Quer variar o seu cardápio? Então que tal incluir sementes e oleaginosas na sua rotina alimentar? Para além de ótimas, combinam com pratos de massa, saladas, omeletes, entre outras receitas do dia a dia. Além disso, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, que deixam a sua dieta mais saborosa e nutritiva.
E por falar em sementes, já conhece as sementes de girassol? Se nunca ouviu falar, ou já conhece, mas quer entender mais sobre este poderoso alimento, continue a ler este artigo que preparamos especialmente para si. Neste artigo vamos explicar para que serve a semente de girassol, quais os seus principais benefícios – que são muitos – e como a incluir na sua alimentação. Boa leitura!
Para que serve a semente de girassol?
As sementes de girassol são extraídas da flor de girassol – uma planta oriunda da América do Sul. É extremamente nutritiva, e pode ser incluída em diversas receitas, como molhos, patés, risotos, bolos, bolachas, saladas e aperitivos. Assim como a semente de linhaça e a semente chia, a semente de girassol é uma fonte de ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais e outros nutrientes imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.
Quais os benefícios da semente de girassol?
A semente de girassol é um “remédio” santo, pois faz bem ao coração, ao intestino, à pele e ajuda, inclusive, no controlo da glicemia, visto possuir gorduras insaturadas saudáveis, proteínas, fibras, vitamina E, selénio, cobre, zinco, folato, ferro e fitoquímicos. De forma a usufruir de todos os seus benefícios, basta que consuma 30 g por dia – equivalente a um punhado de sementes – da semente de girassol, excelente suplemento à sua dieta.
Conheça agora os principais benefícios das sementes de girassol:
1. Protege a saúde cardiovascular
As sementes de girassol são ricas em gorduras boas, as mono e as polinsaturadas, que ajudam a proteger a saúde cardiovascular. Isto é possível porque são capazes de regular os níveis de colesterol total, aumentando o “colesterol bom” (colesterol HDL) e diminuindo o “colesterol mau” (colesterol LDL), e diminuir os níveis de triglicerídeos.
Ademais, o alto nível de micronutrientes, vitaminas antioxidantes, ácido fólico e fibras encontrados nas sementes de girassol, potencializam este efeito protetor cardiovascular por protegerem as células, diminuírem a pressão arterial e regularem o açúcar sanguíneo.
2. Ajuda a combater a prisão de ventre
A semente de girassol é rica em fibras, nutriente que ajuda no combate da prisão de ventre, diminuindo o tempo do trânsito intestinal e aumentando o volume fecal.
3. Ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos
Rica em magnésio, fósforo, selénio, cálcio e proteínas, a semente de girassol ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, por isso é altamente recomendada para aqueles que praticam atividades físicas de alto desempenho. Além disso, ajudam no fornecimento de energia para o corpo.
4. Ajuda no processo de emagrecimento
A semente de girassol garante saciedade, pois tem alto teor de fibras e proteínas, o que ajuda no processo de perda de peso. Além disso, colabora também para o controlo dos níveis de glicose no sangue, sendo indicada, por este motivo, para a alimentação de pessoas diabéticas.
5. Contribui para a desintoxicação do organismo
A semente de girassol contribui para o bom funcionamento do fígado, mantendo o organismo devidamente desintoxicado. Isso só é possível porque estes grãos são excelentes fontes de substâncias antioxidantes – como a vitamina E, por exemplo. Este efeito é potencializado quando outros ingredientes naturais com forte ação detox são incluídos na dieta, como a alface, o pepino e a couve.
6. Faz bem à pele, ao cabelo e às unhas
A semente de girassol ajuda a tornar-se saudável por dentro e por fora. Sabe porquê? Porque possui um alto teor de vitamina E, substância antioxidante que combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças pulmonares, cardiovasculares e outras associadas ao processo de degeneração das células.
7. Combate as enxaquecas, stress e ansiedade
Por ser uma fonte rica de triptofano (aminoácido precursor da serotonina, uma das hormonas da felicidade) e magnésio, a semente de girassol auxilia no tratamento de problemas como a insónia, a ansiedade e o stress. Além disso, deixa a mente mais tranquila e minimiza os efeitos da enxaqueca.
8. Ajuda a amenizar dores
Por ter uma ação anti-inflamatória, a semente de girassol ajuda a amenizar dores, visto que é rica em vitamina E e outras substâncias antioxidantes – capazes de diminuir o inchaço, tratar inflamações e melhorar as dores musculares.
Valor nutricional das sementes de girassol
Conheça agora a composição nutricional de 100 g de sementes de girassol:
Factos nutricionais | Valor |
---|---|
Energia | 475 calorias |
Proteínas | 16,96 g |
Gorduras | 25,88 g |
Hidratos de carbono | 51,31 g |
Fibras | 7,84 g |
Vitamina E | 33,2 mg |
Folato | 227 mcg |
Selénio | 53 mcg |
Cobre | 1,8 mg |
Zinco | 5 mg |
Ferro | 5,2 mg |
Receitas com sementes de girassol
Agora que já conhece muitos dos benefícios da semente de girassol, que tal aprender a fazer receitas com este grão super poderoso? Escolha a sua receita favorita – ou favoritas – e inclua-as hoje mesmo na sua dieta.
Biscoito com sementes de girassol
Ingredientes:
- 1 chávena de mel;
- 3 colheres de sopa de margarina;
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- 1 colher de chá de baunilha;
- 2/3 de farinha de trigo;
- 2/3 de farinha de trigo integral;
- 1 chávena de aveia tradicional;
- Meia colher de chá de fermento;
- 1/4 de colher de chá de sal;
- Meia chávena de sementes de girassol sem sal;
- Meia chávena de cerejas secas picadas;
- 1 ovo;
- Meia colher de chá de extrato de amêndoa;
Modo de preparação:
- Aqueça o forno a 180ºC;
- Bata o mel, a margarina, a manteiga, a baunilha, o extrato de amêndoa e o ovo numa tigela grande;
- Junte a farinha, a aveia, o fermento e o sal, mexendo bem;
- Adicione as sementes de girassol, as cerejas e, novamente, mexa bem;
- Utilizando uma colher, coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal, com espaços de cerca de 6 centímetros entre um biscoito e outro;
- Leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até ficarem dourados.
Granola com sementes de girassol
Ingredientes:
- 300 g de aveia;
- 1/2 chávena de sementes de girassol;
- 1/2 chávena amêndoas cruas inteiras (ou avelãs);
- 1/2 chávena de sementes de abóbora;
- 1/4 de copo de sementes de gergelim;
- 1/4 de copo de coco em lascas (opcional);
- 1/4 colher de chá de canela em pó;
- 1/4 colher de chá de sal;
- 1/4 chávena de água;
- 1/4 chávena de óleo de girassol;
- 1/2 chávena de mel;
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
- 1 chávena de frutas secas (cerejas, damascos, tâmaras, figos, passas ou ameixas).
Modo de preparação:
- Pré-aqueça o forno a 135ºC;
- Forre uma assadeira com papel manteiga;
- Numa tigela grande misture a aveia, as amêndoas, as sementes, a canela e o sal;
- Numa panela pequena, misture a água, o óleo, o mel e o açúcar mascavo, mexendo sempre até ferver;
- Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e misture bem;
- Espalhe a preparação na assadeira e leve ao forno por cerca de 60 minutos ou até dourar, mexendo ocasionalmente para que dourem uniformemente. Quanto mais dourada a granola mais crocante ficará;
- Depois de pronto, armazene num recipiente na frigorífico.
Semente de girassol temperada
Ingredientes:
- ⅓ de chávena (chá) de sementes de girassol (cerca de 50 g);
- 1 colher (chá) de água;
- ½ colher (chá) de caril;
- 1 pitada de sal;
- ½ colher (chá) de azeite.
Modo de preparação:
- Numa tigela, misture as sementes de girassol com a água, o curry e o sal – a água fixa melhor os temperos nas sementes.
- Leve uma frigideira ao lume (médio);
- Regue com o azeite e adicione as sementes;
- Mexa por cerca de 4 minutos até ficarem tostadas;
- Deixe arrefecer totalmente antes de armazenar num pote com fecho hermético.