Comissário de bordo: requisitios, seleção, curso e salário

comissario de bordo

Antes de mais importa referir que enquanto as profissionais do sexo feminino são muitas vezes designadas por hospedeira de bordo ou assistente de bordo, nos homens o termo mais utilizado é comissário de bordo ou assistente de bordo. No entanto, o termo mais correto para designar ambos é tripulantes de cabine, seja homem ou mulher.

Queremos com isto dizer que um assistente de bordo, comissário de bordo, hospedeira de bordo ou tripulante de cabine referem-se à mesma profissão.

A profissão de comissário de bordo exige dedicação, paciência (muita), educação e simpatia. Para trabalhar em voos nacionais e internacionais é importante que o profissional esteja sempre pronto para receber os passageiros, conduzi-los aos seus assentos, ajudar com as malas e esclarecer dúvidas e informações.

Além disso, um comissário de bordo também precisa de conhecer as normas de segurança, ter a calma necessária para lidar com situações de stress e saber como ajudar caso algo aconteça. Regra geral, há ainda exigências em relação à altura, aparência, domínio de línguas estrangeiras, entre outros. Tudo depende da companhia aérea.

Se tem vontade de seguir esta profissão, confira as dicas que compartilhamos neste artigo e algumas das informações sobre os cursos preparatórios, os requisitos exigidos, a média salarial e os processos seletivos das principais companhias aéreas a operar em Portugal.

O que é preciso para ser comissário de bordo?

Para muitos, ser comissário de bordo é um trabalho de sonho, dado possibilitar viajar por diversos lugares do mundo. Mas gostar de viajar não basta! O trabalho é complexo e nem sempre fácil. É preciso estar sempre focado em garantir a qualidade do serviço prestado e o conforto dos passageiros, além de atender a outros requisitos importantes, como:

  • Formação: para ser comissário de bordo não é necessário ter um curso superior, bastando ter o ensino obrigatório concluído (12.º ano de escolaridade).
  • Línguas estrangeiras: é preciso ter fluência na língua inglesa, no entanto, se souber falar outros idiomas, isso será certamente um diferencial que ajudará a ser selecionado.
  • Altura: este requisito varia de companhia para companhia. Não obstante, regra geral, um comissário de bordo deve medir entre 1,70 m e 1,90 m, com peso proporcional à altura.
  • Idade: mais um requisito que pode variar em função da transportadora aérea em concreto, no entanto, a idade mínima costuma estar entre os 18 e os 21 anos de idade, não havendo propriamente uma máxima estipulada, pese embora sejam posições que, regra geral, são ocupadas por jovens adultos.
  • Aparência: não é proibido ter tatuagens ou piercings, desde que estejam em lugares do corpo que não sejam visíveis. O uso de óculos ou lentes de contato é permitido. O cabelo deve estar penteado, sem um corte extravagante.
  • Características pessoais: ser comunicativo, flexível, simpático e muito paciente são pontos importantes para quem deseja ser comissário de bordo.

Algumas características não chegam a ser uma exigência, mas são importantes e demonstram que o profissional está preparado para a função. Uma delas é ter hábitos saudáveis, já que irá enfrentar uma rotina de trabalho muitas vezes sem folgas e com mudanças de horários.

Outro dos “requisitos” prende-se com o vestuário. Nas entrevistas para comissário de bordo, o vestuário dever ser discreto e bem cuidado, especialmente no que concerne ao uso de acessórios. Os sapatos devem estar engraxados e as roupas devem ser mais formais. Estes detalhes podem chamar a atenção já no processo seletivo.

Como funciona o processo seletivo?

Cada companhia aérea pode ter um processo diferente, mas, regra geral, tudo começa com o envio de um currículo. Os candidatos que reúnem os requisitos base são convocados para as etapas seguintes, que são presenciais e eliminatórias.

Regra geral, o processo seletivo para comissário de bordo está dividido pelas seguintes etapas:

  1. Avaliação da imagem e aparência física;
  2. Teste de línguas estrangeiras;
  3. Dinâmica em grupo ou testes psicotécnicos individuais;
  4. Avaliação médica;
  5. Entrevista final.

Sendo o candidato aprovado em todas as etapas, será necessária a conclusão do curso de comissário de bordo, onde são lecionadas todas as questões práticas do exercício da profissão. Este curso é ministrado pela própria companhia aérea, umas vezes gratuitamente, outras com ajudas de custo. No entanto, na maioria das vezes, o curso é pago pelo próprio candidato.

A duração média do curso é de 5 a 6 meses e o seu custo ronda os 1.500€. Além disso, devem ser somados também os gastos com alimentação e acomodação. Referir que estes valores são meramente exemplificativos, variando em função da empresa em concreto.

Curso para comissário de bordo

Quem passa por esse curso tem simulações de situações de emergência, primeiros socorros, aulas de comunicação e formação presencial em aeronave. O plano curricular é focado na parte prática, com o objetivo de preparar os candidatos para trabalharem num avião, tanto na parte de gestão e organização, como para lidar com possíveis situações emergência.

No final, é atribuído um certificado para os alunos aprovados, comprovando a aptidão para começarem a atuar na área.

Referir ainda que muitas companhias aéreas dispõem de cursos preparatórios (teóricos e não práticos). Isto é, não são cursos onde é conferida a aptidão para a profissão, mas sim cursos que o ajudam a preparar-se para o processo seletivo.

Como se candidatar a comissãrio de bordo?

A maior companhia aérea em Portugal é a TAP Air Portugal, sendo entendida por muitos como a principal referência e, portanto, a empresa para a qual gostariam de trabalhar. Para além desta, há ainda HIFLY e a SATA. Em termos de companhias internacionais são várias as que operam em Portugal, no entanto só algumas têm base em território nacional (Ryanair e EasyJet, por exemplo).

Poderá encontrar no site de todas as companhias áreas uma secção dedicada ao recrutamento de novos colaboradores, onde deverão estar os processos seletivos abertos, bem como um formulário para envio de candidatura espontânea.

Regra geral, todas as companhias áreas previamente mencionadas são muito concorridas, especialmente a TAP Air Portugal, que chega a receber mais de 12 mil candidaturas por ano. Para se destacar, deixamos algumas dicas que poderão ser úteis:

  • Saiba como construir um bom currículo;
  • Nas fases presenciais, demonstre a sua personalidade, sempre com simpatia e cordialidade;
  • Pesquise sobre a empresa e treine possíveis respostas a possíveis perguntas que sejam colocadas na entrevista de emprego;
  • Tenha atenção à aparência, para que esteja vestido de forma adequada.
  • Se possível, converse com pessoas que trabalham ou trabalharam como comissários para saber mais sobre a profissão.

Quanto ganha um comissário de bordo?

Por fim, é importante também abordar a questão do salário dos comissários de bordo. De acordo com dados recentes, a média salarial mensal fica entre os 1.500€ e os 2.200€ e, em alguns, poderá ser pago o alojamento, transporte e alimentação.

Importa referir que o salário do comissário de bordo poderá ser diferente, entre outros, em função do seu vínculo contratual. Um comissário de bordo com contrato de trabalho poderá ter um ordenado e horário de trabalho definido. Já um com contrato de prestação de serviços poderá ter um salário variável em função do número de horas que trabalha.

Agora é consigo, boa sorte!

Mariana Bueno

Brasileira, jornalista e escritora. Desde criança tem os livros como os seus grandes companheiros e, mais tarde, transformou a escrita em profissão. É formada em Comunicação e pós-graduada em Media Digitais. Gosta de transmitir informações por meio dos seus textos e adora ouvir e contar boas histórias, de preferência as que descobre ao viajar por diferentes lugares.