar o tratamento para explicarem a sua condição clínica.

Como diminuir a dor e marcas da ventosa?

Apesar do tratamento ser indolor enquanto as ventosas estão colocadas diretamente na pele, a verdade é que quando se usa uma quantidade significativa de vácuo, o local de tratamento pode ficar dolorido durante os dias seguintes, o que pode provocar não só desconforto, como dor. Além disso, o surgimento de marcas roxas na zona tratada é também possível, como resultado da aplicação das ventosas na pele.

No entanto, é possível evitar esta situação menos desejada. Para tal, diminua a pressão da ventosa e não permita que esta fique parada num único local. Além disso, é também importante aplicar óleo na pele, como forma de facilitar a movimentação da ventosa, não deixando assim marcas.  Outra estratégia a utilizar passa por tomar um banho morno e massajar o local tratado com creme hidratante, de modo a evitar dor, desconforto e marcas na pele.

A ventosaterapia é assim um tratamento natural e geralmente seguro. No entanto, não é indicado para todas as pessoas, portanto tenha essa informação em conta e verifique se o seu estado de saúde lhe permite embarcar neste tratamento cada vez mais comum, especialmente entre as mulheres que se querem ver livre de celulite. Esperamos que este artigo tenha ajudado.

Catarina Fonseca

Desde cedo uma curiosa nata, decidiu seguir Ciências da Comunicação para desenvolver a sua paixão pelo jornalismo e pela escrita. Agora formada, gosta de se aventurar pelo mundo, conhecer novas pessoas e culturas, e leva sempre um caderno e câmara fotográfica às costas para eternizar as suas experiências.