Semente de girassol: conheça os seus principais benefícios

Quer variar o seu cardápio? Então que tal incluir sementes e oleaginosas na sua rotina alimentar? Para além de ótimas, combinam com pratos de massa, saladas, omeletes, entre outras receitas do dia a dia. Além disso, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, que deixam a sua dieta mais saborosa e nutritiva.

E por falar em sementes, já conhece as sementes de girassol? Se nunca ouviu falar, ou já conhece, mas quer entender mais sobre este poderoso alimento, continue a ler este artigo que preparamos especialmente para si. Neste artigo vamos explicar para que serve a semente de girassol, quais os seus principais benefícios – que são muitos – e como a incluir na sua alimentação. Boa leitura!

Para que serve a semente de girassol?

As sementes de girassol são extraídas da flor de girassol – uma planta oriunda da América do Sul. É extremamente nutritiva, e pode ser incluída em diversas receitas, como molhos, patés, risotos, bolos, bolachas, saladas e aperitivos. Assim como a semente de linhaça e a semente chia, a semente de girassol é uma fonte de ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais e outros nutrientes imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.

Quais os benefícios da semente de girassol?

A semente de girassol é um “remédio” santo, pois faz bem ao coração, ao intestino, à pele e ajuda, inclusive, no controlo da glicemia, visto possuir gorduras insaturadas saudáveis, proteínas, fibras, vitamina E, selénio, cobre, zinco, folato, ferro e fitoquímicos. De forma a usufruir de todos os seus benefícios, basta que consuma 30 g por dia – equivalente a um punhado de sementes – da semente de girassol, excelente suplemento à sua dieta.

Conheça agora os principais benefícios das sementes de girassol:

1. Protege a saúde cardiovascular

As sementes de girassol são ricas em gorduras boas, as mono e as polinsaturadas, que ajudam a proteger a saúde cardiovascular. Isto é possível porque são capazes de regular os níveis de colesterol total, aumentando o “colesterol bom” (colesterol HDL) e diminuindo o “colesterol mau” (colesterol LDL), e diminuir os níveis de triglicerídeos.

Ademais, o alto nível de micronutrientes, vitaminas antioxidantes, ácido fólico e fibras encontrados nas sementes de girassol, potencializam este efeito protetor cardiovascular por protegerem as células, diminuírem a pressão arterial e regularem o açúcar sanguíneo.

2. Ajuda a combater a prisão de ventre

A semente de girassol é rica em fibras, nutriente que ajuda no combate da prisão de ventre, diminuindo o tempo do trânsito intestinal e aumentando o volume fecal.

3. Ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos

Rica em magnésio, fósforo, selénio, cálcio e proteínas, a semente de girassol ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, por isso é altamente recomendada para aqueles que praticam atividades físicas de alto desempenho. Além disso, ajudam no fornecimento de energia para o corpo.

4. Ajuda no processo de emagrecimento

A semente de girassol garante saciedade, pois tem alto teor de fibras e proteínas, o que ajuda no processo de perda de peso. Além disso, colabora também para o controlo dos níveis de glicose no sangue, sendo indicada, por este motivo, para a alimentação de pessoas diabéticas.

5. Contribui para a desintoxicação do organismo

A semente de girassol contribui para o bom funcionamento do fígado, mantendo o organismo devidamente desintoxicado. Isso só é possível porque estes grãos são excelentes fontes de substâncias antioxidantes – como a vitamina E, por exemplo. Este efeito é potencializado quando outros ingredientes naturais com forte ação detox são incluídos na dieta, como a alface, o pepino e a couve.

6. Faz bem à pele, ao cabelo e às unhas

A semente de girassol ajuda a tornar-se saudável por dentro e por fora. Sabe porquê? Porque possui um alto teor de vitamina E, substância antioxidante que combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças pulmonares, cardiovasculares e outras associadas ao processo de degeneração das células.

7. Combate as enxaquecas, stress e ansiedade

Por ser uma fonte rica de triptofano (aminoácido precursor da serotonina, uma das hormonas da felicidade) e magnésio, a semente de girassol auxilia no tratamento de problemas como a insónia, a ansiedade e o stress. Além disso, deixa a mente mais tranquila e minimiza os efeitos da enxaqueca.

8. Ajuda a amenizar dores

Por ter uma ação anti-inflamatória, a semente de girassol ajuda a amenizar dores, visto que é rica em vitamina E e outras substâncias antioxidantes – capazes de diminuir o inchaço, tratar inflamações e melhorar as dores musculares.

Valor nutricional das sementes de girassol

Conheça agora a composição nutricional de 100 g de sementes de girassol:

Factos nutricionaisValor
Energia475 calorias
Proteínas16,96 g
Gorduras25,88 g
Hidratos de carbono51,31 g
Fibras7,84 g
Vitamina E33,2 mg
Folato227 mcg
Selénio53 mcg
Cobre1,8 mg
Zinco5 mg
Ferro5,2 mg

Receitas com sementes de girassol

Agora que já conhece muitos dos benefícios da semente de girassol, que tal aprender a fazer receitas com este grão super poderoso? Escolha a sua receita favorita – ou favoritas – e inclua-as hoje mesmo na sua dieta.

Biscoito com sementes de girassol

Ingredientes:

  • 1 chávena de mel;
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de chá de baunilha;
  • 2/3 de farinha de trigo;
  • 2/3 de farinha de trigo integral;
  • 1 chávena de aveia tradicional;
  • Meia colher de chá de fermento;
  • 1/4 de colher de chá de sal;
  • Meia chávena de sementes de girassol sem sal;
  • Meia chávena de cerejas secas picadas;
  • 1 ovo;
  • Meia colher de chá de extrato de amêndoa;

Modo de preparação:

  1. Aqueça o forno a 180ºC;
  2. Bata o mel, a margarina, a manteiga, a baunilha, o extrato de amêndoa e o ovo numa tigela grande;
  3. Junte a farinha, a aveia, o fermento e o sal, mexendo bem;
  4. Adicione as sementes de girassol, as cerejas e, novamente, mexa bem;
  5. Utilizando uma colher, coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal, com espaços de cerca de 6 centímetros entre um biscoito e outro;
  6. Leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até ficarem dourados.

Granola com sementes de girassol

Ingredientes:

  • 300 g de aveia;
  • 1/2 chávena de sementes de girassol;
  • 1/2 chávena amêndoas cruas inteiras (ou avelãs);
  • 1/2 chávena de sementes de abóbora;
  • 1/4 de copo de sementes de gergelim;
  • 1/4 de copo de coco em lascas (opcional);
  • 1/4 colher de chá de canela em pó;
  • 1/4 colher de chá de sal;
  • 1/4 chávena de água;
  • 1/4 chávena de óleo de girassol;
  • 1/2 chávena de mel;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 chávena de frutas secas (cerejas, damascos, tâmaras, figos, passas ou ameixas).

Modo de preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 135ºC;
  2. Forre uma assadeira com papel manteiga;
  3. Numa tigela grande misture a aveia, as amêndoas, as sementes, a canela e o sal;
  4. Numa panela pequena, misture a água, o óleo, o mel e o açúcar mascavo, mexendo sempre até ferver;
  5. Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e misture bem;
  6. Espalhe a preparação na assadeira e leve ao forno por cerca de 60 minutos ou até dourar, mexendo ocasionalmente para que dourem uniformemente. Quanto mais dourada a granola mais crocante ficará;
  7. Depois de pronto, armazene num recipiente na frigorífico.

Semente de girassol temperada

Ingredientes:

  • ⅓ de chávena (chá) de sementes de girassol (cerca de 50 g);
  • 1 colher (chá) de água;
  • ½ colher (chá) de caril;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ colher (chá) de azeite.

Modo de preparação:

  1. Numa tigela, misture as sementes de girassol com a água, o curry e o sal – a água fixa melhor os temperos nas sementes.
  2. Leve uma frigideira ao lume (médio);
  3. Regue com o azeite e adicione as sementes;
  4. Mexa por cerca de 4 minutos até ficarem tostadas;
  5. Deixe arrefecer totalmente antes de armazenar num pote com fecho hermético.

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)