Noz moscada: benefícios, cuidados a ter e receitas

noz moscada

Não existe especiaria que seja mais “cheia de personalidade” que a noz moscada! Obtida a partir das sementes de uma árvore tropical nativa da Indonésia, a Myristica fragrans, a noz moscada pode ser usada tanto em sobremesas, como em legumes refogados, receitas salgadas à base de leite, entre outras que tão bem combinam com o seu marcante sabor.

É possível encontrar sementes inteiras de noz moscada, todavia, a sua versão moída, em pó, é mais popular, além de ser também a mais acessível. Nesta encontram-se diversos compostos capazes de ajudar a prevenir diversas doenças e a promover a saúde como um todo. Contudo, o seu consumo deve ser moderado, visto que doses altas desta especiaria podem causar reações adversas.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a noz moscada, como pode esta ser utilizada, os seus benefícios para a saúde e receitas que têm esta especiaria como ingrediente? Então continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

Quais os benefícios da noz moscada?

Como referido, a noz moscada é ótima para a saúde – desde que consumida com parcimónia. Caso contrário, os seus efeitos alucinógenos, provocados pelos compostos miristicina e safrol, podem desorientar até mesmo homens adultos; além disso, não deve ser consumida por mulheres grávidas, visto possuir algumas propriedades nocivas para o feto. O ideal é que o seu consumo não passe as 5 g por dia, por isso, fique atento às medidas e aproveite o que esta especiaria tem de melhor:

1. A noz moscada contém antioxidantes

As sementes a partir das quais a noz moscada é extraída são ricas em compostos vegetais que agem no corpo humano como antioxidantes, compostos que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres, entre eles, diversos tipos de cancro, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Entre os antioxidantes presentes na noz moscada, estão pigmentos vegetais como as cianidinas, óleos essenciais como fenilpropanóides, terpenos e compostos fenólicos, incluindo ácidos protocatecuico, ferúlico e cafeico.

2. Possui propriedades anti-inflamatórias

A noz moscada é rica em compostos anti-inflamatórios chamados monoterpenos, incluindo sabineno, terpineol e pineno, substâncias que auxiliam na redução da inflamação no corpo e beneficiam pessoas com condições inflamatórias.

3. Tem propriedades antibacterianas

Por meio de estudos científicos, ficou comprovado que a noz moscada possui efeitos antibacterianos contra bactérias potencialmente prejudiciais, entre elas, bactérias que causam cáries dentárias e doenças na gengiva, nomeadamente, Streptococcus mutans e Aggregatibacter actinomycetemcomitans. Além disso, a noz moscada ajuda no combate ao mau hálito, daí estar na composição de diversos produtos de higiene oral.

4. A noz moscada faz bem ao cérebro

Se padece de esgotamento mental, fadiga ou stress, saiba que a noz moscada é um poderoso estimulante cerebral, visto ser capaz de melhorar a capacidade de concentração. Ademais, possui um composto orgânico natural, que pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas, como a Alzheimer, por exemplo.

5. Ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo

Quem sofre de constipação intestinal, diarreia, flatulência e dores de estômago pode encontrar no óleo da noz moscada um ótimo aliado contra essas doenças do sistema digestivo. Além disso, o seu extrato também pode aumentar o apetite.

6. Pode ter benefícios no sono

Uma pitada de noz moscada num copo de leite antes de dormir é uma antiga receita caseira que realmente funciona. A noz moscada promove o relaxamento e o bem-estar, sensações que colaboram para uma boa noite de sono.

7. É versátil e muito saborosa

A noz moscada pode ser utilizada em diversas receitas, seja sozinha ou junto a outros especiarias, como cravo, canela e cardamomo. O seu sabor adocicado e quente combina perfeitamente com diversas sobremesas, além de harmonizar com bolos, pão, cremes, tortas e biscoitos. Além disso, vai bem em pratos salgados à base de carne de sabor suave, como costeletas de porco e caril de cordeiro, adicionando a estas receitas um sabor interessante e profundo.

Que precauções ter com a noz moscada?

Como referido no início deste artigo, a noz moscada, quando consumida em excesso, pode provocar efeitos alucinógenos e perda de coordenação muscular. A sua toxicidade pode causar diversos sintomas graves, como batimentos cardíacos acelerado, náuseas, vómitos, desorientação e agitação. Por isso, para evitar esses efeitos colaterais, evite consumir a especiaria em doses acima de 5 g por dia.

Receitas com noz moscada

Depois de conhecer todos os benefícios da noz moscada, que tal utilizá-la hoje mesmo como ingrediente culinário? Se é fã do sabor único desta deliciosa especiaria, certamente vai gostar das receitas que selecionamos para si. Escolha a sua favorita e saboreei todos os aromas e sabores que só a noz moscada pode proporcionar. Bom apetite!

Bolo de especiarias

Ingredientes:

  • 1 chávena de farinha de amêndoa;
  • 1/4 chávena de manteiga a temperatura ambiente;
  • 2 ovos;
  • 1/2 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 1 pitada de cravo em pó;
  • 1 pitada de gengibre em pó;
  • 1/2 chávena de adoçante;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 chávena de café coado, a temperatura ambiente;
  • 300 g de chocolate preto (70% de cacau), para cobrir;
  • Nozes para decorar.

Modo de preparação:

  1. Unte uma forma quadrada de 20 cm com manteiga e polvilhe farinha de amêndoa. Reserve;
  2. Bata a manteiga na batedeira por cerca de 5 minutos, até ficar cremosa e leve;
  3. Adicione a canela, a noz moscada, o cravo, o gengibre, o adoçante, o cacau e o sal e misture até se formar uma mistura homogénea;
  4. Adicione os ovos e bata até misturar bem;
  5. Com uma espátula, adicione a farinha de amêndoas, o fermento em pó e o café;
  6. Misture e despeje na forma já preparada;
  7. Coloque no forno a 180°C por cerca de 25 a 30 minutos;
  8. Assim que estiver frio, retire o bolo da forma e corte em 9 pedaços;
  9. Tempere o chocolate e banhe cada um dos pedaços de bolo, deixando a secar numa assadeira forrada com papel manteiga;
  10. Finalize e decore com nozes.

Receita de batata gratinada no forno

Ingredientes:

  • 2 batatas médias cortadas em rodelas finas;
  • 1 chávena e 1/2 de leite;
  • 2 dentes de alho inteiros e levemente amassados;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • sal a gosto;
  • noz moscada a gosto;
  • azeite;
  • 1/4 de chávena de parmesão ralado;
  • 1/2 chávena de mozarela.

Modo de preparação:

  1. Numa panela pequena, coloque o leite e os dentes de alho;
  2. Leve a panela a lume baixo e deixe ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogão e reserve. Assim que amornar retire os dentes de alho;
  3. Numa panela, coloque a manteiga e espere que derreta em lume baixo;
  4. Junte a farinha de trigo e misture bem até começar a borbulhar;
  5. Desligue o lume e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo frequentemente;
  6. Quando terminar de adicionar todo o leite, volte ao lume baixo mexendo sempre, de preferência use um fouet (batedor de varetas) para não agarrar. Cozinhe até que vire um creme;
  7. Tempere com sal e noz moscada, misture e reserve. Caso fique muito grosso, acrescente mais leite;
  8. Unte uma assadeira com um pouco de azeite e faça uma camada com metade das batatas, tempere com sal e pimenta e cubra com um pouco do molho. Faça uma segunda camada com o restante das batatas, tempere com um pouco de sal e cubra com o restante do molho;
  9. Coloque a mozarela por cima, polvilhe o queijo parmesão e cubra com papel alumínio;
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ˚C de 40 a 50 minutos. Retire o papel alumínio e volte a colocar no forno por mais alguns minutos até dourar. Poderá também pode usar a função grill do forno por uns 5 minutos.

Batido de pistáchio e noz moscada

Ingredientes:

  • 1/4 de chávena de chá de aveia;
  • 1/2 chávena de chá de pistáchio;
  • 1 chávena de chá de água;
  • Canela em pó a gosto;
  • Noz moscada ralada na hora;
  • Uma pitadinha de sal.

Modo de preparação:

  1. Coloque a aveia e o pistáchio num pote, cubra com água. Deixe de molho por cerca de 12 horas, pelo menos no frigorífico;
  2. Bata no liquidificador todos os ingredientes. Caso esteja muito grosso, adicione água aos poucos de forma a diluir;
  3. Por último, adicione canela em pó e noz moscada a gosto.

Torta de pêssego com noz moscada

Ingredientes:

  • 400 g de pêssegos;
  • 200 g de açúcar mascavado claro (170g + 30 g);
  • 100 g de manteiga amolecida;
  • 2 ovos (cerca de 100 g);
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 125 g de iogurte natural;
  • 120 g de farinha de trigo T55;
  • 8 g de fermento químico;
  • 100 g de amêndoas peladas e moídas;
  • 1 colher de chá de noz moscada moída.

Modo de preparação:

  1. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma com cerca de 22 cm de diâmetro.
  2. Faça um corte em forma de cruz sobre a pele da base dos pêssegos. Coloque uma panela com água a ferver.
  3. Prepare uma taça com água fria e cubos de gelo.
  4. Coloque os pêssegos dentro da água a ferver durante cerca de 2 a 3 minutos, ou até que a pele comece a se soltar.
  5. Retire os pêssegos da água e coloque-os dentro da taça com água gelada, depois, retire a pele.
  6. Bata a manteiga com os 170 g de açúcar até que esteja cremosa. Misture os ovos com o iogurte e a baunilha e adicione a manteiga aos poucos, enquanto bate.
  7. Numa taça, peneire a farinha com o fermento e misture com a amêndoa moída. Junte os ingredientes secos à massa e misture apenas até que esteja homogênea. 8. Coloque a massa dentro da forma e cubra com as lâminas de pêssego. Polvilhe o pêssego com a noz moscada e os 30 g de açúcar.
  8. Leve ao forno por 10 minutos, baixe a temperatura para 165ºC e cozinhe durante mais 45-50 minutos.

Tabela nutricional – noz moscada

Factos nutricionaisValor por porção (10 g)%VD(*)
Valor energético53 Kcal2.6 %
Hidratos de carbono4.9 g1.8 %
Proteínas0.6 g0.8 %
Gordura saturada2.6 g11.8 %
Fibra alimentar2.1 g0.7 %
Sódio<0.1 g<0.1 %
%VD(*) Valores diários com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus valores diários poderão ser maiores ou menores em função das suas necessidades.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)