Miso: o que é, benefícios e receitas

miso

Alimento cheio de propriedades benéficas à saúde, o miso é popular nos países asiáticos, principalmente no Japão. Por conter diversas substâncias nutritivas, é uma iguaria facilmente encontrada em restaurantes de cozinha oriental, sendo bastante apreciado pelos amantes da boa comida japonesa.

Se ainda não conhece, precisa de experimentar este ingrediente que, além de saboroso, é bastante saudável. Continue a leitura deste artigo e descubra tudo o que precisa de saber!

O que é o miso?

Miso (ou missô) é um ingrediente tradicional da culinária japonesa obtido a partir da fermentação de soja e sal com um fungo japonês chamado koji, algumas vezes adicionando-se arroz, cevada, sal marinho e outros ingredientes.

O resultado dessa combinação é uma pasta que em muito lembra a manteiga de amendoim, utilizada principalmente na confeção de sopa de miso ou missoshiru, dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes. Além da sopa de consistência rala, o miso pode ser utilizado na sua consistência inicial como um molho para vegetais. Embora seja habitualmente fabricado com soja, é possível encontrar miso à base de arroz, feijão e até mesmo ervilhas.

Facto é que todos esses componentes estão repletos de nutrientes imprescindíveis para o nosso organismo: o miso é uma fonte muito rica de vitamina B12, sendo, por isso, um bom ingrediente para a dieta de pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegana.

Ademais, é um produto farto em antioxidantes, o que combate diretamente os radicais livres e promove maior resistência ao sistema imunitário, além de ser rico em minerais indispensáveis, como ferro, cálcio e potássio. Todos estes benefícios são potencializados pelo processo de fermentação ao qual o miso é submetido, o que faz com que os seus nutrientes sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Principais benefícios do miso

Como referido, o miso é um alimento rico em vitaminas do complexo B, possui uma forte ação antioxidante além de ser rico em minerais como cálcio, ferro e potássio. Todavia, a lista de benefícios do miso não para por aí. Confira agora algumas das ações deste alimento no organismo, que podem contribuir para o pleno funcionamento do seu corpo:

  • Ajuda a diminuir o colesterol “mau” no sangue: o consumo do miso pode reduzir o risco de alterações do colesterol “mau” no sangue, problema responsável por inúmeras enfermidades, tais como AVC (acidente vascular cerebral) e enfarte;
  • Auxilia no controlo e combate da diabetes tipo 2: alguns estudos afirmam que há uma eficácia do consumo do miso no controlo e combate à diabetes tipo 2;
  • Reduz os níveis de pressão arterial: como é sabido, o desequilíbrio da pressão arterial é um dos problemas mais comuns na sociedade moderna, provocado, sobretudo, pela má alimentação e maus hábitos, como o sedentarismo. Neste sentido, o miso auxilia na redução considerável nos níveis de pressão arterial;
  • Colabora para a prevenção de problemas cardíacos: são consistentes as informações a respeito dos benefícios do miso para a saúde do coração, sendo este um importante componente na prevenção de problemas cardiovasculares;
  • Atua diretamente na saúde do cérebro: por ser uma fonte de vitaminas do complexo B, indispensáveis para o funcionamento do sistema nervoso, o miso atua sobre o cérebro, promovendo uma melhoria significativa na memória, reduzindo sintomas relacionados à ansiedade, stress, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo;
  • Reduz os sintomas da menopausa, devido ao seu teor de isoflavonas (compostos orgânicos naturais de origem vegetal pouco distribuídos na natureza, presentes principalmente na família Fabaceae, sendo abundantes na soja e nos seus derivados).
  • Melhora a qualidade da pele, devido ao seu teor de antioxidantes e de ácidos gordos essenciais.

Contraindicações do consumo de miso

Como pôde notar, são vários os benefícios associados ao consumo do miso, não obstante, pessoas portadoras de doenças relacionadas ao consumo de sal, como problemas renais, retenção de líquidos e pressão alta, devem evitar o alimento. Esta ressalva deve-se à sua forma de confeção, que faz com que a pasta miso tenha um elevado teor de sódio.

Além disso, o miso tem como componente um diluente sanguíneo, por isso, pessoas que fazem uso de alguma medicação com essa finalidade devem consultar um médico antes de incluir a iguaria na sua dieta. Por fim, as questões hormonais devem ser levadas em consideração, uma vez que o miso é feito à base de soja, ingrediente que atua diretamente no funcionamento da tiroide.

Receita de sopa de miso (missoshiru)

Prato popular na culinária japonesa, a missoshiru (sopa de miso) é rica em nutrientes, atuando como fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Tradicionalmente, é feita com miso, dashi (caldo de peixe), diversos legumes e especiarias que dão à preparação um sabor ainda mais agradável. Mas, se pensa que é difícil fazer a missoshiru, então temos uma boa notícia, pois esta receita é mais fácil de preparar do que parece. Tome note dos ingredientes!

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 pacote de dashi (tempero japonês);
  • 3 colheres de sopa de miso (basta comprar a massa já pronta);
  • ½ cebola picada;
  • 1 repolho pequeno fatiado;
  • 1 ramo de cebolinha picado;
  • 250 g de tofu cortado em cubos;
  • Azeite.

Modo de preparação:

  1. Comece por refogar a cebola e o repolho numa panela com um pouco de azeite.
  2. Em seguida, acrescente a água, espere que ferva, coloque o tofu picado e misture por cerca de 5 minutos.
  3. Num pote separado, misture o miso com o dashi usando uma colher. Depois, deite essa mistura dentro da panela e mexa por mais alguns minutos.
  4. Na hora de servir, coloque o caldo em potes e acrescente a cebolinha picada por cima.

Quer mais opções de como utilizar o miso? Então confira uma receita que utiliza abóbora na sua preparação, ingrediente que deixará a preparação ainda mais saborosa e nutritiva!

Receita de sopa de miso com abóbora

Ingredientes:

  • miso de cevada (uma colher de sobremesa por tigela);
  • 1 cebola;
  • 1/4 de abóbora hokkaido pequena;
  • 1 tira de 3 cm de alga wakamé;
  • 1 raiz de 3 cm de gengibre;
  • cebolinha picada a gosto.

Modo de preparação:

  1. Demolhar a alga por 10 minutos. Depois, corte-a em pedaços pequenos e reserve.
  2. Coloque numa panela a água necessária para a quantidade de sopa que pretende obter e adicione a abóbora e a cebola cortada em cubos pequenos. Deixe cozinhar até ferver e adicione a alga wakamé.
  3. Coloque o miso numa taça, retire um pouco da água a ferva. Em seguida dissolva o miso suavemente. Acrescente o miso já dissolvido à sopa. Quando começar a ferver, desligue, rale o gengibre e sirva com cebolinha fresca picada.

Mas, se não quer consumir miso na sopa, fique à vontade para o degustar em outras receitas (o miso fica ótimo misturado com tofu, amendoim e limão ou como molho para carnes e aperitivos). Desfrute de todos os benefícios deste alimento que tem muito para oferecer à sua saúde. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)