Teste de gravidez negativo: conheça os principais motivos

teste de gravidez negativo

Basta a menstruação atrasar para que algumas mulheres, principalmente aquelas que têm o ciclo bem regulado, desconfiem de uma possível gravidez. Além desse sinal – que é considerado o mais importante -, também sente-se enjoada, percebe que os seus seios estão maiores e doridos – além de uma certa indisposição.

Então decide comprar um teste de gravidez na farmácia, e depois de realizar o passo a passo, o resultado diz que não está grávida. Pode estar a perguntar-se se pode confiar no resultado do teste de gravidez negativo, não é mesmo? Afinal de contas, todos os sintomas apontam para o início de uma gestação, embora o exame diga exatamente o contrário. Que dúvida!

Às vezes, é possível obter um falso negativo no seu teste de gravidez, e isso significa que está grávida. Por outro lado, também é perfeitamente possível – e até mesmo comum – que a sua menstruação esteja atrasada e não esteja grávida. Se quer entender melhor o que significa um resultado negativo, continue a leitura deste artigo.

Quais os motivos um teste de gravidez negativo?

Um teste de gravidez negativo acontece por duas razões: ou não está grávida ou está grávida – contudo, imagine que fez o teste demasiado cedo para fosse possível detetar a hormona de gravidez, nomeadamente, a hCG, no seu corpo.

É importante referir que os testes de gravidez conseguem detetar a hormona hCG (gonadotrofina coriónica humana), produzida pelo organismo exclusivamente quando a mulher engravida, e que aumenta ao longo dos dois primeiros meses de gravidez. Todavia, se fizer o teste muito antes da data prevista da menstruação, provavelmente terá um teste de gravidez negativo, visto que este não conseguirá coletar hCG suficiente para ser positivo.

Além disso, existem outras situações que podem fazer com que obtenha um teste de gravidez negativo, nomeadamente:

  • O teste não seja sensível o suficiente para testes antecipados (precoces);
  • Não utilizar a primeira urina do dia, quando os níveis da hormona HCG estão maiores. Importante referir que, ao longo do dia, a concentração de hCG pode ser insuficiente, o que poderá resultar num teste de gravidez negativo.
  • Beber muitos líquidos antes do teste, o que levará à diluição da hormona na urina.

E se obteve um resultado negativo e a sua menstruação está atrasada? Nesta situação, pode ser que não esteja grávida e o atraso seja ocasionado por outros motivos, como por exemplo:

  • Amamentação;
  • Doença;
  • Stress;
  • Menstruações irregulares (por exemplo, devido à Síndrome do Ovário Policístico, frequentemente chamada de SOP);
  • Viagens;
  • Privação do sono;
  • Uso de medicamentos para fertilidade;
  • Não menstruar há meses;
  • Menopausa ou perimenopausa – período que pode durar alguns anos (não tem duração definida) e que antecede a menopausa.

Nestes casos, é fundamental que consulte o seu médico ginecologista, pois apenas este profissional será capaz de orientá-la a respeito do seu período fértil, calendário menstrual e menstruação atrasada, por exemplo.

É possível estar grávida e o teste de gravidez ser negativo?

Sim, isto é possível. Um teste de gravidez negativo não significa, necessariamente, que não está grávida. Em alguns casos, este resultado pode ser ocasionado por baixos níveis de HCG na urina, como mencionado anteriormente.

Até mesmo os testes mais sensíveis, chamados de “deteção precoce”, não serão capazes de detetar uma gravidez tão cedo, visto que só conseguem identificar a hormona até seis dias antes do atraso menstrual (isto é, cinco dias antes do início esperado da menstruação).

Ademais, prefira sempre a primeira urina da manhã, quando os níveis de hCG estão mais concentrados, e evite beber muita água antes de fazer um teste de gravidez de farmácia, visto que isso pode diluir os níveis de hCG e impedir que seja detetado pelo exame.

Há também a probabilidade, embora esta seja uma situação extremamente rara, de ter uma gravidez ectópica (implantação de um óvulo fertilizado num local anormal) que não apresente um resultado positivo. Menos de 3% deste tipo de gravidez mostra um resultado negativo.

Atenção: um teste de gravidez negativo pode ocorrer também se este estiver vencido, ou seja, fora do prazo de validade indicado pelo fabricante na embalagem, ou se o teste não tiver sido armazenado adequadamente (temperatura entre 2°C a 30°C). Antes de comprar verifique estas condições, pois podem afetar o resultado.

Atraso no período e teste de gravidez negativo

Nem sempre um atraso menstrual significa que está grávida, pois existem outros motivos que podem estar associados a este atraso. Além disso, a duração do ciclo menstrual pode variar entre os ciclos em sete dias ou mais. Conheça outras situações que geram atraso menstrual:

Além disso, depois de ter um bebé é comum que os ciclos fiquem irregulares, o que poderá acontecer também caso esteja a amamentar (o que não significa que não pode engravidar, por isso, não se esqueça de usar contracetivos também durante este período). Outra razão que justifica o atraso é o uso de alguns contracetivos, que podem afetar a regularidade do seu ciclo menstrual quando os deixar de tomar.

No entanto, se não menstrua há meses e não está grávida, poderá ser um sinal de:

  • chegada da menopausa;
  • desequilíbrio dos níveis hormonais;
  • efeitos colaterais do uso de medicação;
  • exercício físico em excesso;
  • estar muito abaixo do peso recomendado para seu biotipo.

Nestes casos, consulte um médico, pois somente este profissional poderá identificar a causa do atraso menstrual e indicar a terapia mais adequada para um eventual problema de saúde.

Importante: leia atentamente as instruções fornecidas com o teste de gravidez de farmácia, pois só assim poderá confiar no resultado indicado. Aproveite e conheça o nosso artigo sobre teste de gravidez positivo e aprenda a interpretar os possíveis resultados mostrados por diferentes tipos de teste disponíveis no mercado. Em caso de gravidez ou eventual problema de saúde, procure imediatamente o seu médico e jamais recorra à automedicação. Cuide-se!

Luana Castro Alves

Licenciada em Letras e Pedagogia, redatora e revisora, entusiasta do universo da literatura, sempre à procura das palavras. "Não se pode escrever nada com indiferença." (Simone de Beauvoir)